AFA concurso: como obter bons resultados?
12 ABR 2018
eliseus

A cada ano, milhares de jovens de todo o país buscam uma aprovação no concurso da AFA – Academia da Força Aérea, com o objetivo de ingressar na área militar como aviadores, intendentes e na infantaria. É um concurso concorrido, que exige muita preparação e disciplina. Reunimos aqui algumas dicas, que terão um impacto positivo nos seus resultados na AFA, confira:

Leia o edital

O primeiro passo para prestar qualquer concurso é ler o edital. É nesse documento que estão todas as regras e o cronograma da seleção. Dessa forma, você saberá, por uma fonte confiável, se está apto a participar e não vai perder nenhuma data.

O edital fica disponível no site da Aeronáutica e informa as datas de inscrição, de prova escrita, de inspeção de saúde e dos testes de aptidão. Nos anexos está listada a bibliografia selecionada para o concurso, ou seja, toda a matéria que será cobrada na prova.

Curso preparatório AFA

Para conquistar bons resultados na AFA, o melhor caminho é estudar com especialistas no assunto. A Academia da Força Aérea tem uma prova diferenciada de outras instituições, de forma que é importante ter material específico e professores experientes.

O Ensino Médio Militar da Rede de Ensino Elite começa a preparar os estudantes na 1º série do Ensino Médio. Na primeira e segunda séries militares, são revisados os conteúdos dos concursos mais concorridos do Brasil, tais como ITA, AFA, IME, EsPCEX, EFOMM e Escola Naval.

Já no terceiro ano, o aluno escolhe o segmento em que quer focar. Disciplinas como matemática, física e química têm uma abordagem aprofundada, de acordo com as exigências das avaliações específicas de ciências exatas.

No concurso da AFA de 2018, um aluno do Elite ficou em 1º lugar do Rio de Janeiro, sendo o 2º lugar de todo o Brasil. Outro estudante do curso Elite conquistou o 2º lugar do estado na carreira de aviação da AFA.

Tenha uma rotina de estudos

Seu resultado na AFA depende também do estilo de vida que você leva enquanto estuda para a prova. Crie uma rotina de estudos e, então, organize suas outras atividades a partir dela, como esportes e lazer. O estudo deve ser a prioridade: tenha horários definidos para cada matéria, para resolver exercícios e para fazer simulados.

A prova de redação do concurso da AFA pode ser sua chance de se diferenciar dos outros candidatos. Será necessário escrever um texto dissertativo sobre um tema atual. Por isso, fique atento aos jornais, leia notícias na internet e pesquise os temas cobrados em edições anteriores. Treine bastante a redação durante o ano, pois com a prática, você conseguirá escrever melhor e mais rápido.

Tanto no caso da redação quanto para exercícios e simulados, sempre releia tudo após receber a correção do professor. É assim que você percebe onde está errando e no que pode melhorar. Se perceber que há um erro recorrente, peça ajuda ao professor. Inclua as revisões também na rotina de estudos.

Cuide da saúde

O concurso da AFA não exige somente conhecimento: ele também tem pré-requisitos relacionados à saúde. São realizados exames clínicos e laboratoriais para comprovar que o candidato não tem nenhuma enfermidade que o impeça de realizar as atividades do serviço militar. Além disso, é preciso estar com as vacinas em dia.

Na avaliação de condicionamento físico, são realizados exercícios, tais como corrida, flexão, salto e abdominal, nos quais há um nível mínimo de aptidão que precisa ser alcançado. Para garantir um bom desempenho, comece a cuidar da saúde e do condicionamento físico com antecedência. Faça exercícios, tenha uma alimentação saudável e vá ao médico com regularidade.

Os concursos militares são considerados os mais difíceis do Brasil, por isso, o ideal é procurar uma instituição reconhecida, que saiba cuidar de toda a sua preparação para as provas e garantir bons resultados na AFA.

Entre em contato com o Elite e saiba como concorrer a uma bolsa de estudos para o curso preparatório da AFA!

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES