Você sabia que a amizade tem grande influência na formação da identidade de uma pessoa? Na infância, os amigos possuem um papel significativo no desenvolvimento psíquico, social e afetivo. Por meio da amizade, a criança é capaz de identificar as próprias emoções e reconhecer suas forças e limitações. As trocas geram benefícios que auxiliam na melhora da autoestima, autoconfiança e segurança para exercitar a autonomia.
Sabemos que é por meio das brincadeiras que as crianças mais gostam de iniciar e manter novas amizades. Por isso, incentivamos a socialização brincando. Afinal, as atividades lúdicas possibilitam experimentar uma série de aprendizados e competências importantes para o convívio em sociedade.
Além das brincadeiras, uma outra forma de abordar diretamente a amizade é pelos livros. Ler com os pequenos é uma ótima oportunidade para conversar sobre as emoções e apresentar historinhas sobre o tema. Mas falar sobre a amizade é mais do que falar sobre como fazer amigos. É explicar que a empatia, a lealdade e a gentileza com o outro devem permear nossa vida desde a infância. Os livros infantis sobre o poder da amizade não são apenas leituras simples e divertidas, eles podem, de fato, ensinar lições valiosas para crianças de todas as idades.Confira alguns livros que podem ensinar ao seu filho o valor de uma verdadeira amizade!
1. A Fabulosa Máquina de Amigos (Nick Bland)
Uma história sobre amizade atual que fala, entre outras coisas, sobre as relações formadas na era das redes sociais. Em um belo dia, Pipoca, uma galinha que adora contar histórias, se depara com um misterioso retângulo iluminado, que a leva a um universo tecnológico cheio de novos amigos – embora os da vida real sejam ainda mais importantes.
2. Meu Amigo Dinossauro (Ruth Rocha)
Conta a história de amizade entre uma criança e um dinossauro. Em vez de fazer todo mundo correr de medo, o dinossauro conta histórias muito divertidas para os pequenos. Explicando como o mundo funciona, a história da humanidade, desde o surgimento dos homens até o petróleo, e como tudo está ligado. Com isso, leva as crianças a entenderem seu papel na hora de cuidar da natureza e das futuras gerações.
3. Bruno e João (Jean-Claude R. Alphen)
Mais do que um volume sobre amizade, o livro trata sobre bullying na primeira infância e sobre o quanto é importante termos com quem contar nas horas mais difíceis. Nessa história, conhecemos dois meninos: Bruno e João. Eles são muito diferentes um do outro, porém, o poder da amizade os uniu. Agora, eles vão superar todos os obstáculos. Juntos!
4. Pedro e Tina (Stephen Michael King)
Os dois personagens que dão nome ao livro têm personalidades nada parecidas, mas que, no fim das contas, são complementares. Ilustrado com desenhos delicados e de cores vivas, o livro ensina sobre respeito, sobre saber dividir e sobre o quanto a vida é mais bonita quando compartilhada.
5. Turma da Mônica
A famosa obra de Mauricio de Sousa atravessou diferentes gerações e ganhou reconhecimento internacional. As aventuras de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão marcaram a infância de muitos pais e continuam fazendo sucesso entre as crianças de hoje, ensinando que a amizade tem o poder de superar qualquer desafio.
6. Achados e Perdidos – Oliver Jeffers
História simples, com frases curtinhas, ideal para crianças pequenas, de três a cinco anos, que ainda estão engatinhando na leitura ou que adoram ouvir uma história contada pelos pais antes de dormir. Ao longo das páginas ilustradas, o volume narra o encontro entre um menino solitário e um pinguim igualmente sozinho, que aparece em sua porta subitamente. Os dois, então, embarcam em uma aventura compartilhada, na qual enfrentam perigos e estreitam o laço até entenderem o verdadeiro valor da amizade.
7. Amigos – Helme Heine
Uma ode às amizades que duram e perduram, “Amigos” é do escritor e ilustrador alemão Helme Heine, expert em conteúdo para crianças.
Recomendado para a faixa etária que vai dos seis aos oito anos, o livro retrata a bonita relação entre os inseparáveis bichinhos Valdemar, Juvenal e Frederico, um porco, um galo e um rato, respectivamente, que à medida que vivem aventuras, ajudam uns aos outros e reconhecem a importância da lealdade nas relações.
Essas são leituras fáceis e pensadas para que as crianças compreendam, celebrem e valorizem as semelhanças e diferenças presentes nas amizades. Agora que você já tem boas dicas de livros, é hora de se aconchegar e aproveitar o momento com seu filho. Boa leitura!