Ano Novo: Metas, dicas e planejamento para 2021

Para a maioria das pessoas, o início de um novo ano sempre traz novas perspectivas, anseios e objetivos. Sonhos renovados. Diante de novas possibilidades, é comum elaborarmos promessas sem tempo hábil ou ferramentas necessárias para cumpri-las. No entanto, é importante lembrar que não basta o calendário mudar, nós temos que ter um posicionamento diferente, seja em relações pessoais, profissionais ou nos estudos. Por isso, o nosso objetivo é te auxiliar a estabelecer metas e métodos voltados para sua aprovação a fim de que as suas expectativas para o próximo ano se tornem realidade! Não há fórmulas infalíveis, mas trouxemos algumas dicas que podem te ajudar no processo. Confira:

  1. Escreva detalhadamente os seus objetivos

O primeiro passo é colocar na ponta do lápis,  blocos adesivos, planners ou numa planilha todos os objetivos antecipadamente:

– “Em 2021, serei aprovado na Escola Naval…”
– “Em 2021, serei aprovada em Medicina na UFRJ”
– ou ainda “em 2021, eu serei um aluno muito dedicado”

Pode parecer bobagem, mas após externalizar e registrar esse objetivo, você passa a anseia-lo genuinamente e com mais garra. E mais: de preferência, coloque-o em um lugar de fácil acesso, onde poderá ler todos os dias. Assim você ganha consciência do tamanho do desafio que estará pela frente, mas também adquire força para realizá-lo. Feito isso, você terá um ponto de partida que guiará as suas escolhas, decisões e comportamentos durante o ano. É claro que haverá desafios pela frente, talvez algumas mudanças inesperadas no cenário mundial ou pessoal, mas é importante fixar esse propósito para não desanimar ou desviar por conta de qualquer imprevisto.

Com o pontapé inicial, agora é o momento de traçar o caminho até a conquista. Você deve se perguntar: o que preciso fazer para conquistar esse objetivo?

Certamente, muito dependerá das suas ferramentas. Cheque todas as informações e detalhes sobre o vestibular ou concurso que você deseja ser aprovado. Assista a vídeos, leia matérias, confira dicas de alunos aprovados e conheça as instituições. Se você já é nosso aluno, esse ponto fica mais fácil porque nossos pré-militares ou pré-vestibulares te darão todo apoio, materiais e conteúdos que irão facilitar o seu percurso. Porém é importante ter em mente que o seu foco e esforço serão definidores para a sua vitória.

  1. Combo ideal: hábitos saudáveis

Já falamos algumas vezes sobre a importância de ter hábitos saudáveis na hora de criar rotinas de estudos. Não basta estabelecer um ou dois dias de alimentação saudável antes da prova. Insira no seu planejamento para 2021: o “combo ideal” inclui uma rotina de exercícios físicos, boa alimentação, horários de estudo e horários de descanso. Embora essa seja uma dica muito corriqueira e muitas vezes “passe batida” pelos mais jovens, trata-se de um método útil para manter o corpo e mente saudáveis, com bom funcionamento e, portanto, trabalhando melhor. E, claro, sem exageros! É muito mais proveitoso ter um momento de estudo de qualidade do que quantitativo. Não adianta estar exausto e seguir estudando; o seu cérebro não absorverá as informações. Por isso, o planejamento de horários será o seu aliado nesse aspecto: dedique-se a estudar com foco e atenção, grifando e fazendo anotações.

  1. Métodos de estudos
    Existem diversos métodos de estudos que poderão se adequar melhor ao seu perfil e ao seu ritmo de estudos. Teste-os e veja se algum deles se adapta a você, exemplo:

 

O principal ponto para se ter em mente é que um novo ano é sempre cheio de desafios, mas é o momento para nos reiventarmos e irmos atrás, com foco e determinação naquilo que nos interessa e nos move. O sonho e a meta nos impulsionam. E queremos que você consiga conquistar todos os seus objetivos para o próximo ano, lembrando que estaremos sempre torcendo, apoiando e ajudando a construir o seu trajeto para a vitória!💙

Para quem deseja fazer parte do nosso time, comece o ano no caminho para o sucesso: inscreva-se no nosso Bolsão 2021!

Escrito por:
Monica Manhaes


Posts relacionados: