4 dicas para controlar a ansiedade em provas finais

Momentos decisivos costumam causar muitas tensões nos alunos. As razões dessa ansiedade incluem o medo do fracasso, falta de tempo para preparação adequada ou ainda experiências ruins em exames anteriores. Como costumam pontuar nossos alunos aprovados em concursos militares ou vestibulares: para garantir a aprovação, o candidato precisa muito mais do que só saber a matéria. É importante controlar o tempo de prova e, principalmente, a ansiedade. Por isso, trabalhar a saúde mental tem que ser uma prioridade paralela à disciplina em estudar os conteúdos programáticos de qualquer tarefa ou concurso.

Sabendo que a preparação mental e física será fundamental na sua aprovação, elaboramos quatro dicas para você se planejar e controlar a ansiedade em provas finais. Confira:

 

  1. Prepare-se com antecedência
    Uma das maiores razões para o nervosismo na hora da prova é a percepção de que não se está pronto para realizá-la. Quando você tem autoconfiança e sabe que estudou todos os pontos cobrados com foco e determinação, você se sentirá mais tranquilo e preparado. A nossa dica é que você estabeleça uma rotina de estudos, com horários e matérias específicas, que abranja todos os assuntos que irão cair na prova. Organize seu material em marcadores, diagramas e gráficos para diversificar a forma de estudar; muito material escrito pode ficar cansativo. Outro ponto importante é realizar simulados on-line e buscar provas anteriores para ter uma ideia realista do desafio que estará pela frente.

 

  1. Cuide da saúde e tenha uma boa alimentação
    Praticar exercício físico pode te ajudar a eliminar o estresse e ansiedade. Separe, pelo menos, 30 minutos do seu dia nesta prática, que também ajuda a estimular o cérebro e potencializa o raciocínio rápido e a memória, além de promover uma sensação de prazer e bem-estar. O ideal é que você estabeleça uma rotina de hábitos saudáveis que se adequem às suas tarefas diárias. Com a saúde melhor, fica muito mais fácil focar nos estudos, não é?Outro passo importante é diminuir a quantidade de alimentos gordurosos nos dias anteriores aos exames. Eles podem atrapalhar o funcionamento do corpo e aumentar a sua ansiedade. Na véspera, opte por comidas leves e nutritivas que lhe saciem e sejam digeridas sem grandes esforços.

 

  1. Tenha paciência consigo mesmo
    Sabemos que a nota alta ou a aprovação é o seu grande objetivo. Tenha consciência de que você precisará se dedicar bastante, mas não é necessário abrir mão de todos os seus momentos de lazer. Tudo é uma questão de equilíbrio e a sua organização nos estudos será crucial nesse sentido. O autoconhecimento também te manterá no caminho certo: entenda os seus processos, suas necessidades e metas.E lembre-se de que nem sempre a aprovação virá na primeira tentativa, mas você deve manter seu corpo e mente saudáveis para seguir na trajetória da tão sonhada aprovação. O seu esforço vai valer a pena!

 

  1. Valorize os momentos de descanso
    Estudar no dia anterior ao exame é um erro muito comum entre os estudantes.  O ideal é que o dia anterior seja de descanso. Nesse momento, você já estudou como deveria e está pronto para realizar a prova. Descanse, leia um livro de sua preferência, veja seus amigos e familiares, assista a um filme, enfim, realize uma atividade que te deixe feliz e tranquilo.Vale também prestar atenção à sua respiração e, quando se perceber ofegante, foque no inspirar e no expirar. No dia anterior ao exame, ter um sono de qualidade é essencial para fazer com que mente e corpo trabalhem em seu melhor ritmo: procure dormir cerca de 8 horas e não vá para a cama tarde nesse dia!

Nosso Propósito: para além de guiar nossos estudantes ao resultado final, temos a preocupação e cuidado em criar uma trajetória saudável, que respeite os limites de cada um. Não permita que a autossabotagem o faça desistir dos seus objetivos e lembre-se de que estamos aqui para ajudá-lo!💙

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Escrito por:
Monica Manhaes


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