Como lidar com a pressão em ano de vestibular?

Se você vai fazer o vestibular este ano, é importante ter em mente que a preparação vai muito além dos estudos: é preciso cuidar do emocional, adequar a rotina e saber alinhar as suas prioridades.

Nos meses que antecedem a prova, a nossa dica é conversar com amigos e familiares a respeito dos seus sonhos e do suporte necessário para alcançá-los. Ter uma boa rede de apoio é essencial para se sentir acolhido e garantir uma preparação mental que vá te auxiliar no dia do vestibular. 

Isso porque o medo do fracasso influencia diretamente no seu autocontrole e pode causar crises de ansiedade e um mau desempenho. Por isso, aprender a lidar com a pressão é tão importante quanto estar bem preparado e dominar as matérias que caem na prova.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para melhorar a autocobrança e equilibrar o ritmo de estudos. Confira!

1) Acredite em você!

Sempre haverão projeções ou expectativas ao nosso redor, seja dos pais, avós, tios, amigos ou até de nós mesmos. Então, é muito comum se sentir tenso ou preocupado com provas importantes, mas não deixe que esse receio domine os seus pensamentos. 

Se a cobrança for externa, evite atritos que possam causar desequilíbrios emocionais e priorize o diálogo saudável, expondo os seus sentimentos e opiniões de forma clara.

Mas se a cobrança for interna, evite fantasiar possíveis situações, como não obter nota suficiente para a prova ou não conseguir a faculdade desejada. Foque no seu sonho e no que você pode fazer agora. Preparando-se com calma e com um bom suporte, você chegará ao resultado que deseja. 

Lembrando sempre de não se comparar aos outros: cada pessoa é única e possui uma vivência única.

2) Organização é a chave!

Sabe aquela hora que você dá um “check” numa lista enorme de coisas para fazer? A sensação de tranquilidade e dever cumprido é ótima, não é mesmo?

É assim que você se sente quando consegue manter uma rotina de estudos e aprender os assuntos mais cobrados da prova!

Com planejamento, fica muito mais fácil lidar com a pressão do pré-vestibular. Afinal, você sentirá que está fazendo o que precisa para atingir um bom resultado.

A autoconfiança será uma grande aliada nesse caminho: quando você sabe que estudou todos os pontos cobrados, ficará mais tranquilo para enfrentar o seu desafio.

Uma dica prática para o dia a dia é organizar seu material em formatos diferentes: vídeos, áudios, marcadores, diagramas e gráficos podem ajudar a variar sua forma de estudar.

Além de fazer os exercícios em sala, realize também alguns simulados on-line e busque provas anteriores para ter uma ideia do que você enfrentará no dia da prova. 

3) Autocuidado e momentos de descanso

Para manter uma rotina saudável de preparação, é importante alternar entre estudos e momentos de descanso e lazer. Afinal, tudo é uma questão de equilíbrio e a sua organização será crucial nesse sentido.

Praticar exercício físico pode te ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Separe, pelo menos, 30 minutos do seu dia nesta prática, que também ajuda a estimular o cérebro e potencializa o raciocínio rápido e a memória, além de promover uma sensação de prazer e bem-estar. 

“Mas… e se eu não for aprovado de primeira?”

Mesmo quando não conseguimos a sonhada aprovação na primeira tentativa, é importante lembrar que todo o esforço e tempo dedicados não foram em vão: tudo o que você aprendeu durante o ano te colocará um passo à frente na sua próxima tentativa. E nós estaremos por perto para guiar a sua trajetória!

 

👉Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe a nossa live e tire todas as suas dúvidas sobre a performance acadêmica! 

Sabemos que os vestibulares se aproximam e é fundamental seguir motivando e orientando os alunos. Nesse sentido, ficamos muito felizes de poder contar com dois psicólogos da nossa equipe, Gabrieli Ribeiro e Vandinei Meira, para discutir temas relevantes”, afirma Thiago Mulim, supervisor do pré-vestibular do Elite.

Tema: “Performance acadêmica: como conquistar sua história de vitória?”

Data e horário: dia 4/8, às 19h30, ao vivo, no nosso Instagram.

 

👉Se você ainda não é aluno do Elite, faça a sua pré-inscrição no Bolsão 2023 e garanta a melhor preparação: https://bit.ly/PreBolsao2023

 

Escrito por:
Louise Delia


Posts relacionados: