amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} /* Inline styles */ span.acssf62a8{font-weight:400;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Você sabia que a autoestima é um fator determinante no desenvolvimento da criança e no adulto que ela se tornará? Crianças com boa autoestima tendem a ser mais confiantes e ter mais interesse em aprender coisas novas.
Isso porque a autoestima influencia diretamente na forma como o indivíduo se enxerga no mundo e na forma com que ele se relaciona com as pessoas ao seu redor. Durante a infância, os problemas de autoestima podem gerar traumas significativos, como isolamento, introspecção e, até mesmo, queda na performance escolar. Se a criança se retrai por medo ou receio, ela perderá a oportunidade de aprender novas habilidades e de fazer novos amigos.
A família tem um importante papel nesse processo: a autoestima infantil deve ser estimulada dentro de casa, desde os primeiros anos da idade, junto com habilidades e características essenciais, como coragem, empatia e autonomia.
Quando incentivada da maneira correta, a criança se sente mais segura para lidar com contratempos, pressão dos colegas e outros desafios ao longo da vida. Ela também começa a se amar e pode influenciar positivamente as outras crianças do seu convívio.
Para auxiliar pais e responsáveis nessa jornada, trouxemos algumas dicas para promover a autoestima infantil e contribuir no desenvolvimento da criança. Confira!
1) Evite rótulos e comparações
Cada indivíduo é único, com habilidades, emoções e características únicas. Por isso, nenhum processo de aprendizado é igual. É fundamental saber respeitar e não comparar a criança com outro coleguinha que já esteja em outra fase de aprendizado.
O melhor a se fazer é ajudá-la e evitar cobrar mais do que a criança pode entregar.
Outro ponto importante é evitar rotular a criança, principalmente na frente de outras pessoas. Adjetivos relacionados às características físicas podem ter um forte impacto na autoestima dos alunos.
Quando constantemente comparada a outras crianças, ela poderá criar sentimentos de incapacidade, insegurança ou rivalidade.
2) Elogie as conquistas e avanços
No desenvolvimento infantil, cada passo conquistado é uma vitória: as primeiras palavras, a alfabetização, a escrita, as continhas de matemática. Todo passo deve ser elogiado e valorizado para que a criança se sinta orgulhosa de si mesma e do seu esforço.
Além disso, dentro de casa, atividades simples como arrumar a cama e guardar os brinquedos são muito importantes. Isso desenvolverá um senso de responsabilidade pessoal na criança, fazendo com que ela se sinta útil e capaz.
3) Incentive a autonomia
Sabemos que crianças exigem muito cuidado, mas a superproteção deve ser um ponto de atenção para os pais. A sugestão é não exagerar em decisões e momentos em que a criança poderia trabalhar a sua independência, pois isso terá impacto no futuro, onde ela terá que lidar com desafios e conflitos desagradáveis.
Na prática, atitudes simples podem ser tomadas: respeitando a faixa etária do seu filho, é importante deixá-lo tomar algumas decisões pequenas, como a roupa ou tênis que vão usar. Ou, ainda, tire um dia da semana para perguntar o que ele gostaria de comer e faça a refeição para toda a família.
Com a sua opinião sendo acolhida e respeitada, a criança terá mais facilidade para tomar decisões e se sentir seguro com elas.
Educação Infantil no Elite
No Elite, todo o ensino infantil é focado em desenvolver de forma completa os pequenos. São garantidas atividades em que os alunos consigam brincar, conviver, explorar, expressar e se conhecer.
A partir de experiências divertidas, os alunos conquistam mais autonomia, passam a conhecer a si e perceber o próximo, além de explorar o mundo que os cerca, gerando atitudes de autoconfiança, cooperação, solidariedade e responsabilidade.
👉Quer receber mais dicas para o seu filho, mas ainda não faz parte da família Elite? Consulte a unidade mais próxima de você e faça a pré-inscrição no Bolsão 2023!
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.