Checklist 2022: comece o ano mais organizado

O início de um ano marca um novo ciclo de muitas decisões, caminhos e objetivos a serem definidos. Por isso trouxemos algumas dicas para você se planejar melhor, se manter no controle e aprender a se adaptar às oportunidades e desafios que aparecerão ao longo do caminho.

A nossa sugestão é que você comece questionando quais são suas metas para essa nova fase: um esporte de seu interesse, ter mais dedicação aos estudos, sanar as dificuldades de determinada disciplina, passar no vestibular, no concurso militar. Enfim, seja qual for a sua meta de curto, médio ou longo prazo, o ideal é que você saiba exatamente aonde quer chegar. Mas, se você ainda não tem isso bem definido, que tal começar escrevendo opções viáveis para você?

Confira um checklist com dicas que serão superimportantes nesse processo!

 

✔ Pratique o autoconhecimento
Existem diferentes formas para ser mais produtivo e organizado, de acordo com o seu objetivo. Por isso, é importante conhecer suas habilidades, vulnerabilidades, desejos e sonhos e anotá-los na sua lista. Todos eles serão uma direção para o seu desenvolvimento individual e para as demais atividades nas quais você irá se envolver no novo ano.

 


✔ Tenha objetivos a curto prazo

É necessário ter metas a longo prazo, porém é importante também planejar e cumprir metas a curto prazo, pois elas trazem um maior senso de satisfação e motivação.

 

✔Use ferramentas simples
Analise as ferramentas disponíveis, como calendário, planner, caderno, bloco de notas ou aplicativos de organização, e escolha o que funciona melhor para você. Não se prenda a regras longas e complexas de produtividade. O importante é que você visualize o que precisa ser feito de maneira objetiva e rápida.

 

✔Defina horários e dias específicos para as tarefas

Para superar a dificuldade em realizar tarefas rotineiras, você pode estabelecer dias ou horários específicos e organizá-las no seu planner.

Por exemplo: natação na quarta e na sexta, às 6h30; aula de francês na quinta, às 20h; planejamento semanal no domingo, às 21h, e assim por diante.  Lembre-se de dar um check em todas as tarefas da semana após concluí-las.

 

✔Deixe o quarto sempre organizado 

Pode parecer clichê, mas manter organizando o ambiente em que você está interfere diretamente na sua organização diária.

Por exemplo: quando a sua mesa está cheia de folhas espalhadas e resumos antigos, fica mais difícil encontrar o que você está procurando. Então, com tudo organizado, você otimiza tempo e se sente mais confortável, além de ter um ambiente acolhedor para passar seu tempo livre e para estudar.

 

✔Descanse e cuide da alimentação

Sem dormir ou comer direito, as tarefas diárias ficam difíceis e cansativas. Arrume tempo para atividades físicas e hobbies que ajudam a sua saúde mental. Não se esqueça de separar um tempo especial para conversar com seus amigos e família, além de conhecer melhor a sua própria companhia.

 

 

Escrito por:
Larissa Florentino


Posts relacionados: