Vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e está preocupado com a prova de Linguagens e Suas Tecnologias? Nós temos uma dica infalível para você arrasar na parte de Literatura: a prova segue um padrão interpretativo.
O que isso quer dizer? Significa que você não precisa decorar datas, nomes de personagens, etc. Você vai precisar se preocupar em entender os diversos aspectos que levaram o autor a produzir determinada obra. O que defendia, o contexto histórico no qual estava inserido, suas características e assim por diante.
Mesmo com essa dica, ainda está inseguro? Este texto sobre os autores que mais são cobrados no ENEM irá te ajudar nesse processo. Afinal, o edital do exame não fornece uma lista de autores e obras obrigatórias, mas as edições seguem um padrão. Os autores que citamos aqui são figurinhas carimbadas nas provas dos últimos anos. Então, vamos conhecê-los?
Considerado o principal nome da Literatura Brasileira, é dono de uma escrita inovadora para sua época, como no livro Dom Casmurro, em que um narrador pouco imparcial questiona a fidelidade da personagem principal e deixa para o leitor decidir se houve ou não traição. Apesar de a maior parte de suas obras pertencerem ao Realismo, o autor também teve uma participação no Romantismo.
Suas obras tratam de questões sociais, levantam questionamentos a respeito da moral humana na sociedade e contam com um grande mecanismo linguístico: a ironia. As principais características de seus livros são a introspecção, o humor e o pessimismo em relação à essência do homem e seu relacionamento com o mundo.
- Carlos Drummond de Andrade
Sabe aquela frase “No meio do caminho tinha uma pedra”? É dele mesmo. O mais importante e mais influente poeta do Século XX, um dos grandes modernistas brasileiros e o precursor da fase chamada “Poesia de 30”, é o autor mais citado pela prova.
Seus versos tratam do cotidiano de forma leve, direta, sem enfeites, ou seja, com vocabulário simples. Além disso, a temática da existência humana, o nacionalismo crítico de suas obras e estruturas dos seus poemas são destaques nas questões do exame.
Outro modernista que é muito citado no exame. Era membro da Academia Brasileira de Letras e professor de Literatura, então dominava a técnica da escrita. Crítico ferrenho às ideias parnasianas (valorização da forma e linguagem culta), o autor era adepto dos versos livres, da liberdade poética e da linguagem coloquial. Suas obras retratavam acontecimentos cotidianos e apresentavam uma dose de melancolia.
Nascida na Ucrânia, a autora veio para o Brasil com os pais com apenas dois meses de idade e foi naturalizada brasileira. Sua obra modernista é complexa, sofisticada e profunda, mas foi sua escrita intimista que a diferenciou dos demais escritores da época.
Os textos da autora são muito introspectivos, porém seus pensamentos não são expostos de forma linear. Logo, temos uma prosa poética, ou seja, não linear (com tempo e espaço não definidos), o chamado fluxo de pensamento.
Assim como Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, ela também faz parte dos grandes nomes de escritores romancistas neorregionalistas do Modernismo. Apesar disso, a obra da autora apresenta características diversas, presentes em escolas literárias anteriores ao Modernismo, como o Parnasianismo, o Romantismo e o Simbolismo.
Ao longo da vida, a autora publicou diversos livros de poesia, outros de prosa e uma quantidade significativa de produções voltadas ao público infantil. O conjunto de suas obras apresenta características de aspecto social e político, além de conflitos existenciais e espirituais.
É um dos nomes mais marcantes no Modernismo brasileiro, foi um dos responsáveis pela realização da Semana de Arte Moderna, em 1922. Ele foi casado com a pintora Tarsila do Amaral e, com ela, fundou o Movimento Antropofágico.
Suas obras eram ousadas e críticas, fazendo com que fosse considerado um autor polêmico. Defendia o rompimento com a estética formal, buscando ter como predominância a arte internacional sobre produções brasileiras.
Muito famoso por suas crônicas, é um autor das chamadas Tendências Contemporâneas, período em que ainda estamos vivendo. O tom irônico, crítico e lírico é uma de suas principais características. Além do engajamento político nas crônicas, em que o autor deixou clara sua posição contra o Governo Vargas e o nazismo.
Foi um poeta brasileiro muito forte por seu posicionamento político. Em seus poemas, ele ressalta a importância da luta contra a opressão social. Além disso, é famoso por sua metalinguagem e pelo uso de palavras simples. Por isso, fazia parte do Neoconcretismo, sendo um de seus fundadores, responsável por proporcionar maior subjetividade artística e liberdade criativa.
Pertencente à escola literária do Romantismo, mais especificamente na fase indianista do período. Sua obra possui ideais nacionalistas, com a presença de diversos símbolos genuinamente brasileiros, como elementos da fauna e da flora, além de enaltecer as origens do País com a figura do indígena como herói nacional.
Destaca-se entre os autores pós-modernistas por sua produção de romances regionalistas, que tratam da vida do sertanejo e do sofrimento do povo nordestino com precisão de detalhes no que diz respeito aos costumes e à linguagem.
As principais características de seu romance são a liberdade de criação linguística, os neologismos e o realismo mágico, algo que era inovador para a época e que o tornou tão grande no meio literário.
Ufa! A Literatura Brasileira tem uma grande riqueza de autores, não é mesmo? Isso faz com que as obras do exame variem bastante, e o principal desafio é não conhecer exatamente quais serão cobradas. Mas saber os autores que caem no ENEM com frequência, como os que listamos aqui, é importante para planejar seus estudos e te deixar preparado para o que pode vir.
Se você ainda não é nosso aluno e quer uma preparação completa para concursos, como o ENEM, seu lugar é no Elite! A jornada de sucesso que você busca pode começar agora! Faça sua pré-inscrição no nosso Bolsão 2024 e faça parte da nossa família. Esperamos por você!