Ensino Técnico é sinônimo de empregabilidade no Brasil. Entenda!
13 MAR 2018
eliseus

Conquistar o primeiro emprego é um passo importante rumo à independência financeira, mas a disputa por uma vaga no mercado de trabalho está bastante concorrida.

Mas como se destacar em meio a tantas pessoas com o mesmo objetivo? Invista em qualificação. E embora cursar uma graduação continue sendo importante, é possível começar esse processo ainda durante o Ensino Médio. Quer conhecer melhor o Ensino Técnico no Brasil? Leia nosso post de hoje!

 

O que é um curso técnico?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é um curso técnico. Trata-se de uma categoria criada para que o estudante tenha a oportunidade de aprender uma profissão antes mesmo de entrar na faculdade.

O curso técnico tem como característica a curta duração, com programas criados para atender a necessidades específicas do mercado, como técnico em eletrotécnica ou técnico em mecânica, por exemplo.

Por conta disso, os conteúdos são abordados de maneira a proporcionar uma formação essencialmente prática, ou seja, você sai pronto para encarar um emprego e se destacar em suas atividades.

Os cursos técnicos são abertos a todos os alunos que já concluíram o Ensino Fundamental. Podem ser feitos integrados às matérias básicas do Ensino Médio – quando uma mesma instituição oferece o Médio com Técnico, ou então o aluno também pode cursar o Ensino Regular e o Técnico ao mesmo tempo, mas em escolas diferentes.

Há ainda a opção de se matricular nessa modalidade depois de concluir o terceiro ano do Ensino Médio, o que chamamos de Pós-Médio.

Por que as empresas e instituições precisam de técnicos?

Para as empresas e instituições, contratar profissionais de nível técnico é uma prática extremamente vantajosa, pois é contar no corpo de funcionários com pessoas preparadas para atender questões muito específicas dentro da rotina de trabalho.

Disponível no site do IBGE, a edição 2014 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostra que, naquele ano, 9 milhões de estudantes frequentavam o Ensino Médio no Brasil. Destes, 812 mil estavam matriculados no Ensino Técnico.

A mesma pesquisa revela que 48,2% dos participantes afirmaram que o conteúdo aprendido no curso foi decisivo para conseguir um trabalho na área de formação; 28% reconheceram a importância  do certificado como um diferencial.

Finalmente, 15,5% dos entrevistados foram aconselhados a se matricular no Ensino Técnico para aumentar suas chances de conseguir um emprego.

Como conseguir uma vaga no Ensino Técnico?

Cursos técnicos oferecem oportunidades em diversas áreas – são 12 grandes temas – com bons salários. Nesse contexto, as vagas abertas passam a ser extremamente disputadas.

A matrícula em cursos preparatórios pode ampliar suas chances de estar entre os aprovados. A rede Elite prepara os alunos para ingressarem nas escolas técnicas mais disputadas do Rio de Janeiro, como CEFET, Fiocruz e Pedro II, com turmas de 9º ano completamente focadas nos concursos.

Está de olho em uma vaga no Ensino Técnico no Brasil? Acesse nosso site e conheça o portfólio de cursos preparatórios oferecido pelo Elite Rede de Ensino.

Você não precisa esperar para se tornar o profissional que as empresas desejam!

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES