amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Você sabia que, desde 2008, a Lei nº 11.769 considera que a música é obrigatória no currículo da Educação Básica? Não é exigida uma disciplina própria, mas a prática musical deve estar presente e integrada a outros conteúdos.
Isso porque a música é uma ferramenta interdisciplinar e possui papel muito importante na educação das crianças: contribui para o desenvolvimento neurológico, psicomotor, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. É responsável também por simplificar a construção de conhecimento, senso rítmico, imaginação, memória, concentração e socialização.
Segundo Jorge Schroeder, músico e pesquisador de música e educação no Instituto de Artes da Unicamp, “quanto mais cedo a música estiver envolvida nessa trama de significados que a criança adquire, mais possibilidades de sentidos, de criação e inovação essa criança vai ter. Assim, ela desenvolve novas e mais complexas formas de olhar para a sociedade”.
Desenvolvimento linguístico
A música é uma esfera de conhecimento e a sua compreensão está ligada à linguagem e aos códigos musicais. Então, quanto mais cedo a criança começa a compreender o mundo sonoro em que ela vive e conhecer músicas que tenham significação para a sua vida, melhor será a sua assimilação e sensibilidade em relação às sonoridades que a cercam.
Conhecer e se envolver com os mais variados gêneros musicais abre espaço para um desenvolvimento pessoal sobre diferentes linguagens e bagagens culturais. Na fase de alfabetização, a música é uma rica ferramenta para aprender a usar as palavras, melhorando o seu vocabulário e a pronúncia dos fonemas e sílabas.
Mais autoestima, autonomia e criatividade
Se compartilharmos um objeto sonoro com uma criança, logo é possível observá-la se engajar para explorar os diversos sons, certo?
Nessa fase, a teoria musical não é o ponto mais importante, mas sim o incentivo a exercícios que promovam uma sensibilidade musical e a coordenação motora. As crianças absorvem música também ao brincar, inventar passos, reproduzir danças e bater palmas: tudo isso estimula a capacidade de controle de si e contribui para a noção de espaço.
Com a liberdade de expressão sonora e corporal, fica mais fácil desenvolver autoconfiança e ampliar as possibilidades dos pequenos desde cedo, encorajando-os a exercitarem seus modos de pensar, sentir e se expressar no mundo.
Com múltiplas funções cerebrais acionadas, a educação musical facilita a conexão entre neurônios, exercita a memória, e as crianças tendem a apresentar boa capacidade criativa para improvisação!
Musicalização na prática
Tambores, chocalhos, caixas, ganzás, triângulos, pratos e outros permitem a descoberta de diferentes sons e ritmos. Todos envolvidos e atentos aos comandos do professor para se divertir, construir conhecimento e produzir uma melodia especial. Essa é a Bandinha Elite.
Pensando na importância da musicalização na infância, buscamos garantir experiências em que os alunos consigam conviver e explorar, trazendo atividades divertidas e repletas de ludicidade para despertar a curiosidade pelo conhecimento.
Ao interagir em grupo, sentimentos como ansiedade e estresse são deixados de lado. A diversão, a animação e o aprendizado se tornam aliados para promoção do bem-estar e da comunicação entre as crianças.
Uma vez por semana, desenvolvemos o projeto voltado para alunos do Ensino Infantil, que se propõe a criar um vínculo importante entre a música e a criança. Ao final do semestre, organizamos uma linda apresentação para os responsáveis, e cada turma apresenta a sua “Bandinha Elite”. Eles arrasam!💙
⏩Faça parte da nossa família! Consulte a unidade mais próxima de você: https://ensinoelite.com.br/unidades/
*Imagens feitas antes da pandemia.
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.