Construindo um ambiente de leitura em casa

Confira algumas dicas para incentivar a leitura dos pequenos

O estímulo à criatividade e ao entendimento de mundo são fundamentais no processo de aquisição da prática de leitura e escrita na primeira infância. Afinal, é isso que ajudará a criança a desenvolver as competências e habilidades que a tornarão capazes de ler, escrever, entender e refletir sobre aquilo que está produzindo.

Ao contrário do que muitos pensam, para que a leitura e a escrita se tornem um hábito no dia a dia das crianças, é importante que esses estímulos ultrapassem as paredes da escola. Isso porque quanto mais envolvida a criança estiver com a leitura, mais ela se sentirá preparada em seu processo de desenvolvimento.

Para ajudá-lo a incentivar a leitura dos seus filhos, separamos algumas boas dicas que se aplicam a diferentes idades:

 

Aprenda brincando: recursos que contribuem na alfabetização

Como já comentamos, o desenvolvimento da prática de leitura e escrita é uma técnica construída ao longo dos anos, por meio de um processo que engloba diferentes etapas de maturação. Para que as crianças se tornem leitoras e escritoras com desenvoltura e autonomia, é fundamental que elas sejam estimuladas por diferentes recursos, adequados a cada faixa etária.

Separamos dicas de atividades e ferramentas que podem ser utilizadas em cada fase para contribuir com o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e prepará-las para a alfabetização.

Confira!

De um a três anos

De um a três anos, a família deve propiciar um ambiente de leitura com recursos interessantes às crianças. Além disso, já podem ser apresentados alguns livros para experimentação, com texturas, sons, almofadas, músicas, instrumentos, cores, espelho, entre outros.

A partir de 4 anos

A partir de 4 anos, o ambiente leitor pode ser aprimorado. Além de os recursos já empregados na faixa etária anterior, é possível acrescentar figurinos para as brincadeiras de “faz de conta”, jogos e outros objetos que sejam interessantes para as crianças.

Em fase de alfabetização

A partir de 6 anos de idade, a criança pode ser incluída em atividades reais do dia a dia da família, como criar listas de compras ou de telefone e mapear os livros e filmes que a família gosta de assistir, dando sentido ao processo de aquisição de leitura e escrita.

Leitura é prática! Quando bem estimulados, é possível que os alunos desenvolvam essa habilidade com muito significado e preparação para as aprendizagens futuras.

 

Quer saber tudo sobre nossas turmas de Educação Infantil? Então, clique aqui e conheça os projetos do Elite.

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: