ENEM 360º: dicas para a primeira fase
30 OUT 2018
agencia3

O exame mais aguardado do ano, o Enem 2018, terá sua primeira fase no dia 4/11. As primeiras provas serão de Linguagens, Ciências Humanas e Redação,  temas que exigem muito mais compreensão e habilidade do que apenas “decoreba”. E é por isso que te convidamos pro grande resumo do ano: o ENEM 360º. Todos os professores do Elite relembrando de forma divertida e eficiente tudo o que você precisa nessa reta final. O que está esperando? Inscreva-se aqui! #ENEM360

O evento acontecerá no dia 1/11, será aberto a alunos de todas as instituições e vai relembrar e reforçar tudo que você precisa para garantir uma vaga na universidade!

 

1. Redação: treine, treine, treine!

Não é possível saber o tema da Redação com antecedência, mas existem alguns caminhos para você ter a certeza de que vai arrasar! O modelo de redação exigido na prova é a dissertação-argumentativa e o que mais será exigido é a sua capacidade de defender ideias e pontos de vista. Nela, você poderá enfrentar vários tipos de tema: princípios e valores, justiça, política, conflitos ou questões sociais, meio ambiente ou desastres naturais. Ou seja, esteja preparado para tudo! É importante obedecer à escrita formal, aos direitos humanos e selecionar informações que deixem claro o que você quer dizer.  O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma cartilha que você pode encontrar aqui. Vale a pena dar uma olhada.

 

2. Linguagens: faça uma boa leitura de cada questão

A prova de Linguagens é a única em que é possível que a resposta esteja no próprio enunciado. Por isso, não perca pontos que podem estar bem na frente dos seus olhos! Figuras de linguagem, funções de linguagem, gêneros textuais, tempo verbal e variantes linguísticas são temas que também costumam estar presentes no exame.

 

3. Inglês ou Espanhol: atenção à interpretação de texto

O idioma estrangeiro é selecionado no momento da inscrição. No seu caderno de provas constarão ambos, lembre-se de preencher apenas a opção escolhida. As duas avaliações consistem em questões sobre interpretação de texto. Alguns macetes: no inglês, é importante ficar atento às diferenças gramaticais entre português e inglês, falsos cognatos, tempos verbais, adjetivos, sufixos e prefixos, voz passiva e ativa, discurso indireto e frases condicionais. Já no espanhol, preste atenção à diferença entre advérbios muy e mucho, pretérito indefinido e o pretérito perfeito.

 

4. Ciências Humanas: interdisciplinaridade

Nessa parte da prova, é bastante comum aparecer temas ligados à física, biologia e até matemática. É importante estar preparado para questões sobre globalização, energia, questões ambientais, problemas sociais e movimentos sociais ao longo da história no Brasil e na América. Fique de olho nas legendas e fontes de todas as informações.

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES