amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Dicas

Atitudes cotidianas de cuidado com o meio ambiente

Você tem ideia do porquê comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente neste 5 de junho? Essa data foi inserida no calendário pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, Suécia. Mundialmente, a data é comemorada para chamar a atenção da população para os problemas ambientais e discutir sobre a importância de preservar os recursos naturais.

Há grandes mudanças que precisam ser feitas, que envolvem diversas esferas internacionais, mas nós podemos começar com cuidados locais, de forma simples e diariamente. Para te ajudar, compartilhamos agora quatro atitudes que podem ser postas em prática no cotidiano e que ajudam a minimizar os danos causados no meio ambiente:

 

  • Economizar água

É sabido que cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água. No entanto, desse percentual, apenas 3% é de água doce. E mais: se pensarmos que a água tem um ciclo natural capaz de renová-la, mas nossa demanda cresce cada vez mais, o desperdício não pode fazer parte dessa equação.

Dicas: demorar menos no banho, atentar-se para pequenos vazamentos em casa, deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça.

 

  • Evitar o consumo exagerado de energia

Calma, isso não quer dizer que você precisa passar as noites no escuro! Mas é importante saber que todas as fontes de energia durante sua produção causam algum impacto ambiental: seja a poluição atmosférica, alagamento de áreas ou até acidentes nucleares. Ao evitar seu consumo exagerado, você ajuda o meio ambiente e ainda poupa o seu dinheiro!

Dicas: checar se a vedação da geladeira está em dia e abri-la menos vezes, apagar luzes que não estão sendo usadas, trocas lâmpadas antigas pelas mais econômicas de LED, racionalizar o uso de aparelhos, como ar-condicionado e ferro elétrico.

 

  • Substituir os descartáveis

Sabe aquelas inúmeras sacolas de plástico que você traz do mercado após as compras? Então, elas demoram 400 anos para se decompor no meio ambiente! Há tantas trocas simples que muitas pessoas já estão começando a botar em prática e que fazem um bem danado para o nosso meio ambiente.

Dicas: troque as bolsas de plástico do mercado por ecobags de pano ou até pelo carrinho de feira, troque o copo de plástico pelo reutilizável de silicone e troque o canudo de plástico/papel pelo de ferro.

 

  • Jogar o lixo no lixo

Essa é óbvia, mas não custa nada reforçar! Se estiver na rua com uma embalagem vazia mas sem uma lata de lixo por perto, guarde na bolsa/mochila até encontrar uma. Jogar no chão é como sujar a sua própria casa — nesse caso, a nossa casa, o planeta Terra. Pense que seu simples saco de biscoito também pode ajudar a entupir bueiros e causar inundações.

Dicas: além de andar sempre que possível com uma bolsa tipo ecobag, também busque conscientizar as pessoas da sua família e amigos sobre a importância do descarte correto do lixo. Pode parecer algo pequeno e simples, mas faz uma diferença enorme no mundo! Outra dica interessante é fazer sua própria reciclagem em casa, separando em lixeiras diferentes o metal, o papel, o vidro, o plástico e o lixo orgânico. Mais informações sobre a coleta seletiva você encontra no site da prefeitura da sua cidade.

Acima de tudo, precisamos pensar no uso consciente dos recursos naturais e passar esse conhecimento para as gerações futuras. Plantamos hoje para colher sempre. Vamos juntos?

Louise Delia

Recent Posts

Novo material militar: uma parceria do Poliedro com o Elite

O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…

2 dias ago

CDAAP 2026: inscrições abertas!

Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…

4 semanas ago

Programa de Apoio ao Aluno (PAA) 2026

No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…

3 meses ago

CDAAP 2025: inscrições abertas!

Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…

12 meses ago

Programa de Apoio ao Aluno (PAA) 2025

No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…

1 ano ago

Dia Internacional dos Museus

Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…

1 ano ago

This website uses cookies.