Como escolher o meu futuro profissional?

Uma das decisões mais difíceis na trajetória escolar é definir qual carreira seguir. Entre tantos cursos e profissões, é comum ter dúvidas e questionar qual é o seu perfil profissional. O medo de errar, as expectativas sociais e a falta de conhecimento sobre as áreas são pensamentos recorrentes nesses momentos.

A grande recomendação é analisar a própria história acadêmica e pesquisar bastante sobre as áreas: quais disciplinas você tem maior facilidade ou dificuldade em lidar? O que você sabe sobre o mercado de trabalho? Já conversou com profissionais do curso que planeja seguir? É de suma importância que qualquer jovem, aspirando a um curso universitário ou não, conheça o mercado profissional, pois sendo funcionário, patrão ou empresário autônomo, será preciso lidar com diversos deveres e compromissos exigidos no dia a dia.

Com objetivo de estimular o conhecimento e preparar os estudantes para os desafios que terão de encarar, neste ano realizamos uma Feira de Carreiras com o tema “O mercado de trabalho do século XXI”. Entre as atividades, os alunos fizeram paralelos entre carreiras tradicionais e carreiras modernas, analisaram os cursos universitários e cursos técnicos, estudaram sobre empreendedorismo, profissões do futuro e primeiro emprego.

Ações como essa podem ajudar a definir o seu futuro. Às vezes, temos plena certeza da área que queremos seguir, mas ao iniciar o curso escolhido, não nos adaptamos e percebemos que não era o que esperávamos. O nosso ex-aluno Thiago Mulim, por exemplo, havia iniciado o seu percurso de forma bastante diferente: foi aprovado na EPCAr, mas não se adaptou à instituição. Em seguida, foi aprovado em Química na UFF, mas também não se adequou ao curso. Quando começou a dar aulas de inglês e passou para Letras/Inglês na UFRJ, percebeu que esse era o seu caminho: compartilhar conhecimento e poder contribuir para a formação de outras pessoas. 

Atualmente, ele é o nosso supervisor nacional do pré-vestibular e contribui significativamente na trajetória de muitos estudantes, dando suporte e dicas valiosas. Para ajudá-los, Thiago deixou algumas orientações sobre materiais de referência para a escolha da universidade e dos cursos. Confira!

 

QG do Enem

Blog mais completo no que se refere ao vestibular do Enem. O site também contém uma aba específica para profissões e orientação vocacional. É constantemente atualizado com informações sobre o Sisu e outros vestibulares.

 

Educabras

Voltada para professores e alunos, a plataforma conta com um blog exclusivo para vestibulares de todo o Brasil, não sendo necessária a assinatura para acesso. Além de atualização constante no que se refere a informações sobre vestibulares, é um ótimo recurso para a consulta de questões.

 

Guia do Estudante

O Guia do Estudante integra a família de publicações da Editora Abril. Os materiais incluem apostilas de disciplinas do currículo brasileiro, revistas sobre vestibulares e resumo sobre atualidades. Também organiza uma feira anual que reúne universidades e eventos almejados para futuros estudantes do ensino superior. O Guia também publica avaliações dos cursos superiores oferecidos no Brasil e anualmente premia universidades públicas e privadas.

 

Mundo Vestibular

Site imersivo e lúdico que conta com informações sobre diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Possui abas de explicação voltadas para FIES, ProUni, EAD, cursos e simulados. 

 

Recomendamos também o exercício do autoconhecimento: conheça seus sonhos, habilidades, interesses e perceba o ambiente onde se sente mais confortável. Você é prático e estratégico? É introvertido ou extrovertido? Qual a importância da estabilidade financeira para você? Todas as variáveis da sua vida interferem na sua escolha! Converse com o coordenador pedagógico da sua unidade sobre os seus desejos, possibilidades e aflições. Estamos aqui para ajudá-lo a traçar o caminho ideal para você. 

 

⏩Ainda não faz parte da família Elite? Inscreva-se no Bolsão pré-vestibular: bit.ly/BolsaoElite2021

Escrito por:
Monica Manhaes


Posts relacionados: