Melhores escolas técnicas para estudar no Rio de Janeiro
14 JUN 2018
eliseus

Conquistar o primeiro emprego é o sonho de muitos jovens, afinal de contas, esse é um passo importante rumo à independência financeira. Por outro lado, é preciso buscar qualificação, já que há milhões de outros candidatos com o mesmo objetivo.

Uma das maneiras de se destacar em meio a tantos concorrentes é cursar o Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. Nessa modalidade, além das matérias do currículo convencional, você também aprende uma profissão.

Se essa possibilidade fez seus olhos brilharem, continue lendo o nosso post de hoje! Fizemos uma seleção com algumas das melhores escolas técnicas no Rio de Janeiro para ajudá-lo a fazer sua escolha!

SENAI RJ

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma das principais referências quando pensamos em cursos técnicos. Mantida por entidades ligadas ao setor produtivo, a instituição forma mão de obra qualificada para atuar nos mais diferentes segmentos, como as áreas de gestão, meio ambiente ou segurança do trabalho, por exemplo.

CEFET RJ

Fundado em 1917, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) visa formar profissionais que contribuam para o desenvolvimento do estado. No portfólio de cursos técnicos, destacam-se programas para quem se interessa por Administração, Turismo, Mecânica ou Edificações. Para conquistar a vaga, os alunos devem se submeter a um processo seletivo, que tem como base os conteúdos aprendidos no decorrer do Ensino Fundamental.

ETERJ

A Escola Técnica do Rio de Janeiro (ETERJ) oferece cursos técnicos para quem pretende ingressar nas áreas de Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Automação Industrial e Segurança do Trabalho. Mais de 15 mil alunos já passaram pelas salas de aula da instituição, que se preocupa em atualizar o seu projeto pedagógico continuamente, incrementando inovações para acelerar a empregabilidade dos alunos.

IFRJ

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) oferece o Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, além de programas para alunos que já concluíram o terceiro ano. Há cursos ligados a várias áreas do conhecimento, como Agroindústria, Controle Ambiental, Biotecnologia e Automação Industrial.

FAETEC

Mantida pelo governo do estado com o objetivo de ampliar as oportunidades de qualificação da população, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) também merece estar entre as melhores escolas técnicas no Rio de Janeiro. A instituição possui mais de 139 unidades espalhadas pelo estado, destacando-se pelo compromisso de oferecer educação profissionalizante gratuita. O portfólio inclui cursos de Administração, Agenciamento de Viagens, Análises Clínicas, Construção Naval, entre outras opções.

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) é mantida pela Fiocruz, com o objetivo de promover a Educação Profissional em Saúde. São oferecidos cursos nas áreas de Análises Clínicas, Biotecnologia e Gerência em Saúde. Todos eles têm duração mínima de quatro anos. O processo seletivo é composto por duas etapas: primeiro, os candidatos se submetem a uma prova, seguida por um sorteio público.

 

Gostou da nossa seleção das melhores escolas técnicas no Rio de Janeiro? Compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outros jovens na mesma situação!

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES