EsPCEx: o que é e como entrar?
30 MAIO 2018
eliseus

Você sabe como entrar na EsPCEx? Um dos concursos mais disputados do país, o processo seletivo para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército acontece todos os anos e atrai milhares de jovens que desejam seguir a carreira militar.

Se você é um deles e quer saber mais sobre o que é EsPCEx e as etapas do processo seletivo para ingressar na instituição, continue com a leitura. Neste post, falaremos mais sobre cada etapa da seleção, os requisitos para inscrever-se no concurso e como se preparar para a prova EsPCEx.

O que é EsPCEx?

Localizada em Campinas, a segunda maior cidade do estado de São Paulo, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército é uma instituição que visa o preparo de jovens com o desejo de se tornar militares de carreira.

O  curso Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico tem como objetivo a formação de futuros líderes militares, como tenentes e capitães, e é a primeira etapa para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Militares.

Ao final do curso, os alunos que concluíram o percurso com sucesso são encaminhados a prosseguir seu preparo para atuação militar na Academia Militar das Agulhas Negras, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, onde concluem a formação para Aspirantes a Oficial de Armas do Exército Brasileiro.

A formação da EsPCEx tem duração de um ano, com enfoque no treinamento físico, e oferece ao aluno alojamento, alimentação, apoio médico e psicológico, além de remuneração mensal de um salário mínimo. Os alunos que concluírem  formação na EsPCEx obtêm também o Certificado de Reservista.

Como entrar na EsPCEx?

Quem sabe o que é EsPCEx e sonha em ingressar na escola e se tornar militar de carreira sabe que essa não é uma missão fácil.

Para tal, é necessário prestar concurso de nível médio de âmbito nacional, que inclui prova de comprovação de conhecimentos, avaliação de saúde, exame de aptidão física, averiguação de idoneidade moral e comprovação dos requisitos para o preenchimento das vagas.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter entre 17 e 22 anos, Ensino Médio completo (ou 3º ano em andamento), ser brasileiro nato e ter altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Há vagas para ambos os sexos, mas o número de vagas para homens chega a ser até dez vezes maior.

Como se preparar para a prova EsPCEx?

Não vamos negar: esse é um concurso bastante concorrido e você vai precisar se preparar e dedicar-se para garantir sua vaga na Escola de Cadetes.

O concurso EsPCEx conta com provas de Matemática, Física, Química, Português, Geografia, História e Inglês. As matérias de Ciências Exatas exigem mais aprofundamento, assim como o Português — então, leve isso em consideração na hora de se preparar.

Uma boa forma de estudar é por meio das provas de concursos anteriores, que te darão uma noção mais clara de como é o estilo das questões e da banca avaliadora. Além disso, buscar um curso preparatório voltado especificamente para o concurso é uma maneira de garantir sua aprovação na ExPCEx.

Não se esqueça de que, além das provas intelectuais, há também o exame de aptidão física. Por isso, além de estudar bastante, cuide de sua saúde e prepare o seu corpo para os exames.

Passar na prova EsPCEx é um sonho de muitos jovens que desejam tornar-se militares de carreira. Ser aprovado no concurso é difícil, mas lembre-se de que é só o primeiro passo. Lá dentro, a batalha continua e será necessária muita disciplina para concluir o curso com sucesso e seguir para a próxima etapa de sua formação militar.

Agora que você já sabe o que é EsPCEx e como se preparar para o processo seletivo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos aqui do blog!

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES