Como incentivar uma alimentação saudável para as crianças?

Ter uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, inclusive na infância. Nesse período, onde os pequenos gastam muitas energias, brincam e aprendem a gostar ou não de certos alimentos, é necessário manter uma rotina balanceada, ensinando-os também acerca dos processos de produção e consumo.

Alimentação é algo que se aprende: é importante fazer com que as crianças participem desse processo, permitindo que elas conheçam os diferentes alimentos e se interessem também pela preparação. Cozinhar em conjunto gera memórias afetivas, além de ser uma boa oportunidade para testar um prato que os próprios pequenos escolheram.

Sabemos que a escola tem extrema relevância na formação dos hábitos alimentares dos alunos. Por isso, buscamos sempre incentivar invenções e experimentações de receitas novas e saudáveis. Participar de receitas simples, da plantação e da colheita de plantas, por exemplo, envolve etapas de espera, cuidados e muitos aprendizados.

No Elite, trabalhamos mensalmente com o Projeto Alimentação Saudável, onde sugerimos atividades direcionadas para o desenvolvimento interdisciplinar, envolvendo compreensão de gêneros textuais, interpretação de receitas, estudo sobre as unidades de medida e leitura de reportagens e de panfletos. Já para os menores, tratamos com texturas, sabores e cores, como se tudo fosse uma grande brincadeira. 

Glaucia Sobral, uma das nossas supervisoras pedagógicas, comentou um pouco sobre como a ideia é aplicada na prática nas unidades:

“Além de ações simples e cotidianas pois alimentação é algo que está dentro da rotina dos alunos , também elaboramos periodicamente ações mais elaboradas e voltadas para substituições e experimentações mais saudáveis. A intenção é proporcionar aos alunos a oportunidade de poder fazer escolhas, aprender a selecionar de forma natural a sua melhor opção para se alimentar. Trabalhamos muito com a ideia de que não existem alimentos bons ou ruins, apenas melhores ocasiões para consumi-los, melhores horários para comer determinado alimento e diferentes benefícios deles na nossa vida, além do prejuízo se consumidos em excesso”.

Através de atividades como Lanche Divertido, onde crianças enfeitam o seu lanche de forma divertida e saudável, e a Hortinha Elite, onde elas plantam e cuidam de folhas, os pequenos também são estimulados a desenvolver habilidades sociais, inteligência emocional, criatividade, autonomia e protagonismo.

“São sempre ações práticas e divertidas. Usamos textos, músicas, receitinhas… Então existe uma sistematização, mas na prática as atividades são bem dinâmicas e divertidas. Em nossos planejamentos, os professores aplicam periodicamente as atividades, mas compreendemos que todo dia é uma oportunidade, então existem ações que são motivadas pela curiosidade da própria turminha”, comentou Glaucia.

Essa importante parceria entre aluno, escola e família é essencial para um desenvolvimento integral e uma jornada de excelência desde a infância. 

Ainda não faz parte da nossa família? Inscreva-se agora no Bolsão 2022 do Elite: https://ensinoelite.com.br/

Escrito por:
Larissa Florentino


Posts relacionados: