amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} /* Inline styles */ p.acss2f015{text-align:center;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Tire suas dúvidas sobre o nível de leitura e escrita esperados em cada etapa da criança
Dentro da prática de leitura e escrita, algumas frases rotineiras só demonstram o quanto as famílias se sentem ansiosas para que o mundo letrado chegue, o mais rápido possível, às crianças. Comentários como “o meu filho aprendeu a ler aos quatro anos”; “minha filha conta até dez desde os dois anos de idade”; e “meu filho já consegue ler palavras como bola e banana” costumam iniciar as comparações entre os pequenos, dando início a um processo que deveria, na verdade, ser focado na qualidade.
São muitas as etapas pelas quais as crianças devem passar antes de estarem preparadas e com maturidade para o universo escrito. Não é necessário apenas ler e escrever, mas também muita criatividade e entendimento do mundo como um todo – repleto de significados – para a compreensão do que se está lendo e/ou escrevendo.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), há um caminho a ser trilhado, respeitando as etapas de maturação – cognitiva ou motora – , para que a criança seja capaz de se tornar uma leitora/escritora com desenvoltura e autonomia.
Sendo assim, é importante que sejam cumpridas as seguintes etapas:
Até três anos
Até três anos, é preciso estimular a observação e a percepção de mundo por meio de expressões, recursos vocais com entonação e movimentos corporais para que a criança possa se expressar e demonstrar emoções dentro das próprias limitações. Nesse período, eles precisam adquirir um vocabulário que será aprimorado ao longo das demais fases.
De três a cinco anos
De três a cinco anos, as crianças devem desenvolver uma relação curiosa com a cultura e a escrita, explorando diversos tipos de textos, canções e rimas. É importante que haja uma curiosidade, sobretudo, pelos tipos de textos que costumam ser manipulados no dia a dia, já que os pequenos são capazes de perceber os diferentes usos sociais da escrita nesse período.
Esse, no entanto, ainda não é momento de cobrar que as crianças tenham formado habilidades para a aquisição da prática de leitura e escrita. Antes de tudo, elas precisam gostar e ser estimuladas a conhecer todo o processo. É comum que, nesse estágio, quando bem estimuladas, as crianças já consigam ler e escrever palavras simples de seu cotidiano. Contudo, não significa que o processo esteja concluído.
A partir de seis anos
Crianças a partir de seis anos já são capazes de produzir uma escrita e leitura espontânea, baseadas nas vivências experimentadas nas etapas anteriores. É nessa época em que os alunos conseguem aprimorar seus conhecimentos sobre o processo de alfabetização e que, a cada ano, podem adquirir maior protagonismo e autonomia na vida social. Isso é o que lhes permite utilizar com mais propriedade os recursos do mundo letrado.
Durante todo esse processo, é importante que os responsáveis envolvidos entendam e respeitem a faixa etária e o momento de cada criança. Afinal, é muito mais significativo estimular a criança para que ela desenvolva competências e habilidades que a tornem capazes de ler, escrever, entender e refletir sobre aquilo que está produzindo – tornando-se, assim, uma leitora e escritora crítica e responsável.
Quer saber tudo sobre nossas turmas de Educação Infantil? Então, clique aqui e conheça os projetos do Elite.
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.