Aprendizagem criativa: qual é o espaço das artes na trajetória escolar?

A criatividade pode e deve ser incentivada em toda trajetória escolar, sobretudo na infância e na adolescência

Para além de oferecer um conhecimento teórico dentro de sala, o nosso grande objetivo é desenvolver alunos com autoconfiança, solidariedade, consciência coletiva e capacidade plena de pensar por si mesmos. 

Para isso, é importante entender a criatividade dentro da pluralidade, quebrando paradigmas de que ela é um dom ou que poucos a possuem. A criatividade pode e deve ser incentivada em toda trajetória escolar, sobretudo na infância e na adolescência. 

Ela exerce um papel fundamental para que o indivíduo seja mais humano e resolva problemas em situações adversas. Por isso, a aprendizagem criativa vem ganhando força nos últimos anos. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, criar um ambiente favorável à expressão da criatividade na escola facilita experiências e sentimentos que podem ser ainda mais estimulados em grupo. Um local livre para os alunos se expressarem é necessário, pois os inclui num ambiente seguro de troca e aprendizados.

O que é a aprendizagem criativa?

É uma proposta educativa que promove o desenvolvimento de indivíduos que pensam e atuam de forma criativa e colaborativa.

A criatividade é uma habilidade social e emocional, que permite gerar ideias, perspectivas e criar soluções. Isso nos possibilita enxergar novos caminhos e estratégias para possíveis desafios e problemas, além de ser uma ferramenta importante para desenvolver empatia, para se colocar no lugar do outro. 

Na escola, a aprendizagem criativa é uma maneira de incentivar práticas pedagógicas mais dinâmicas e voltadas para o crescimento do conhecimento multidisciplinar, permitindo que o aluno seja também responsável pelo que aprende.

É uma linha pedagógica que coloca o estudante no centro do aprendizado e estimula a sua participação na resolução de problemas. O objetivo é desenvolver quatro pilares importantes: a criação, o teste, o erro e a construção do conhecimento, em momentos nos quais o aprendizado ativo encoraje os alunos a encontrarem soluções práticas para os problemas apresentados. Pois, quando estimulada, a criatividade nos permite analisar qualquer problema por diversas perspectivas, tornando possível explorar estratégias além das convencionais. 

Por isso, a escola deve ser um ambiente que favoreça esse potencial por meio de diferentes recursos, ferramentas, ideias, materiais e atividades. Com o apoio emocional e o suporte pedagógico, os vínculos se tornam mais fortes, e os estudantes se sentem mais confortáveis para criarem e produzirem ideias novas.

Para quem se interessa sobre o assunto, recomendamos a leitura de obras como “Escolas Criativas: a revolução que está transformando a educação”, de Ken Robinson e Lou Aronica, e “Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos”, de Mitchel Resnick.


Na prática, aqui no Elite, tudo é pensado para desenvolver de forma completa os pequenos. São garantidas experiências em que os alunos consigam brincar, conviver, explorar, expressar e se conhecer, apropriando-se de conhecimentos indispensáveis para toda a aprendizagem. 

A partir de experiências divertidas e repletas de ludicidade, as crianças conquistam mais autonomia, passam a conhecer a si próprias e a perceber o próximo, além de explorar o mundo que as cerca. 

Já no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, desenvolvemos projetos que visam aprofundar o aprendizado, além de incentivar habilidades socioemocionais para preparar os jovens para o mundo e para enfrentar vestibulares e concursos.

Confira alguns projetos trabalhados por aqui, que incentivam o desenvolvimento das artes e a criatividade dos nossos alunos:

Projeto Vernissage

View this post on Instagram

A post shared by Elite Rede de Ensino (@ensinoelite)

É um projeto com releituras artísticas, inspiradas por obras de pintores famosos. Durante a atividade, os alunos aprendem sobre a vida de artistas e utilizam materiais e técnicas para suas criações, tendo estimulados o gosto pela arte, a concentração e a criatividade. 

☑Disponível da Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Finais.

Feira da Cultura

View this post on Instagram

A post shared by Elite Rede de Ensino (@ensinoelite)

 

O evento traz uma exposição dos trabalhos dos alunos, com o objetivo de abordar assuntos importantes da cultura brasileira e de outros países. Nela, os alunos desenvolvem trabalhos criativos nos âmbitos científico e cultural.

☑Disponível para a Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Iniciais.


Cine Marco Antônio

No projeto, os alunos da 2ª série do Ensino Médio utilizam desde câmeras de celulares a equipamentos de alta definição para produzirem vídeos sobre a nossa sociedade, com base nas disciplinas Filosofia, Geografia e Sociologia. A atividade desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e a capacidade de organização, além de criar um ambiente propício à discussão de ideias e ao debate.

☑Disponível para o Ensino Médio.


Palco Elite

No Palco Elite, os alunos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental são incentivados a criar uma peça teatral e a atuar nela, o que eleva o interesse deles pela leitura e estimula a criatividade, o senso de responsabilidade e o comprometimento.

☑Disponível para o Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio. Também temos o “Palquinho Elite”, voltado para a Educação Infantil. 


Bandinha de Elite

A Bandinha se propõe a criar um vínculo entre a música e a criança, contribuindo para o desenvolvimento da musicalização, da socialização, da expressão, da coordenação motora, da percepção sonora e espacial e do raciocínio lógico.

☑Disponível para a Educação Infantil.

 

Laboratório Inteligência de Vida (LIV)
O LIV é trabalhado semanalmente com os pequenos e desenvolve habilidades de vida, como criatividade, proatividade e colaboração. Por meio desse programa de educação socioemocional, os alunos aprendem a reconhecer seus sentimentos e o próprio pensamento crítico.

☑Disponível da Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Finais.

➤Não faz parte da família Elite? Ainda dá tempo de se matricular no Bolsão 2022! 

Escrito por:
Larissa Florentino


Posts relacionados: