Conheça os concursos militares destinados aos concluintes do Ensino Fundamental
27 MAIO 2019
eliseus

Não é necessário ter concluído o Ensino Médio para começar a trilhar a carreira militar. Existem concursos militares destinados a pessoas que já concluíram o Ensino Fundamental ou estão em fase de conclusão, como o Colégio Naval e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr).

Os candidatos aprovados nos concursos militares Colégio Naval e EPCAr cursam o Ensino Médio dentro da instituição militar relacionada: Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, respectivamente.

As provas para ingresso contam com suas particularidades. As matérias de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Redação estão presentes nas duas avaliações. Porém somente na prova do Colégio Naval aparecem as disciplinas de Ciências Sociais – Geografia e História – e Ciências Naturais – Biologia, Física e Química.

O exame da EPCAr é realizado em um único dia, um domingo, e tem cinco horas de duração. Já as provas do Colégio Naval acontecem em um único final de semana – no sábado, com as matérias Língua Inglesa e Matemática, também com cinco horas de duração, e no domingo, com Língua Portuguesa, Ciências Naturais e Sociais e Redação, com quatro horas de duração.

“Embora existam provas em comum nos concursos militares, há diferença com relação ao fundamento de cada uma. As provas de Linguagens na EPCAr cobram muito mais análise e interpretação de textos, enquanto no Colégio Naval há uma maior exigência com relação à Gramática na prova de Redação. Se no exame do Colégio Naval temos um foco maior na parte estrutural e gramatical, no da EPCAr, é preciso focar mais no conteúdo – o candidato pode perder até 4,5 pontos neste quesito”, salienta Patricia Vitorino, coordenadora militar do Elite Rede de Ensino.

Patricia afirma também que a prova de matéria da Escola Preparatória de Cadetes do Ar possui uma identidade e cobra os assuntos de uma maneira mais engessada. Enquanto a prova do Colégio Naval acaba sempre surpreendendo, tanto com relação à criatividade quanto com relação ao nível de dificuldade. São questões que sempre evoluem, cobrando sempre mais dos candidatos.

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES