#EstudandoParaoEnem: 11 filmes e séries sobre acontecimentos históricos no Brasil

Estudar de forma dinâmica, comendo pipoca e no conforto de casa também é possível! Filmes e documentários podem nos ajudar a entender um pouco do contexto sociopolítico, econômico e cultural de diferentes épocas, facilitando a fixação do conteúdo de História, ou ainda servir como fonte de informação para a redação do Enem. Aliás, em 2019, o tema da redação do exame foi a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, e muitos alunos que conheciam a produção cinematográfica brasileira conseguiram articular com mais facilidade os conteúdos e conjunturas que seriam importantes para a construção do texto.
Neste ano, o tema não deve se repetir, mas o assunto pode ser relevante para citações, contextos ou até para relembrar algum fato histórico. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 11 produções audiovisuais que abordam temas que podem aparecer em provas como Enem ou outros vestibulares. Confira!

  1.  Guerras do Brasil.doc (2018)
    A série documental de cinco episódios narra fatos, curiosidades e diferentes versões dos principais conflitos armados da história do País, com relatos de pesquisadores e estudiosos, além de imagens de arquivo e ilustrações sobre cada período retratado. Já no primeiro episódio, denominado “As Guerras das Conquistas”, o grande pensador contemporâneo Ailton Krenak fala sobre como a população indígena foi dizimada e segue sua luta, até os dias de hoje, pela demarcação de terras. Os demais episódios explicam “As Guerras de Palmares”; “A Guerra do Paraguai”; “A Revolução de 1930” e “Universidade do Crime”.

    ✅Disponível no YouTube e na Netflix
    Classificação Etária: 12 anos
  2. Ser Tão Velho Cerrado (2018)
    O documentário retrata o impacto ambiental e social do cerrado brasileiro, que sofre com o desmatamento intenso e aparece como um dos biomas mais devastados do País. A obra apresenta discursos intercalados de especialistas, engenheiros ambientais, cientistas e ambientalistas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Disponível na Netflix
    Classificação Etária: Livre
  3. O que é isso, companheiro? (1997)
    O Brasil alcançou o auge da ditadura militar após a decretação do AI-5, em dezembro de 1968, que provocou radical censura à imprensa, assim como a perda dos direitos civis do cidadão brasileiro. O filme conta a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e da Ação Libertadora Nacional (ALN), que lutavam contra a ditadura militar instalada no País.

    ✅Disponível no YouTube e Prime Video
    Classificação Etária: 14 anos
  4. Menino 23 (2016)
    O documentário retrata a investigação do historiador Sidney Aguilar no interior de São Paulo. No desenrolar do filme, ele mostra que empresários ligados ao pensamento eugenista (integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda, sob o falso pretexto de que os jovens seriam levados para um local onde estudariam, brincariam e aprenderiam sobre a importância do labor. A obra traz à tona a existência de um grupo nazista em um recente período da história do Brasil.

    ✅Disponível no YouTube
    Classificação Etária: 12 anos
  5. Xingu (2011)
    Baseado na história real dos irmãos Villas-Bôas, o filme narra a frente desbravadora do movimento “Marcha para o Oeste”, idealizado pelo presidente Getúlio Vargas, para conquistar uma região do País até então inexplorada. A área, no entanto, não era desabitada: havia diversas etnias indígenas convivendo no local. Os irmãos entram em contato com aldeias indígenas, ajudando a defender a cultura local e criando o Parque Nacional do Xingu.

    ✅Disponível na Globoplay e no Telecine Play
    ✅Classificação Etária: 12 anos
  6. Olga (2004)
    “Olga” é considerado uma das grandes produções do cinema nacional (inclusive em termos financeiros) e recebeu vários prêmios em diferentes festivais de cinema. Baseado em fatos reais, o filme retrata a vida de Olga Benário desde a sua adolescência em Munique, passando pelo romance com o líder comunista Luís Carlos Prestes, até o nascimento de sua filha Anita Prestes e sua morte durante o regime nazista de Hitler.

         ✅Disponível no YouTube e no Now
         ✅Classificação Etária: 14 anos

 

  1. Getúlio (2014)
    Uma das figuras brasileiras mais controversas, o filme relata as intrigas da Presidência da República e as entranhas do poder nos últimos 19 dias de vida de Getúlio Vargas, mostrando conspirações e tramas nos bastidores para que o presidente seja deposto ou renuncie. Além disso, a produção introduz o contexto político nacional e histórico da época.

    ✅Disponível no YouTube e na Netflix
    ✅Classificação Etária: 14 anos
  2. Guerra de Canudos (1996)
    Relatada por Euclides da Cunha em “Os Sertões”, a Guerra de Canudos narra a história real de uma guerra brutal que marcou a história do Brasil entre novembro de 1896 e outubro de 1897. O conflito envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste e militares da República, que acabara de ser proclamada e que decide enviar vários militares para destruí-la. O protagonista é um personagem bastante conhecido da história brasileira: o líder religioso Antônio Conselheiro, que leva os trabalhadores rurais a lutarem contra as regras da opressão no final do século 19.✅Disponível no YouTube
    ✅Classificação Etária: 14 anos
  1. Capitães de Areia (2011)
    Baseado no famoso livro do escritor baiano Jorge Amado, o filme traz uma denúncia reveladora e sensível sobre os problemas sociais que afetam o nosso país até os dias de hoje. A obra reúne cerca de quarenta menores (entre 9 e 16 anos) conhecidos como capitães, que vivem num velho armazém abandonado no cais do porto de Salvador e que são vítimas de um sistema de violência que envolve o abandono e a miséria.

    ✅Disponível no Vimeo
    ✅Classificação Etária: 16 anos
  2. Que Horas Ela Volta? (2015)
    Numa mistura sutil e cômica, o filme aborda a desigualdade social no Brasil a partir da relação entre a empregada doméstica nordestina e seus patrões paulistanos de classe média alta. Retrata a dinâmica dessa relação na sociedade brasileira do início do século 21 e a ascensão das classes C e D, que passaram a acessar lugares antes restritos às classes média e alta, como a universidade, e começam a participar mais ativamente da vida social brasileira.✅Disponível no YouTube, Globoplay e Telecine Play
    ✅Classificação Etária: 12 anos
  1. Central do Brasil (1999)
    Um clássico brasileiro! Recebeu prêmios do Festival de Berlim, BAFTA e também foi indicado ao Oscar em 1999. Por meio de uma narrativa ficcional e emocionante, Central do Brasil acaba por retratar um pouco da migração nordestina para os centros urbanos, muito comum entre as décadas de 1950 e 1990. Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro, mas acaba decidindo ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

    ✅Disponível no TelecinePlay
    ✅Classificação Etária: 12 anos


Aprender por meio de filmes é uma ótima ferramenta para aqueles dias em que a nossa mente está cansada e não consegue absorver conteúdos extensos: você aprende se divertindo, sem ficar cansado, e ainda consegue entender conceitos e fatos que poderiam parecer complexos. Na hora da prova, é possível que eles te ajudem a relembrar fatos importantes! 🙂

Sabemos que a preparação para o Enem é um processo longo, que demandará tempo, esforço e dedicação. E nós estamos aqui para guiar os seus passos até a aprovação. Se você pretende fazer a prova do Enem no próximo ano, aproveite a chance de se inscrever no nosso Bolsão 2021 e fazer parte do nosso time de vencedores!

Escrito por:
Monica Manhaes


Posts relacionados: