Pular para o conteúdo

Pré-Militar

O melhor Preparatório Militar do Brasil no Elite

Conquistar o sonho grande da aprovação nos concursos militares mais concorridos do país requer base, disciplina e foco nos estudos, mas apenas o melhor Preparatório Militar dispõe dessas características. 

No Elite, é possível encontrar o melhor preparatório militar do Brasil. Sabe porquê? Os alunos encontram ensino diferenciado nas turmas, que são focadas em provas que exigem alto nível de conhecimento dos candidatos. A principal meta do preparatório militar do Elite é consolidar e aprofundar o aprendizado, além de desenvolver, nos estudantes, as competências necessárias para enfrentar os concursos. 

Ensino Elite - O melhor Preparatório Militar do Brasil no Elite
Ensino Elite - Como funciona o cursinho para concurso militar

Como funciona o Cursinho para Concurso Militar

As turmas do cursinho para concurso militar do Elite são voltadas especificamente para o ITA, IME, AFA, EsPCEx, Escola Naval, EFOMM, EPCAr ou Colégio Naval. Há um aprofundamento nas matérias de exatas, já que Química, Física e Matemática precisam estar afiadas para possibilitar o ingresso nessas instituições.

O preparatório militar conta com material didático próprio atualizado, focado nas necessidades do aluno. As apostilas oferecidas a todas às turmas contam com exercícios separados em níveis de dificuldades e gabaritos. Além disso, no cursinho para concurso militar do Elite, o aluno recebe a resolução dos vestibulares militares anteriores referente ao concurso que deseja ingressar e são aplicados simulados periodicamente como forma de desenvolvê-los melhor.

Esteja pronto para todos os Vestibulares Militares

Um dos pontos aliados à preparação dos candidatos de vestibulares militares é conhecer bem o concurso, manter a organização e a disciplina nos estudos. 

Concurso ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de Ensino Superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, localizado em São José dos Campos, São Paulo. São oferecidas as especialidades de Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. A graduação em Engenharia pelo ITA tem duração de cinco anos. Embora não exista idade mínima para ingresso no concurso ITA, desde que o candidato tenha concluído ou esteja concluindo o Ensino Médio no ano da inscrição, há idade máxima para entrada na instituição: 23 anos de idade, completados até o dia 31 de dezembro do ano do concurso.

Concurso IME

Localizado no Rio de Janeiro, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é um centro de excelência e referência em Engenharia do Exército Brasileiro, que oferece cursos de graduação e pós-graduação no segmento. Para se inscrever no concurso IME, é necessário ser brasileiro(a) nato(a), ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio, além de ter entre 16 e 22 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula (21 para a reserva). Os cursos de graduação na instituição se dividem em dois tipos:  o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe. Alunos de ambos os cursos devem escolher entre as especialidades oferecidas, que atualmente são: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Elétrica, Eletrônica, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartografia e Computação.

Concurso EsPCEx

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada em Campinas, São Paulo, seleciona e prepara os candidatos para ingressar no Curso de Formação de Oficiais das Armas. O concurso EsPCEx direciona mulheres às carreiras de Intendência e Material Bélico e homens para cursos de Cavalaria, Infantaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações e Intendência e Material Bélico. O concurso EsPCEx permite que os aprovados se tornem futuros cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). A instituição dá o primeiro passo na formação de oficiais combatentes do Exército. Para se inscrever, é necessário ser brasileiro(a) nato(a) e possuir idade mínima de 17 e máxima de 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Também é necessário ter concluído ou estar cursando, no ano da inscrição, o 3º ano do Ensino Médio.

Concurso Escola Naval

Escola Naval é a instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil, que fica no Rio de Janeiro, com o objetivo de formar oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM). O concurso Escola Naval é dividido em duas fases: na primeira, o candidato faz 20 questões de Matemática e 20 de Inglês, na segunda, 20 questões de Português, 20 de Física e uma Redação. Após aprovado, haverá Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física (corrida e natação), avaliação psicológica, entre outras etapas. A idade mínima permitida para ingressar na Escola Naval é de 18 anos completos e a máxima é de menos de 23 anos no dia 1º de janeiro do ano do Curso. Além disso, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão do mesmo.

Concurso EFOMM

Na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), o aluno se forma como Oficial de Náutica ou de Máquinas. São três anos de curso, em regime interno, e, ao término das atividades acadêmicas, é obrigatório um ano de estágio embarcado. Para realizar o concurso EFOMM, é necessário ter entre 17 e 23 anos e ter concluído o Ensino Médio até o ato da matrícula. O exame testa os conhecimentos de Português, Redação, Inglês, Matemática e Física dos candidatos, todas as questões com caráter eliminatório e classificatório. Os classificados na etapa de conhecimento são selecionados para a Inspeção de Saúde e os aprovados nesta prosseguem para o Exame de Suficiência Física, que testa a preparação física por meio de corrida e natação.

Concurso EPCAr

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) , sediada em Barbacena, Minas Gerais, tem como público-alvo alunos e alunas de 14 a 19 anos e sua missão é moldar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente, proporciona aos alunos a formação no Ensino Médio, por isso é necessário que o candidato(a) tenha completado o Ensino Fundamental até o ato da matrícula.

Concurso Colégio Naval

O Colégio Naval (CN) é uma instituição de Ensino Médio da Marinha do Brasil, sediada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A proposta é preparar os alunos para ingressarem na Escola Naval (EN), instituição de Ensino Superior onde são formados oficiais da Marinha. Por conta disso, o curso no Colégio, que busca estimular o gosto pelo mar, é conhecido como Curso de Preparação de Aspirantes. Para se candidatar ao concurso Colégio Naval, é necessário ter 15 anos completos e menos de 18 anos, completos até 1º de janeiro do ano do Curso, e ser do sexo masculino. Por servir também como Ensino Médio, um dos pré-requisitos é ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental até o ato da matrícula.
Ensino Elite - Faça do Elite seu Curso Preparatório Militar

Faça do Elite seu Curso Preparatório Militar

Agora que você já conhece como funciona um curso preparatório militar, sabe a importância de escolher a melhor instituição de ensino. O aspirante à carreira militar precisa se dedicar diariamente e nós do Elite conhecemos a rotina exigida para a aprovação nos concursos. 

Conheça mais sobre o nosso curso preparatório militar e sobre nosso método de ingresso, o Bolsão – uma prova gratuita que disponibiliza até 90% de desconto aos participantes.

Aprovações do Elite em Concurso Militar

Há 16 anos, a maior aprovação na EsPCEX.

27% das aprovações do Colégio Naval, com 4 dos 10 primeiros colocados.

Há 10 anos, a maior aprovação na EPCAr.

1º e 2º lugares gerais na EPCAR.

20% das aprovações da EPCAr são do Elite, com 5 dos 10 primeiros colocados.

1º lugar geral na EEAr.

Ensino Elite - Aprovações do Elite em Concurso Militar