amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Atualmente, os jogos digitais estão presentes no nosso cotidiano em diferentes esferas e faixas etárias. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022, 74,5% dos brasileiros utilizam jogos eletrônicos em smartphones, consoles ou computadores. Isso significa dizer que a maior parte dos brasileiros já está familiarizada com a mecânica e a estética do universo dos jogos.
Por isso, a gamificação vem ganhando destaque e tem se tornado uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem. Utilizando importantes referências dos jogos, ela estimula o contato visual e intelectual e torna o conhecimento mais rápido e dinâmico. Então vamos entender um pouco mais sobre essa técnica e como ela pode ser aplicada? Confira!
O termo gamificação vem da expressão, em inglês, gamification, que significa a aplicação de elementos de jogos em atividades que não são jogos.
Como prática educativa, ela consiste em utilizar elementos de jogos no processo de aprendizagem, como, por exemplo, a dinâmica, estratégia, pontuação, desafios, rankings e prêmios em alguma atividade específica.
Um dos grandes desafios educacionais na atualidade é captar a atenção do aluno, e a gamificação busca justamente reter a concentração dele.
É um recurso para engajar e conversar com os jovens, incentivando o “erro” como forma de aprender. Eles são recompensados pelas suas conquistas e sentem vontade de seguirem se esforçando para atingirem seus objetivos.
Isso acontece porque os elementos usados, que relembram as dinâmicas dos jogos, dão ao aluno a sensação de estar passando pelo processo gamificado, ou seja, pelos sentimentos de conquista, evolução e conclusão presentes nos jogos. Ele deseja continuar para concluir missões e “subir de nível”.
Além disso, quando o aluno se envolve no aprendizado de forma ativa, ele tem a capacidade de ser mais eficiente, pois é algo diferente na rotina de aprendizado.
Assim como os jogos, também é fundamental fornecer feedbacks, informando-os onde eles estão no ranking e os resultados de suas ações. E, claro, sempre pontuando a importância de realizar uma competição saudável e justa entre os colegas de sala.
O grande objetivo dessa técnica é tornar o ensino mais atrativo, explorando o engajamento dos alunos e contribuindo para a resolução de problemas, mas ela abrange outras inúmeras vantagens, como:
> promoção do diálogo e do trabalho colaborativo
> absorção do conhecimento
> alunos mais engajados e interessados no conteúdo
> incentivo à criatividade, à autonomia e ao protagonismo
> trabalho de competências socioemocionais
> ajuda no desempenho e nos resultados
Aqui, no Elite, utilizamos a gamificação para auxiliar na absorção de conteúdos pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Atividades como Matemática Divertida e Pescaria do Alfabeto fazem com que os pequenos tenham interesse em aprender se divertindo e jogando com os colegas.
Já para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, as eletivas do Eai aparecem como uma grande ferramenta para promover o aprendizado interativo e tecnológico.
Por exemplo, a eletiva “Como criar games?”, disponível para o 8º e 9º anos, oferece uma abordagem lúdica e pautada no avanço individualizado para entender os conceitos de lógica e encadeamento sequencial que envolvem a programação de jogos. Para facilitar o processo, a linguagem é apresentada em blocos, como uma espécie de quebra-cabeças, e os estudantes realizam atividades de verificação antes de avançarem para a próxima aula.
E você, ainda não faz parte da família Elite? Confira a unidade mais próxima de você!
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.