5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

Proporcionar uma alimentação saudável na infância é um grande desafio para muitas famílias.

Afinal, os novos sabores, texturas e consistências podem causar estranhamento entre os pequenos, sobretudo diante de opções que, a princípio, parecem mais atrativas e saborosas. Industrializados como biscoitos recheados, refrigerantes e chocolates são os preferidos por muitas crianças, mas são repletos de gorduras trans e açúcares, e deficientes em nutrientes, e, por isso, precisam ser evitados.

 

Importância da alimentação saudável

Investir na educação alimentar é essencial para garantir o desenvolvimento adequado das crianças e para ajudá-las a, desde cedo, desenvolverem hábitos saudáveis, evitando riscos como o sobrepeso. De acordo com o Ministério da Saúde, o excesso de sobrepeso é causado pelo sedentarismo e por uma alimentação pobre em frutas, legumes e verduras. 

Sabe-se que, aliando o hábito de uma alimentação saudável a uma rotina de exercícios, até mesmo o desempenho escolar melhora. Isso porque o aumento de alimentos nutritivos contribui para o raciocínio, para o desempenho e para a disposição dos estudantes.

 

5 dicas para auxiliar a alimentação dos filhos em casa

O papel da família é fundamental na consolidação de uma alimentação saudável. Segundo nutricionistas, algumas dicas podem ajudar os pais e os responsáveis a contribuírem para uma boa alimentação na infância. Confira:

  1. Crie uma rotina: faça as refeições em horários estabelecidos.
  2. Mantenha o foco na alimentação: no momento da refeição, afaste celulares, tablets ou outros objetos que podem dispersar a atenção das crianças do contato com o alimento.
  3. Diversifique as refeições: prepare o alimento de formas variadas.
  4. Seja exemplo: prepare uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas. O prato deve ser colorido para estimular as crianças a se alimentarem melhor. Aproveite para decorar e cortar os legumes e as frutas em formatos diferentes.
  5. Coloquem a mão na massa: prepare uma receita saudável com os seus filhos. Assim, eles estarão próximos aos alimentos e terão a curiosidade de se alimentar melhor. Além disso, ao se envolver na execução das receitas, as crianças aprendem sobre como o alimento é preparado até chegar ao prato.

 

O papel da escola

A escolha da instituição de ensino do seu filho também é essencial para a manutenção de bons hábitos alimentares. Isso porque, em parceria com as famílias, a escola colabora para a solidificação de aprendizados e de hábitos.

Por isso, no Elite, oferecemos aos pequenos o projeto Alimentação Saudável, desenvolvido em uma proposta conjunta com a equipe pedagógica. Por meio do projeto, os alunos aprendem desde cedo sobre o que são os alimentos, como são feitos e como eles chegam até o prato. As crianças também são incentivadas a manter uma alimentação saudável em todas as suas refeições. 

Com exemplo e dedicação, é possível estimular desde cedo uma alimentação saudável, inclusive nas férias. Invista em alimentos nutritivos e aproveite para viver momentos memoráveis junto aos pequenos!

Escrito por:
Amanda Lira


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