5 hábitos para estudar português

Descubra pequenas mudanças que incentivam o seu filho e facilitam o aprendizado da nossa língua.

 

O aprendizado da nossa língua materna começa bem cedo, quando escutamos as historinhas contadas por nossos pais, e as palavras passam a despertar a nossa atenção. Na escola, é dado início ao processo de alfabetização por meio da escrita, fala, leitura e interpretação.

A participação dos pais é fundamental, por isso, listamos alguns hábitos que irão ajudá-los no aprendizado das habilidades de linguagem.

1. Inclua a leitura na rotina
Por meio da leitura, a criança tem contato com diferentes narrativas e formas gramaticais. Quando o hábito de ler começa a fazer parte da rotina, seja ouvindo ou lendo a história, o pequeno desenvolverá gradualmente sua capacidade de interpretação de texto, uma das maiores dificuldades dos estudantes. Conheça a nossa seleção de livros para ler em família e ajudar na criação do hábito de ler.

2. Use a linguagem mais adequada
É comum usarmos uma linguagem mais informal em casa, que pode conter gírias e conjugações gramaticais inadequadas. Como os filhos aprendem pelo exemplo dado em casa, devemos ter cuidado com a adequação do nosso vocabulário.

Pode parecer inofensivo, mas o uso de uma linguagem infantilizada atrapalha o processo de aprendizado da criança, principalmente na fase de alfabetização. Portanto, evite essa prática e reforce o contato do seu filho com a leitura, pois traz o contato visual com a grafia correta, além de facilitar a memorização.

3. Incentive formas variadas de expressão
A capacidade de se comunicar está diretamente relacionada à liberdade que a criança tem para se expressar. Pode ser feita de diversas formas: escrita, fala, desenho e até mesmo por meio da música. Com o tempo, essas formas de expressão vão se aprimorando e se ajustando às normas-padrão de comunicação, por meio de frases e textos coerentes e falas concatenadas e argumentativas.

4. Explore novas palavras com o dicionário
Como qualquer outra língua, é preciso expandir o vocabulário para que o seu aprendizado seja aprofundado. A capacidade de interpretar expressões e textos é desenvolvida quando temos contato constante com novas palavras, sendo o dicionário a ferramenta ideal para isso.

É importante que seu filho seja incentivado a buscar pelo significado das palavras e, dessa forma, compreender a sua aplicação. Você pode auxiliar ensinando a interpretar os símbolos fonéticos, as abreviações, sinônimos e outros tipos de recursos que os dicionários apresentam.

5. Pratique atividades lúdicas
Aprimorar o conhecimento por meio de jogos e brincadeiras pode ser muito divertido e produtivo. Inclua atividades lúdicas relacionadas ao uso da língua, como jogo da forca, caça-palavras, palavras cruzadas e jogos indicados para memorização de verbos ou formação de palavras, na rotina da criança.

Gostou do conteúdo? Acesse o blog Guia do Futuro e tenha acesso a mais artigos como este!

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: