4 filmes para curtir (e aprender) durante as férias!

Confira as dicas de filmes que vão te ajudar a saber um pouco mais sobre História, Ciências e Artes

 

Sem dúvidas, as férias pedem uma maratona de filmes! Então, por que não aproveitar o tempo livre para combinar entretenimento com aprendizado? Para provar que essa combinação tem tudo a ver, nós preparamos uma listinha com 4 filmes que vão te emocionar e ainda agregar conhecimento. Vamos conferir?

12 anos de escravidão (12 Years a Slave, 2014, John Ridley)

A história ocorre em 1841, alguns anos antes da abolição oficial da escravatura nos Estados Unidos. Baseado na biografia de Solomon Northup, o filme, disponível no Telecine Play, narra a vida de um violinista negro, nascido livre no norte do país e que, após dois homens o sequestrarem e o venderem como escravo no sul escravista, lutou arduamente pela sua sobrevivência e liberdade durante mais de uma década. 

Classificação indicativa: 14 anos.

A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, 2015, James Marsh)

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme, disponível na Netflix, no Globoplay e no Telecine Play, narra a vida do famoso astrofísico que, mesmo após ter descoberto uma doença motora degenerativa aos 21 anos, não desistiu de seus estudos e se tornou, graças às suas importantes descobertas científicas, inclusive relacionadas ao tempo, um dos maiores cientistas da atualidade. Além disso, a obra retrata a sua história de amor com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa.

Classificação indicativa: 10 anos.

Frida (2003, Julie Taymor)

Baseado na biografia de Frida Kahlo, o filme, disponível no Clarovideo e no Looke, narra a vida da irreverente pintora mexicana que, mesmo após uma sofrida história, marcada por doenças e fortes decepções amorosas, ficou famosa por sua arte excepcional, por sua luta a favor dos direitos das mulheres e valorização da cultura indígena do povo andino. Além disso, a obra retrata a sua relação com a família e os seus romances com o pintor Diego Rivera e com o líder bolchevique Leon Trótski.

Classificação indicativa: 14 anos.

Radioactive (2021, Marjane Satrapi)

Baseado na biografia de Marie Curie, o filme, disponível na Netflix, narra a vida da primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel e que, apesar das dificuldades financeiras e do preconceito sofrido por ser mulher, foi uma das responsáveis pela descoberta de dois novos elementos químicos, rádio e polônio, que, inclusive, deram início ao uso da radioatividade. Além disso, a obra retrata a sua relação profissional com Pierre Curie, o físico francês que viria a se tornar seu esposo.

Classificação indicativa: 14 anos.

Aprender um pouco mais sobre História, Ciências e Artes nunca foi tão divertido, não é mesmo? Aproveitem para compartilhar este artigo com os amigos, escolher um filme para assistir e organizar um grupo de discussões. Temos certeza de que esses filmes renderão boas críticas! 

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: