amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Categories: Sem categoria

Plano de estudos ENEM 2019

Mais um ano letivo se inicia e, com ele, surge a dúvida mais comum entre os alunos (principalmente entre os que irão enfrentar a maratona de vestibulares no fim do ano): como me organizar melhor, fazer um plano de estudo para o ENEM?

Não se desespere, que te ajudamos com as dicas!

1 – Para evitar a tentadora procrastinação

Em tempos em que as redes sociais se tornaram uma espécie de extensão das pessoas, não dar aquela olhadinha no seu feed a cada cinco minutos é difícil. Mais difícil ainda quando o celular está ao seu lado. Então, antes de tudo, coloque o celular ou qualquer tipo de distração eletrônica longe. Feito isso, mãos à obra!

 

2- Conheça seus pontos fortes e, mais ainda, os fracos!

Qualquer plano se inicia traçando um objetivo final. Contudo, para tornar a chegada ao objetivo final possível, é necessário reconhecer seus pontos fortes e fracos e, se possível, anotá-los em uma agenda. Por exemplo, um aluno que tem dificuldade com redação não terá o mesmo plano de estudo que um aluno que tem facilidade com a escrita.

 

3- O tal do objetivo final

Seguindo a linha da anotação dos pontos fortes e fracos: anote seu objetivo final. Quais faculdades estão no seu radar? Qual é o curso pretendido? Tem uma segunda opção? Essas questões são cruciais, afinal, elas servirão de motivação ao longo dos estudos.

 

4- Seja amigo da rotina

Sinônimo de algo enfadonho, a rotina é crucial para efetuar um plano de estudo. Não adianta ter o plano em mãos se não for colocá-lo em prática. A rotina, além de ser amiga da disciplina e da organização, evitará a dor de cabeça do conteúdo acumulado às vésperas das provas.

 

5- Recursos diversos

Canetas coloridas. Notas autoadesivas. Planilhas. Mapas mentais. Cada aluno tem o seu recurso na hora dos estudos. Aqui retornamos à questão abordada no tópico dois: se você capta melhor o conteúdo por meio da memória fotográfica, por que não apostar em mapas mentais? Se você aprende mais anotando tudo o que o professor fala, por que não comprar um bom caderno e boas canetas?

 

Provas como o ENEM possuem uma certa tendência de conteúdos para cada área do conhecimento. No blog e nas redes sociais do Elite, você poderá encontrar os conteúdos mais abordados nas provas e colocá-los como prioridade no seu plano de estudo.

 

Desejamos a todos um ótimo início de ano letivo, com muita determinação e foco! Estamos com vocês.

Louise Delia

Recent Posts

Novo material militar: uma parceria do Poliedro com o Elite

O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…

3 meses ago

CDAAP 2026: inscrições abertas!

Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…

4 meses ago

Programa de Apoio ao Aluno (PAA) 2026

_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…

6 meses ago

CDAAP 2025: inscrições abertas!

Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…

1 ano ago

Programa de Apoio ao Aluno (PAA) 2025

No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…

1 ano ago

Dia Internacional dos Museus

Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…

2 anos ago

This website uses cookies.