amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
O aprendizado da nossa língua materna começa bem cedo, quando escutamos as historinhas contadas por nossos pais, e as palavras passam a despertar a nossa atenção. Na escola, é dado início ao processo de alfabetização por meio da escrita, fala, leitura e interpretação.
A participação dos pais é fundamental, por isso, listamos alguns hábitos que irão ajudá-los no aprendizado das habilidades de linguagem.
1. Inclua a leitura na rotina
Por meio da leitura, a criança tem contato com diferentes narrativas e formas gramaticais. Quando o hábito de ler começa a fazer parte da rotina, seja ouvindo ou lendo a história, o pequeno desenvolverá gradualmente sua capacidade de interpretação de texto, uma das maiores dificuldades dos estudantes. Conheça a nossa seleção de livros para ler em família e ajudar na criação do hábito de ler.
2. Use a linguagem mais adequada
É comum usarmos uma linguagem mais informal em casa, que pode conter gírias e conjugações gramaticais inadequadas. Como os filhos aprendem pelo exemplo dado em casa, devemos ter cuidado com a adequação do nosso vocabulário.
Pode parecer inofensivo, mas o uso de uma linguagem infantilizada atrapalha o processo de aprendizado da criança, principalmente na fase de alfabetização. Portanto, evite essa prática e reforce o contato do seu filho com a leitura, pois traz o contato visual com a grafia correta, além de facilitar a memorização.
3. Incentive formas variadas de expressão
A capacidade de se comunicar está diretamente relacionada à liberdade que a criança tem para se expressar. Pode ser feita de diversas formas: escrita, fala, desenho e até mesmo por meio da música. Com o tempo, essas formas de expressão vão se aprimorando e se ajustando às normas-padrão de comunicação, por meio de frases e textos coerentes e falas concatenadas e argumentativas.
4. Explore novas palavras com o dicionário
Como qualquer outra língua, é preciso expandir o vocabulário para que o seu aprendizado seja aprofundado. A capacidade de interpretar expressões e textos é desenvolvida quando temos contato constante com novas palavras, sendo o dicionário a ferramenta ideal para isso.
É importante que seu filho seja incentivado a buscar pelo significado das palavras e, dessa forma, compreender a sua aplicação. Você pode auxiliar ensinando a interpretar os símbolos fonéticos, as abreviações, sinônimos e outros tipos de recursos que os dicionários apresentam.
5. Pratique atividades lúdicas
Aprimorar o conhecimento por meio de jogos e brincadeiras pode ser muito divertido e produtivo. Inclua atividades lúdicas relacionadas ao uso da língua, como jogo da forca, caça-palavras, palavras cruzadas e jogos indicados para memorização de verbos ou formação de palavras, na rotina da criança.
Gostou do conteúdo? Acesse o blog Guia do Futuro e tenha acesso a mais artigos como este!
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.