Dicas para FUVEST e ENEM
22 MAIO 2019
eliseus

Quando o assunto é ser aprovado em uma excelente universidade pública, os vestibulandos logo levantam a cabeça e querem saber todas as dicas possíveis para garantir uma vaga. Mas e quando as provas possuem diferenças? Para qual modelo estudar? Se esta dúvida já passou pela sua cabeça, fique tranquilo, pois iremos listar dicas para a FUVEST e para o ENEM (concursos com especificidades e semelhanças). Vamos lá!

 

Dicas para FUVEST e ENEM: SEMELHANÇAS

Pode parecer clichê, mas a rotina de estudos é essencial para uma boa preparação para qualquer vestibular. Ela é muito particular a cada candidato, varia de acordo com o nível de desenvolvimento em que a pessoa está, o tamanho de sua disposição para se dedicar à realização do seu sonho, qual instituição e qual curso ela pretende.

O grande dilema de todo estudante é lidar com o eterno sentimento de que, independentemente do tempo, não dará para ver toda matéria e de que também não sobrarão horas para as outras demandas da vida. Sendo assim, é de extrema importância a construção de um planejamento de estudos personalizado de acordo com a rotina do vestibulando para que se alcance um equilíbrio entre a preparação e as demandas sociais.

 

Para conquistar essa harmonia perfeita entre estudos e tempo de descanso/lazer e garantir a aprovação, é só seguir a lista de dicas para FUVEST e ENEM abaixo:

– Estabeleça metas de estudo e se mantenha fiel a elas;

– Tire um dia na semana para descansar;

– Faça muitas provas anteriores;

– Siga sempre as estratégias de resolução de provas que foram desenvolvidas ao longo dos simulados;

– Garanta as questões fáceis e deixe as mais difíceis por último, isso aumenta as chances de acertos;

– O chute, às vezes, é inevitável, sendo assim, chute as questões mais difíceis e que possivelmente já iria errar;

– Tenha uma boa gestão do tempo da prova;

– Estude atualidades.

 

Dicas para FUVEST e ENEM: ESPECIFICIDADES FUVEST

O ingresso na Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor universidade brasileira da América Latina, é realizado a partir do vestibular da FUVEST, ou seja, para estudar na universidade, não basta que o candidato faça o ENEM.

A prova da FUVEST tem especificidades pontos-chave para um bom desempenho, portanto, o vestibulando precisa estar atento, caso queira conquistar sua aprovação.

 

Atente-se:

– A prova da FUVEST é mais conteudista, ou seja, cobra mais conceitos, fórmulas e demais itens que não podem ser resolvidos com interpretação de texto ou raciocínio lógico;

– Dê mais atenção ao Português. Na primeira fase da FUVEST, há maior predomínio de questões desta disciplina, por isso, é importante dedicar tempo para estudá-la;

– Leia as obras literárias obrigatórias.

 

Dicas para FUVEST e ENEM: ESPECIFICIDADES ENEM

O vestibular ENEM é bem conhecido entre os vestibulandos. Mas é preciso ter muita atenção às características do concurso, cruciais para o alcance da sonhada nota 1000.

– As questões trabalhadas na prova são interdisciplinares e contextualizadas – uma mesma pergunta pode exigir conhecimento em mais de uma área.

– A interdisciplinaridade no ENEM pode ser definida como a parte que exige cruzamento de informações de matérias diferentes. Para entenderem como funciona, os alunos podem fazer as provas anteriores do Exame.

– Existe uma tendência da prova de 2019 vir mais conteudista, com perguntas mais diretas, não muito diferente de vestibulares mais tradicionais;

– Exercite a redação e faça ao menos uma por semana.

 

Vestibulando, agora que as dicas para FUVEST e ENEM foram dadas, basta seguir à risca e se dedicar bastante! Para auxiliar sua preparação, conte também com um bom curso preparatório ou projeto: o Elite tem turmas voltadas para o concurso do ENEM e também um projeto específico para a FUVEST. Entre em contato!

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES