Plano de estudos ENEM 2019
15 FEV 2019
agencia3

Mais um ano letivo se inicia e, com ele, surge a dúvida mais comum entre os alunos (principalmente entre os que irão enfrentar a maratona de vestibulares no fim do ano): como me organizar melhor, fazer um plano de estudo para o ENEM?

Não se desespere, que te ajudamos com as dicas abaixo!

 

1 – Para evitar a tentadora procrastinação

 

Em tempos em que as redes sociais se tornaram uma espécie de extensão das pessoas, não dar aquela olhadinha no seu feed a cada cinco minutos é difícil. Mais difícil ainda quando o celular está ao seu lado. Então, antes de tudo, coloque o celular ou qualquer tipo de distração eletrônica longe. Feito isso, mãos à obra!

 

2- Conheça seus pontos fortes e, mais ainda, os fracos!

 

Qualquer plano se inicia traçando um objetivo final. Contudo, para tornar a chegada ao objetivo final possível, é necessário reconhecer seus pontos fortes e fracos e, se possível, anotá-los em uma agenda. Por exemplo, um aluno que tem dificuldade com redação não terá o mesmo plano de estudo que um aluno que tem facilidade com a escrita.

 

3- O tal do objetivo final

 

Seguindo a linha da anotação dos pontos fortes e fracos: anote seu objetivo final. Quais faculdades estão no seu radar? Qual é o curso pretendido? Tem uma segunda opção? Essas questões são cruciais, afinal, elas servirão de motivação ao longo dos estudos.

 

4- Seja amigo da rotina

 

Sinônimo de algo enfadonho, a rotina é crucial para efetuar um plano de estudo. Não adianta ter o plano em mãos se não for colocá-lo em prática. A rotina, além de ser amiga da disciplina e da organização, evitará a dor de cabeça do conteúdo acumulado às vésperas das provas.

 

5- Recursos diversos

 

Canetas coloridas. Notas autoadesivas. Planilhas. Mapas mentais. Cada aluno tem o seu recurso na hora dos estudos. Aqui retornamos à questão abordada no tópico dois: se você capta melhor o conteúdo por meio da memória fotográfica, por que não apostar em mapas mentais? Se você aprende mais anotando tudo o que o professor fala, por que não comprar um bom caderno e boas canetas?

 

Provas como o ENEM possuem uma certa tendência de conteúdos para cada área do conhecimento. No blog e nas redes sociais do Elite, você poderá encontrar os conteúdos mais abordados nas provas e colocá-los como prioridade no seu plano de estudo.

 

Desejamos a todos um ótimo início de ano letivo, com muita determinação e foco! Estamos com vocês.

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES