Saiba mais sobre a 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Até o dia 8 de outubro de 2021, está sendo realizada, em todo o País, a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

O evento ocorre desde 2004 e tem por objetivo evidenciar a importância da ciência e tecnologia na vida das pessoas e na qualidade da educação científica no Brasil. A temática deste ano visa problematizar as questões que ultrapassam fronteiras, como o enfrentamento do desafio sanitário e humanitário da pandemia da COVID-19, em busca de construção e execução de ações e políticas cooperadas, integradas e convergentes.

Esta edição está sendo realizada de forma híbrida, com diversas instituições trazendo atividades síncronas e assíncronas para os participantes. Os eventos, fóruns e trabalhos visam refletir sobre a necessidade de uma articulação entre diferentes áreas de conhecimento a fim de buscar inovações para a superação do aquecimento global e da COVID-19, por exemplo. 

Vale ressaltar que a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias está no Enem e também é um assunto importante para os demais vestibulares. Além disso, quem sabe esse não é um grande incentivo para você escolher o seu futuro profissional?

Confira algumas indicações sobre o que acompanhar nesta semana!

UFRJ
A segunda edição virtual da SNCT da Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com oficinas, podcasts, minicursos e debates gratuitos e abertos ao público. 

O tema deste ano será “Inovações para o Planeta & Educação para a Liberdade”, ligando ciência e tecnologia aos princípios dialógicos de Paulo Freire. Segundo a universidade, o objetivo é popularizar a área e as inovações, com linguagem simples e acessível, facilitando a comunicação entre a universidade e a sociedade. 

Você pode acompanhar o evento no YouTube, no Facebook ou no site oficial, onde as inscrições estão disponíveis. É também possível acessar uma playlist no Spotify.

Fiocruz
A Fiocruz está realizando mais de 100  atividades ao vivo. São painéis temáticos, palestras, ações culturais e bate-papos virtuais no canal do YouTube. Entre os participantes estão Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, e o pesquisador Felipe Naveca, da Fiocruz, falando sobre os atravessamentos na luta por saúde pública e cidadania.

Entre outros assuntos abordados nos painéis, estão sendo discutidos o compromisso social da ciência, a inclusão, a interseccionalidade, as vacinas e muito mais.

Durante a Semana, a instituição também oferece podcasts e jogos. Para algumas atividades, é necessário realizar a inscrição prévia: confira a programação completa no site do evento. Também está disponível um podcast sobre os conteúdos abordados. Acesse aqui!

Governo do Maranhão
Além de seguir a temática sobre as questões do enfrentamento do desafio sanitário e humanitário da Covid-19, a SNCT do Maranhão também traz painéis e palestras voltadas para outros assuntos, como Gamificação Aplicada ao Ensino de Física e Novas Matrizes Energéticas e Educação Ambiental, abordando também oficinas sobre inovação e compostagem doméstica. Confira no site!

UFPB
A Universidade Federal da Paraíba está realizando o evento em um formato híbrido. Além da apresentação de projetos científicos, realização de palestras e de oficinas, o evento também conta com Campeonato de LOL, Mostra de Robótica e muito mais! Acesse a programação completa no site.

UFRRJ
Transmitida no Canal do YouTube, a Semana da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro terá palestras, oficinas virtuais, mesasredondas e mostras científicas, artísticas e culturais. 

Entre os temas estão assuntos variados, como: mulheres nas ciências florestais; oficina de gastronomia molecular; construção de maquetes geomorfológicas; os mistérios da tabela periódica e a origem dos elementos químicos; e oficina de flores comestíveis. Confira os dias e atividades disponíveis no site do evento.

Outras instituições brasileiras também estão participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Cheque a programação da sua instituição de interesse e se organize para assistir aos conteúdos. Discussões sobre temas relevantes para a nossa sociedade, como uma possível relação entre aquecimento global e pandemia, podem cair no vestibular.

Ainda não faz parte da família Elite? Então clique aqui e se inscreva no Bolsão 2022!

Escrito por:
Larissa Florentino


Posts relacionados: