Escola Naval
Especial Concurso: saiba tudo sobre a Escola Naval
02 MAR 2018
eliseus

Para alcançar a vitória de amanhã, o nosso preparo tem que começar hoje. Pensando nisso, apresentaremos, por meio do Especial Concurso, como funcionam os concursos militares e civis mais tradicionais e concorridos do país.

Lembramos, antes de iniciar a empreitada que te ajudará a sanar várias dúvidas, que: conhecer muito bem as etapas e o concurso em que você almeja aprovação te deixará ainda mais seguro para realizar a prova. Portanto, muita atenção!

A nossa série começará pela Escola Naval. Prontos? Vamos lá!

A Escola Naval é a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil. Parte da Marinha brasileira, tem o objetivo de formar oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

>> Conheça a história da Escola Naval aqui.

Para fazer a prova do concurso, você precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, não pode ser casado (a) ou ter constituído união estável e não pode ter filhos – assim deve permanecer durante todo o curso.

A idade mínima permitida para ingressar na Escola Naval é de 18 anos completos e a máxima é menos de 23 anos no dia 1º de janeiro do ano do curso. É necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão do mesmo. O concurso permite o ingresso de homens e mulheres, e só poderá realizá-lo quem estiver em dia com as obrigações civis e militares.

Etapas do concurso:

A primeira etapa do concurso é constituída por uma prova objetiva com 40 questões, que se divide em duas fases: Matemática e Física na 1ª fase, que é eliminatória e classificatória; e Português, Inglês e Redação na 2ª fase, também eliminatória e classificatória.

Após a conclusão das provas, os candidatos são submetidos aos eventos complementares que são eliminatórios, constituídos de:

  1. a) Inspeção de Saúde (IS);
  2. b) Teste de Aptidão Física (TAF);
  3. c) Verificação de Dados Biográficos (VDB) (Fases preliminar e final);
  4. d) Verificação de Documentos (VD);
  5. e) Avaliação Psicológica (AP); e
  6. f) Período de Adaptação e Curso de Formação (eliminatório e classificatório).

 

Curtiu? Vem mais Especial Concurso por aí. Fique ligado!

Estamos com você em todos os momentos, do início ao fim. Foco e garra, galera!

 

LEIA TAMBÉM:

ELITE CAMPEÃO: tivemos mais de 2000 aprovações em 2017!

ITA, AFA e Colégio Naval: conheça o desempenho incrível do aluno João Pedro ao longo de 2017

15 anos de histórias, aprovações e sonhos realizados na EsPCEx

 

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES