Dia da Universidade: conheça as principais universidades públicas brasileiras
Um dos momentos mais importantes na vida de todo estudante é decidir a carreira profissional e a universidade em que irá seguir a formação acadêmica, não é?
São tantas opções de cursos e faculdades que fica difícil escolher. Essa dúvida é perfeitamente natural. O importante é manter a calma, pesquisar bastante sobre cada opção e refletir sobre quais carreiras despertam mais o seu interesse.
A universidade abrange todas as áreas do conhecimento humano, desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão de maneira integral. No Brasil, existem mais de 2.000 instituições de ensino superior, entre elas, universidades federais, estaduais e particulares. Nós listamos algumas das principais universidades públicas brasileiras nos estados em que o Elite está presente para te ajudar nessa escolha. Confira!
Brasília
Universidade de Brasília (UnB)
Nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC/Inep/MEC), melhor universidade da região Centro-Oeste e uma das dez melhores do País. A Universidade de Brasília é referência nacional em ensino, pesquisa e extensão. A UnB possui quatro campi: em Brasília (campus Darcy Ribeiro), em Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia), em Gama (Faculdade UnB Gama) e em Planaltina (Faculdade UnB Planaltina).
Tem como principal forma de admissão o concurso vestibular tradicional, aplicado duas vezes ao ano. Desde 2019 foi criado o processo de ingresso na universidade, em cursos presenciais, com o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Outra forma de ingresso é o Programa de Avaliação Seriada (PAS).
Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)
Oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, além de pós-graduações, tanto lato sensu quanto stricto sensu, e projetos de extensão. A escola possui duas unidades, uma em Brasília e outra em Samambaia. A entrada para os cursos deve ser feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), utilizando a nota do Enem.
Goiás
Universidade de Goiás (UFG)
Realiza dois vestibulares tradicionais por ano, para o primeiro e segundo semestres letivos, e também seleciona candidatos via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). São oferecidos cursos de graduação, extensão, especialização, mestrado e doutorado. Está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás.
Instituto Federal de Goiás (IFG)
Realiza dois vestibulares por ano, para o primeiro e segundo semestres. Também é possível o ingresso via SiSU, utilizando a nota do Enem. A instituição oferece cursos técnicos, tecnológicos, bacharelados e licenciaturas, com foco em cursos de tecnologia, especialmente na área industrial. Possui 14 campi em funcionamento, em todas as regiões do estado.
Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Organizada como uma Universidade multicampi, com sede em Anápolis, a UEG é resultado do processo de transformação e incorporação de importantes instituições de ensino superior, como a Universidade Estadual de Anápolis (Uniana), a Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás (Esefego) e outras Instituições de ensino superior isoladas. Realiza dois concursos vestibulares tradicionais por ano: um para ingresso no primeiro semestre e outro para ingresso no segundo semestre.
Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
A forma de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), vestibular próprio ou via processo seletivo permanente, que preenche vagas remanescentes das outras formas de seleção. Sua sede se localiza na cidade de Dourados, possuindo no total quinze unidades universitárias e treze polos de educação à distância distribuídos em vários municípios do estado.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
O ingresso é feito principalmente pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Alguns cursos na instituição ainda utilizam o Vestibular UFMS como forma de ingresso, como é o caso dos cursos ofertados na modalidade a distância pela Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CED) e do curso de Música, que exige prova específica. Oferece 111 cursos e é composta por diversos campi, na capital e no interior do Mato Grosso do Sul.
Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Sua comunidade reúne cerca de 72 mil pessoas nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina e Tiradentes, que se organizam em torno de 91 cursos de graduação, 90 programas de pós-graduação e 860 núcleos de pesquisa. Em 2020, a UFMG alcançou 1.582 registros de patentes, o que lhe rende posição de liderança entre as instituições de ensino superior do País. A admissão aos cursos de graduação da UFMG, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou estudos equivalentes, e prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Localizada em Ouro Preto, a UFOP foi criada no dia 21 de agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Ao longo dos anos, cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores. O acesso aos cursos de graduação é feito via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com utilização da nota do Enem.
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foi instalada em 21 de abril de 1987 como Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI). No ano de 2002 foi transformada em Universidade. O acesso aos cursos de graduação é feito via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com utilização da nota do Enem.
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Classificada entre as cem melhores universidades da América Latina e entre as mil do mundo, tem consolidado seu reconhecimento nacional e internacional. Fundada em 23 de dezembro de 1960, a instituição possui atualmente mais de 90 cursos de graduação, 44 de mestrado e 26 de doutorado, além de especializações e residências nas áreas de saúde, gestão e docência. Localizada em Juiz de Fora, possui dois processos de ingresso: o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM).
Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV)
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma das mais antigas instituições de ensino superior do Brasil. Foi inaugurada como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), em 28 de agosto de 1926. Possui três campi: nas cidades mineiras de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. A principal forma de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem como critério de seleção.
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
A UEMG foi criada em 1989, por disposição contida na Constituição do Estado. Como previsto quando de sua fundação, é uma Universidade multicampi, presente em 16 municípios de Minas Gerais. Promove um vestibular por ano para ingresso nos dois semestres. O acesso aos cursos de graduação também pode ser feito via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Enem como critério de seleção.
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Realiza os seguintes processos seletivos: o principal, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com utilização da nota do Enem; o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), processo seletivo para cursos modulares de graduação; e o processo seletivo para cursos superiores de formação específica – Cursos Sequenciais.
Paraná
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Conta com um vestibular por ano, que acontece em duas fases. A universidade oferece diversos cursos distribuídos pelos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
É uma universidade federal com campi em 13 cidades e realiza dois processos seletivos por ano, utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem mais de 50 anos de atividades, destacando-se nacionalmente em ensino, pesquisa e extensão e se solidificando no cenário internacional pelo impacto das pesquisas desenvolvidas. A estrutura acadêmica se evidencia pelos 52 cursos presenciais de Graduação (bacharelados e licenciaturas) e 191 de Pós-Graduação (residências, especializações, mestrados e doutorados). Formas de ingresso: vestibular realizado em duas fases, Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pela nota do Enem, Portador de Diploma de Curso Superior ou por meio do Processo de Transferência Externa.
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Está presente, praticamente, em todas as regiões do Paraná, com um campus sede em Maringá e outros seis campi regionais, localizados nos municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Conta com vestibulares de inverno e verão, além do Processo de Avaliação Seriada (PAS).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
O ingresso nos cursos de graduação pode ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pela participação no vestibular da universidade. Possui cinco campi, localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Primeira universidade criada pelo Governo Federal, em 1920. Mas algumas unidades já estavam em funcionamento, como a Escola Politécnica, fundada em 1792, que é considerada a sétima escola de Engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas.
O ingresso à graduação é feito exclusivamente pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Universidade Federal Fluminense (UFF)
O principal processo seletivo de ingresso (para todos os cursos, exceto Arquitetura e Urbanismo) é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O ingresso principal no Curso de Arquitetura e Urbanismo é feito por meio de seleção própria, que observa, entre outras, as particularidades do curso no que se refere a habilidades específicas. Suas unidades estão localizadas em diversos pontos do estado, e sua sede encontra-se na cidade de Niterói.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Localizado no município de Seropédica, tem o acesso à graduação feito pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Localizada na cidade do Rio de Janeiro, utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de acesso à graduação, para os cursos a distância.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
O concurso acontece uma vez ao ano e tem duas fases, com exame de qualificação e exame discursivo. A UERJ está presente no Rio de Janeiro e em outros seis municípios fluminenses: Duque de Caxias, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, São Gonçalo e Teresópolis.
Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Com uma história de mais de 60 anos, a UFSC tem a “missão de produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico”. Para tanto, oferece diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Conta com vestibular em única etapa para os dois semestres e possui cinco campi: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Conta com vestibulares de inverno e verão, sendo também possível o ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Possui 12 centros de ensino distribuídos em nove cidades catarinenses: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul.
Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Além do ingresso pelo vestibular, oferece também entrada via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), histórico escolar e matrícula direta em determinados cursos pelo Acesso FURB.
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
Localizada em Criciúma, é uma universidade com nota 5 (conceito máximo) do Ministério da Educação (MEC). Oferece cursos de graduação, nas diversas áreas do conhecimento, como saúde, ciências sociais e aplicadas, educação e ciências e tecnologias, com uma formação profissional e humana aos acadêmicos. Conta com vestibulares de inverno e verão.
São Paulo
Universidade de São Paulo (USP)
O vestibular da USP, conhecido como Fuvest, acontece uma vez por ano, em duas fases. No processo organizado também pela Fuvest, o candidato concorre com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas; e Ciências Humanas e Sociais, conforme a tabela de vagas disponível no ano. A seleção dos candidatos é feita por classificação conforme a pontuação obtida no Enem. A USP está presente em 22 cidades no Estado de São Paulo, com campi em São Paulo, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Santos e São Carlos, e unidades de pesquisa em São Sebastião, no litoral do estado, e em Montenegro, Rondônia.
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Fundada em 1968, foi a primeira Instituição Federal de Ensino Superior instalada no interior do Estado de São Paulo. A universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 99,8% são doutores ou mestres e 95,8% dos professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, em regime de dedicação exclusiva. Utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critérios para seu processo seletivo. Possui quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
A Unicamp foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem, que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade. Seu vestibular acontece uma vez por ano, em duas fases. Possui três campi: Campinas, Piracicaba e Limeira.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
É uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Mantida pelo governo do estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Foi criada em 1976, a partir da reunião de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo. A Unesp tem 34 unidades em 24 cidades, sendo 22 no interior; uma na capital; e uma no litoral paulista, mais especificamente na cidade de São Vicente. Aplica o vestibular uma vez por ano, em duas fases.
Ufa! São tantas opções que você deve estar se perguntando qual deve escolher. Para isso, nós temos também uma lista de Dicas para descobrir o seu match ideal com a universidade. Que tal conferir?
Aqui no Elite, acompanhamos e preparamos os nossos alunos desde o início para que eles alcancem os seus sonhos e garantam a aprovação nos principais vestibulares do País. Além disso, trabalhamos para desenvolver a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, para que colaborem plenamente com a sociedade. No Elite, a sua preparação é completa!
Tem o grande sonho de entrar em uma universidade e não sabe por onde começar?
Nós temos uma sugestão: comece fazendo parte da família Elite!
👉Acesse o site ensinoelite.com.br/bolsao2023, inscreva-se no Bolsão 2023 e comece a sua jornada conosco!
Escrito por:
Louise Delia