amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
O mês de outubro é marcado pela celebração do Dia das Crianças, e todo ano surgem dúvidas sobre qual seria o presente ideal. Independentemente da escolha, a melhor maneira de comemorar é deixar a imaginação dos pequenos fluir. Continue a leitura e descubra o impacto das brincadeiras no desenvolvimento do seu filho.
Piaget, um dos grandes nomes da Pedagogia mundial, dizia que a atividade de brincar é indispensável à prática educativa por ser um meio que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual. O lúdico passa a fazer parte dos processos de ensino e, de maneira espontânea, permite ao pequeno sonhar, fantasiar, realizar desejos e aprender a lidar com frustrações.
Por meio das brincadeiras, o seu filho poderá exercitar a criatividade, raciocínio lógico e a socialização com outras crianças e adultos. É o momento propício para desbravar os conhecimentos do mundo ao seu redor e formar sua autonomia.
Os brinquedos com regras tornam-se cruciais para o desenvolvimento de estratégias de tomada de decisões. Jogos como dominó, xadrez, baralho e até mesmo o quebra-cabeça possuem potencial pedagógico por exigirem do participante uma autoavaliação sobre suas ações.
Nossa dica é aproveitar a celebração do mês das crianças e chamar todos de casa para brincar! Separamos cinco atividades ideais para serem praticadas em grupo: são garantia de diversão e de muito aprendizado.
O embaralhamento das figuras e a at enção necessária para lembrar suas posições auxiliam o desenvolvimento do raciocínio lógico, noção espacial e, principalmente, memória fotográfica. Embora o raciocínio lógico se desenvolva mais a partir dos 5 ou 6 anos de idade, estimulá-lo durante as primeiras fases da infância trará mais benefícios a longo prazo.
Você pode tornar essa experiência ainda mais divertida e criar o seu próprio jogo da memória em família! Não sabe por onde começar? Confira o vídeo do Clubinho Carinhoso e se inspire.
O mais conhecido é o modelo em que duas imagens semelhantes são apresentadas, e o jogador precisa identificar as diferenças. Agora, a mania entre a criançada é tirar do papel e trazer para um cenário real.
A ideia é a seguinte: escolha um cômodo da casa ou um móvel cheio de enfeites. Quanto mais informações visuais, melhor. Os jogadores precisam observar o local escolhido por até 1 minuto ou um pouquinho mais, dependendo da idade da criança. Enquanto os jogadores aguardam em outro local da casa, uma outra pessoa entra em cena assumindo a missão de alterar sete objetos de lugar. Pode ser um desafio individual ou em grupo, vocês escolhem. O importante é trabalhar a capacidade de percepção e memória, além de se divertir!
A prática de contar histórias favorece o universo lúdico da criança e proporciona benefícios como a melhora da compreensão, o desenvolvimento da linguagem e a expressão gestual e oral dos pequenos.
Que tal potencializar o aprendizado e contar histórias por meio de um teatrinho de fantoches? Assim, a atividade fica mais dinâmica e divertida. Pode ser a adaptação de um livrinho infantil ou deixar seu filho criar o próprio enredo. Aproveite para criarem juntos o cenário e os bonecos, vale até usar meias customizadas!
As atividades lúdicas em família são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Lembre-se de que o foco não é o resultado da brincadeira ou se as regras foram seguidas de forma impecável. O mais importante é criar memórias e fortalecer os vínculos afetivos, imprescindíveis para que a criança tenha um desenvolvimento pleno e saudável.
As brincadeiras em família estreitam as relações, sendo uma oportunidade para aprenderem aspectos fundamentais para o crescimento, como o reconhecimento do outro, a noção de compartilhar e o respeito.
Aproveite o momento para conhecer mais sobre os gostos do seu filho. Também pode ser uma chance para você apresentar e reviver suas brincadeiras favoritas de infância. No fim das contas, o maior presente é o tempo que vocês irão aproveitar juntos.
Gostou do conteúdo? Para ler mais artigos que te ajudem a melhorar a relação com seu filho, acesse o blog Guia do Futuro 🙂
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.