3 maneiras de aproveitar as férias escolares e renovar as energias

Este é o período para desfrutar o descanso merecido após um ano de uma rotina, por muitas vezes, exaustiva, tanto para as crianças quanto para os pais.

 

Definitivamente, as férias são um dos momentos mais aguardados pelos pequenos. A contagem regressiva para o fim do calendário escolar anual gera a expectativa de viajar, brincar o dia todo e acordar um pouquinho mais tarde. 

A Academia Norte Americana de Pediatria publicou um artigo sobre o papel do recesso escolar, que, quando bem supervisionado, proporciona benefícios cognitivos, sociais, emocionais e físicos. Os pesquisadores observaram tanto os intervalos entre aulas quanto o período de férias e, a partir dos dados coletados, apontaram o recesso como peça fundamental para que a criança consiga fixar os ensinamentos transmitidos durante o semestre.

É tempo de o pequeno estreitar os laços familiares e aprender a como se relacionar com outras crianças por meio de brincadeiras em grupo, além de apreciar novas experiências que despertam a criatividade e a autonomia e melhoram a autoestima.

Para esse importante momento, separamos cinco atividades que passam longe dos aparelhos eletrônicos, mas que garantem a diversão com aprendizado. Confira!

Sugestões para aproveitar as férias escolares

1. Brincadeiras ao ar livre

Realizar brincadeiras ou qualquer outra atividade de lazer em ambiente externo traz um novo vigor para a criança. Pode ser piquenique na grama, bolhas de sabão, jogos com bola, pular corda ou simplesmente tirar o brinquedo da sala de casa e levar para uma área externa. Se for possível, busque por lugares com vegetação, como parques e bosques. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, explorar o contato com a natureza estimula a curiosidade, a criatividade e propicia relaxamento durante a fase de desenvolvimento corporal, cerebral e emocional do pequeno.

2. Programação com os amigos

Aproveite que outros amigos também estarão de férias e converse com os responsáveis para combinarem atividades em grupo, como ir ao cinema, passar o dia num parque de diversões, fazer um passeio cultural, uma viagem de final de semana, práticas esportivas ou criar gincanas mais elaboradas ao ar livre. Os encontros para lazer em grupo promovem a socialização do seu filho e desenvolvem competências colaborativas.

3. Leitura nas férias 

Um hábito que não pode ser deixado de lado durante as férias é o da leitura. Você pode participar lendo para o pequeno ou deixar que ele explore a história sozinho. A criança também pode inventar uma nova versão para a historinha favorita, um novo final e, quem sabe, fazer um teatro de fantoches a partir de um de seus livros. Aproveite o tempo livre para arrumarem juntos um cantinho de leitura. Conheça nossa seleção de livros para ler em família e se inspire!

 

Gostou das sugestões e quer saber mais? Então, acesse o blog Guia do Futuro e fique por dentro de diversas dicas para te ajudar a aproveitar o tempo de lazer com os seus pequenos!

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: