Dicas para adaptação escolar das crianças

O início de um ano letivo pode ser desafiador, não é mesmo? Independentemente da idade, é comum que, no período de retorno às aulas, as crianças se sintam inseguras e apresentem desconforto. Afinal, o ano mudou e, com isso, eles mudaram também de série, muitas vezes de professor, segmento, colegas e, em alguns casos, também de turno e até de escola. O que também pode ocorrer com os pequenos é que, ao serem deixados na escola, eles tenham medo que estejam sendo abandonados.

Por isso, para enfrentar essa etapa, adiantamos que é muito importante que os responsáveis demonstrem calma e segurança. Esse é um momento decisivo, que deve ser tratado com amor, atenção e paciência.

Se seu filho vai iniciar o processo de adaptação escolar, seja pela primeira vez, de mudança para uma nova escola ou mesmo na volta das férias, respire fundo e confira algumas dicas para auxiliar no processo de adaptação ou readaptação escolar!

  1. Compreenda o lado da criança
    Você pode não lembrar do seu primeiro dia na escola, mas lembra como foi no início da faculdade? No primeiro emprego? Até para os adultos a novidade pode causar estranhamento e insegurança. Seja compreensivo, tente entender o ponto de vista da criança e como é difícil lidar com essa emoção, sendo ainda tão novo.
  2. Converse com seu filho
    Fale sobre como será legal fazer novos amigos e aprender, como isso significa que a criança está crescendo, e explique sobre as diversas atividades diferentes que o pequeno poderá fazer, como pintar, colorir, mexer com massinha, conhecer números, letras e muito mais. Só fique atento para não exagerar demais nessa antecipação e acabar transformando-a em ansiedade. Converse sobre a escola e os aspectos bons de fazer parte dela, mas não torne esse o único assunto com seu filho todos os dias, o dia inteiro.
  3. Envolva-o nos preparativos
    Que tal incluir seu filho nos preparativos para o grande dia? Crianças gostam de se sentir úteis e participar das atividades. Permitir que seu filho faça isso com relação à escola pode ajudar na adaptação. Então, quando for comprar os materiais da lista solicitada pela escola, permita que o pequeno opine na escolha de alguns itens, como estojo, mochila e lancheira.
  4. Fique atento à rotina
    A escola já é uma novidade e causa muitos sentimentos naturalmente, portanto evite mudar ainda mais a rotina da criança.
    Ter hora de acordar, dormir, se alimentar e brincar traz segurança para os pequenos. Afinal, é assim que também acontecerá na escola.
  5. Não associe a escola a algo ruim
    Já ouviu algum responsável, ou até você mesmo, usar aquela antiga ameaça diante de uma birra na saída da escola: “Se você continuar fazendo birra, vou te deixar aqui”? Percebeu que, assim, a escola vira um castigo? Uma outra coisa que pode ter efeito negativo é associar elementos ligados à experiência de ir à escola com castigos ou punições. Como, por exemplo, castigar, com uma punição que envolve acordar mais cedo nos fins de semana, crianças que mudaram de turno e passaram a acordar cedo.
  6. Transmita confiança
    Você é a principal referência para seu filho. Então, mesmo diante das dificuldades e dos desafios da adaptação escolar, se você estiver firme e transmitir confiança, a tendência é que seu filho se sinta encorajado a confiar também. Seja paciente com o ritmo da criança e saiba que, mesmo depois que a adaptação estiver concluída, pode ser que alguns dias sejam mais difíceis do que outros.

Não existe um tempo certo para a criança se adaptar na escola, algumas podem demorar uma semana ou mais. Tudo isso é normal, mas não anula o fato de os pais precisarem incentivar uma adaptação saudável, não é mesmo? Afinal, a escola é essencial para estimular o aprendizado das crianças e desenvolver as suas habilidades motoras, sensoriais, emocionais e sociais.

Aqui no Elite, por meio do Projeto Elo, promovemos acolhimento ao estudante que se prepara para os novos desafios, com atividades que permitem que as etapas dessa novidade sejam concluídas de forma leve. Assim, o Projeto Elo visa criar vínculos e proporcionar uma adaptação mais saudável.

 

Quer fazer parte da nossa família? Inscreva-se no nosso Bolsão 2024!

Escrito por:
Agência Titanio


Posts relacionados: