Cinco atividades para você se divertir com as crianças nas férias

Todos sabemos que lidar com a energia das crianças nas férias requer inovação e criatividade! Além das brincadeiras e dos desenhos que as crianças já produzem normalmente, esse é o momento ideal para realizar atividades educativas, que ajudam a passar o tempo vago e valorizam o afeto e o dia a dia familiar. Confira cinco atividades para fazer com os pequenos neste período de recesso:

  1. Momento horta: do Elite para casa


Nós valorizamos muito essa atividade e, por isso, a inserimos em nossa grade curricular. 

As hortinhas são os “xodós”, e nossos alunos já estão craques no plantio. Então, por que não expandir esse conhecimento aprendido em sala de aula para o ambiente familiar? 

O “Projeto Horta” valoriza o contato das crianças com a natureza e proporciona benefícios importantes, como a apuração dos sentidos, a criação de consciência ecológica e o incentivo à alimentação saudável. Os processos de crescimento das plantas e rega diária também ensinam a importância do cuidado e do tempo de cada coisa. Por isso, é importante que eles acompanhem todo o progresso: desde a germinação até o cultivo. Além de passar um tempo com a criança, ainda é possível colher os frutos, ou melhor, as hortaliças desse trabalho. 🙂

 

  1. “Eu” do futuro


Que tal ajudar a criança a escrever uma carta destinada a ela mesmo no futuro? Peça para que ela escreva o que desejar: os grandes sonhos, o que mais gosta de fazer na escola, sobre os amigos, quais os brinquedos ou brincadeiras que mais gosta. A cartinha também pode conter alguns desenhos, ilustrações ou outro material que desejar. O objetivo é combinar um tempo para abri-la: daqui a três, cinco ou dez meses (ou até anos). 

Essa é uma maneira diferente de incentivar a escrita e a imaginação da criança. Além disso, guardar esse material trará boas lembranças lá na frente e, quem sabe, algumas boas risadas também.
👉Lembre-se de guardar a cartinha em um local seguro.

 

  1. Cozinhar com as crianças

Mais do que uma tarefa doméstica, cozinhar também é um ato de afeto: desenvolve a criatividade das crianças ao misturar aromas, cores e sabores, e ensina sobre cuidado e zelo pela alimentação e pela saúde. Mesmo quando as crianças não têm grande entusiasmo na cozinha, há maneiras de deixar tudo mais divertido e interessante. 

O primeiro passo é optar por uma receita que esteja alinhada com a maturidade e a idade da criança. Priorize receitas mais simples e fáceis de fazer, como bolos de caneca, pães saudáveis, cookies, panquecas, saladas de frutas, vitaminas, entre outros.

Muitos pais reclamam da sujeira ou da bagunça que as crianças fazem ao colocarem a mão na massa, mas pense nos benefícios: ensinamentos como esses são memórias que a criança levará por toda a vida. Ela lembrará com carinho por ter aprendido nas férias. E por que não fazer disso um hábito constante?

 

  1. Colorir o mapa-múndi

Mapas-múndi são ótimas brincadeiras educativas! Além de agregarem conhecimento geográfico, também testam a atividade motora e o raciocínio lógico da criança. 

Nossa dica é imprimir um mapa-múndi e pedir para a criança colorir. Para crianças que já sabem ler e escrever, é possível que elas possam colorir e nomear os continentes com cores diferentes. No decorrer da brincadeira, sente ao lado da criança e explique em qual continente nós estamos, fale sobre o clima de alguns deles ou comente algo interessante sobre os países. 

Se todos estiverem bastante empenhados na atividade, o mapa-múndi colorido pode virar uma decoração do quarto da criança. Assim, ela poderá acompanhar e relembrar os conhecimentos aprendidos sempre que desejar.

Imprima aqui um mapa em preto e branco: https://ensinoelite.com.br/mapa/

  1. Entender as raízes: de onde eu vim?


Que tal percorrer alguns álbuns antigos e mostrar a família para os pequenos? Conte as histórias, empregos e conquistas dos seus avós, seus pais e de vocês. Depois disso, a criança pode fazer a árvore genealógica ou uma linha do tempo com as datas importantes e o aniversários de todos.

Saber de onde vieram é uma curiosidade e tanto para as crianças. Conhecer as raízes fortalece o respeito pelos mais velhos e também ajuda a promover uma autoestima que valorize o histórico familiar.

Essas foram algumas dicas para vocês se divertirem nas férias e continuar contribuindo para o desenvolvimento crítico, criativo e integral das crianças. As férias podem ser uma ótima maneira de interagir, se divertir, aprender e de se aproximar ainda mais da criança! 

Ainda não faz parte da Família Elite? Saiba mais sobre o Bolsão 2021 e garanta a tão sonhada vaga! Oferecemos descontos de até 90%. Acesse o link: bit.ly/Bolsao2021

Escrito por:
Monica Manhaes


Posts relacionados: