Sempre sonhou em entrar na Marinha? Conheça a EFOMM!
Sempre sonhou em entrar na Marinha? Conheça a EFOMM!
22 MAR 2018
eliseus

Uma Universidade do Mar, com atividades acadêmicas, militares e de formação naval. A oportunidade de ingressar na Marinha do Brasil. Essas são algumas das possibilidades que o ingresso na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) permite.

A EFOMM é uma das instituições mais cobiçadas por aqueles que desejam integrar os quadros da Marinha, por sua formação completa e direcionada para a carreira de oficial. Se quer saber mais detalhes sobre essa escola, continue a leitura deste artigo!

marinha do brasil

O que é a EFOMM?

A EFOMM é uma escola, de responsabilidade da Marinha, que tem como objetivo a formação de oficiais da Marinha Mercante. Os estudantes da EFOMM realizam, durante três anos, um curso de formação Náutica ou em Máquinas, a depender de sua escolha no momento da inscrição.

Em regime de internato, as atividades da EFOMM são divididas em acadêmicas (salas de aulas e laboratórios), militares (cerimônias e eventos cívico-militares, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares) e extraclasses, como palestras e seminários

Ao fim do curso e após a realização dos estágios necessários, os egressos recebem um diploma equivalente ao de ensino superior civil, com titulação de Bacharel em Ciências Náuticas e passam a integrar o quadro de oficiais da Marinha.

Dessa forma, os os bacharéis estão qualificados para atuar com estratégias e manobras de navegação, carga e descarga de navios e controle de bordo, além de outras atribuições administrativas, como gestão da tripulação e orçamento.

Como ingressar?

O ingresso na escola é feito por meio de concurso. Anualmente, são disponibilizadas cerca de 200 vagas para aqueles que desejam concorrer ao curso de formação náutica ou em máquinas. Podem concorrer jovens entre 18 e 23 anos que já tenham o diploma de ensino médio.

O processo seletivo tem como etapas provas escritas (sobre conhecimentos em Português, Física, Redação, Matemática e Inglês), inspeção de saúde, teste físico e um período de adaptação. As últimas três etapas são apenas eliminatórias, não classificatórias.

A preparação para o vestibular da EFOMM

O ingresso na EFOMM exige uma preparação intensa do estudante, que se inicia com o domínio de todo o conteúdo programático cobrado no edital. Assim, é preciso estudar a teoria e praticar com simulados e exercícios de provas anteriores.

É interessante que o estudante busque cursos preparatórios voltados para esse processo seletivo específico, pelas características próprias deste concurso. Em geral, cursos preparatórios para ENEM e outros processos seletivos não abarcam o conteúdo cobrado pela EFOMM, ou fornecem a preparação em disciplinas que não são cobradas.

Além do domínio das matérias exigidas nas provas escritas, é preciso que o estudante também se prepare para os testes de aptidão física. A rotina de treinamento, com os exercícios que serão realizados no dia do teste, deve começar antes mesmo do resultado das provas, assim o estudante se prepara com tempo e tranquilidade.

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante é a opção perfeita para os jovens que desejam ingressar na Marinha e ter uma profissão na área de Ciências Náuticas. Ao final da formação, você adquire um diploma de nível superior e ainda ingressa em uma das áreas militares mais cobiçadas!

Agora que você já sabe tudo sobre a EFOMM, saiba como encontrar os melhores pré-vestibulares no Rio de Janeiro!

Saiba mais em nosso site!

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES