amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} /* Inline styles */ span.acssf62a8{font-weight:400;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Se você fez o Enem e sonha em ingressar na universidade pública, saiba como participar do Sisu e concorrer a uma vaga.
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma plataforma on-line do Ministério da Educação (MEC) e é uma das principais formas de ingressar nas universidades públicas do País. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Enem, não ter obtido nota zero na redação e acessar o site do SiSU, com o login e a senha fornecidos no momento da inscrição no exame.
O sistema permite que o aluno escolha até duas opções de curso em dezenas de universidades, de institutos e de centros federais, como USP, UnB, UFRJ, UFPR, UFBA. Algumas universidades estaduais também utilizam o Sisu como critério de seleção, como a UEMS, UEPB e UERGS.
Cada curso possui uma nota de corte, que será definida pela média dos resultados dos estudantes que o escolheram. Durante todo o período em que as inscrições estiverem abertas, o Sisu divulgará as notas de corte parciais, indicando a menor nota possível para se classificar em determinado curso, universidade, campus, turno e modalidade de concorrência.
Essa informação ajuda o candidato a avaliar se tem chances de ser selecionado, podendo trocar de curso, tanto a primeira quanto a segunda opção, e a analisar quais são as melhores chances para conseguir a vaga. Além disso, é necessário também entender as ações afirmativas, como sistema de cotas, listas de espera e outros detalhes.
Neste ano, as inscrições estarão abertas entre os dias 15 e 18 de fevereiro. Então, se você tem alguma dúvida sobre as etapas, este é o momento de entender o processo e ficar atento aos prazos para garantir a sua aprovação!
1. Como escolher a primeira e a segunda opções para aumentar as chances de aprovação?
Escolher o mesmo curso, mas em instituições diferentes, não é a melhor atitude a ser feita. Isso porque o fato de ser o mesmo curso faz as notas de corte serem semelhantes.
O ideal seria escolher como primeira opção o curso de maior importância para você e, como segunda opção, o curso considerado “plano B”. Pode ser algum na mesma área de atuação do primeiro, por exemplo.
Outro ponto é que, caso você não passe na primeira opção, o sistema automaticamente torna a segunda opção como única válida. Então, é aconselhável que você escolha um curso em que tenha interesse e boas chances de passar como segunda opção e coloque um curso mais concorrido como primeira.
2. Como funciona a nota de corte?
A nota de corte é a menor nota para o estudante ficar entre os candidatos potencialmente selecionados para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos por modalidade de concorrência. Por isso, a nota de corte é um importante parâmetro para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição.
A nota é calculada uma vez por dia ao longo do período de inscrição e não em tempo real. Fique atento para saber o quão longe ou perto você está do curso, mas lembre-se: a nota que vale é a do último dia de inscrições.
3. Como funcionam as ações afirmativas?
Todas as instituições participantes têm vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e para políticas afirmativas.
No momento da inscrição, o candidato pode se deparar com três modalidades de concorrência:
➤ vagas de ampla concorrência: voltadas para todos os candidatos;
➤ vagas reservadas à Lei de Cotas: direcionadas a alunos de baixa renda, estudantes de escola pública, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência; e
➤ vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição.
Vale ressaltar que, ao concorrer a vagas destinadas a cotistas ou às ações afirmativas, o candidato deve comprovar que cumpre os requisitos necessários e, caso não os cumpra, além de perder a vaga, pode ser penalizado legalmente.
4. E a lista de espera?
Se você não foi convocado na chamada regular, ainda pode participar da lista de espera para a primeira ou segunda opção de curso.
Para isso, é preciso entrar no site do Sisu e manifestar interesse durante o período especificado. A data para a participação na lista de espera deste ano é de 22/2 a 8/3.
Agora que você já conhece a seleção, fique atento ao cronograma do Sisu!
➤ Período de inscrições: 15/2 a 18/2
➤ Resultado da chamada regular: 22/2
➤ Matrícula da chamada regular: 23/2 a 8/3
➤ Prazo para participar da lista de espera: 22/2 a 8/3
➤ Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 10/3
Você está se preparando para o vestibular, mas ainda não faz parte da família Elite? Inscreva-se no Bolsão 2022 e venha conquistar o sonho da aprovação.
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.