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Competências da redação Enem: saiba como obter o total de pontos

No exame, cada competência corresponde a um conjunto de habilidades que os estudantes devem demonstrar possuir ao longo de suas produções.

 

A redação é uma das etapas mais desafiadoras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afinal, trata-se da única avaliação “aberta” do exame, que exige habilidades específicas dos candidatos. Para avaliar os textos com transparência e acurácia, o Enem se utiliza de uma série de critérios, divididos em competências. 

Atualmente, as competências cobradas na avaliação da redação do ENEM são as seguintes:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema.

Saiba mais sobre cada uma delas abaixo.

 

Competência 1

A Competência 1 avalia se o participante domina a modalidade escrita formal da língua portuguesa, exigida nos textos dissertativo-argumentativos. Portanto, para alcançar o total de pontos dessa habilidade, é necessário apresentar estrutura sintática excelente e até, no máximo, um desvio de estrutura sintática. 

Aqui, é fundamental ficar atento às regras de ortografia e de acentuação gráfica regidas pelo atual Acordo Ortográfico. A fluidez da leitura também é um ponto bastante importante e considerado pela banca.

Para evitar desvios, fique atento aos seguintes aspectos:

  • Convenções da escrita: acentuação, ortografia, separação silábica, uso do hífen e uso de letras maiúsculas e minúsculas.
  • Gramática: concordância verbal e nominal, flexão de nomes e verbos, pontuação, regência verbal e nominal, colocação pronominal, pontuação e paralelismo.
  • Escolha de registro: adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso de registro informal e/ou de marcas de oralidade.
  • Escolha vocabular: emprego de vocabulário preciso, com palavras usadas em seu sentido correto e apropriadas para o texto.

Em geral, os principais desvios desta competência estão relacionados a períodos incompletos, pontuação “quebrando” os períodos, ausência de predicado para o sujeito criado, falta de organização sintática e excesso, repetição ou ausência de palavras.

Já com relação às convenções da escrita e gramaticais, as principais dificuldades têm a ver com o uso das expressões “a”, “há” e “à” e de outros vocábulos, como os “porquês”, “senões”, entre outros. O uso da vírgula também costuma ser um desafio entre os estudantes.

Para evitar perder pontos nessa competência, treine bastante a escrita, redija seu texto com atenção e não deixe de revisar seu rascunho no dia da prova. Afinal, muitos erros dessa habilidade ocorrem apenas por distração.

 

Competência 2

Neste tópico, é avaliada pela banca a devida compreensão da proposta de redação, ou seja, do  tema que deve ser desenvolvido ao longo da dissertação. Para atender a essa competência, mais do que elaborar um texto de caráter expositivo, é importante assumir claramente um ponto de vista. 

Dois grandes erros que devem ser evitados nesta competência são o tangenciamento do tema e o desenvolvimento de um assunto distinto do determinado pela proposta. Levantamos algumas recomendações para que você atenda plenamente às expectativas da banca em relação à Competência 2:

  • Leia com atenção a proposta da redação e os textos motivadores para compreender bem o que está sendo solicitado.
  • Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores. Elas servem apenas para despertar uma reflexão sobre o tema.
  • Não copie trechos dos textos motivadores. A cópia é avaliada negativamente e fará com que seu texto tenha uma pontuação mais baixa.
  • Reflita sobre o tema proposto para definir qual será o foco da discussão, isto é, para decidir como abordá-lo, qual será o ponto de vista adotado e como defendê-lo.
  • Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo. Essas informações devem ser usadas para ajudá-lo a validar seu ponto de vista. Não utilize informações soltas.
  • Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco.

 

Competência 3

Esta competência está ligada à capacidade de compreensão do tema e à forma como o inscrito utiliza o seu próprio repertório sociocultural para abordá-lo. A preparação para este item parte da vivência e das experiências adquiridas ao longo da vida, que podem ser potencializadas por meio de exercícios de leitura, debates e outras estratégias. Nessa competência é esperado que o aluno organize o conhecimento que possui em defesa de um ponto de vista pessoal dentro do tema estipulado.

A nota zero é atribuída à prova de redação do candidato que apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema, sem que haja defesa do ponto de vista. O desempenho precário do inscrito é percebido quando há pouca relação dos dados apresentados com o tema e, ainda, opiniões incoerentes, que levam o autor a não defender um ponto de vista. 

Nesta competência é muito importante estar atento aos dois tipos de coerência do texto. A coerência externa diz respeito à relação do texto com seu contexto, isto é, com sua situacionalidade. No caso da dissertação do ENEM, o texto não pode apresentar informações imprecisas ou inventadas, sob o risco de perder sua coerência externa.

Já a coerência interna diz respeito à interrelação existente entre as partes do texto, sem ambiguidades ou contradições. Afinal, a redação deve ser confeccionada por períodos e parágrafos que se articulem, construindo um todo. 

Para obter nota total nessa competência, siga algumas dicas:

  • Não reproduza informações do senso comum, que não despertam nenhuma reflexão nova. Invista em problematizar o tema, não em reproduzir constatações.
  • Não se ancore em “achismos”. Uma argumentação consistente envolve a seleção, a organização e a interpretação de dados, fatos e informações que possam ser comprovados a partir de pesquisas, números e notícias e que mobilizem vozes de autoridades.
  • Evite generalizações. Leve em consideração diferentes realidades, culturas e sociedades e avalie os lados positivos e negativos do tema que está abordando.
  • Lembre-se de manter a coerência entre a tese apresentada em sua introdução e os argumentos trazidos ao longo do desenvolvimento.

 

Competência 4

A Competência 4 do Enem analisa a coesão textual das frases e dos parágrafos do texto. Ou seja, o avaliador verifica os recursos usados nas redações para unir os períodos e parágrafos e para retomar ideias evitando a repetição de palavras. 

Para ter um bom desempenho nesta competência, a dica é rever os conceitos de coesão recorrencial e coesão progressiva. A partir deles, você poderá identificar mecanismos e conectivos que te ajudarão a apresentar, retomar ou unir ideias e termos do seu texto. Uma segunda dica bastante importante é não utilizar expressões soltas, sem necessidade no contexto da sua redação.

 

Competência 5

É nesta competência que se verifica o posicionamento crítico do candidato, a sua argumentação a favor de um ponto de vista e a sua proposta de intervenção para o problema apresentado. Nesta competência, também é verificado o respeito aos direitos humanos, balizado por documentos como a Constituição brasileira, as Diretrizes para Educação em Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Carta da ONU e a Declaração de Durban. 

A proposta de intervenção avaliada nesta competência, deve trazer ações que busquem, mesmo que minimamente, enfrentar o problema apontado ao longo do texto ou intervir na situação de modo a modificá-la. Essa proposta deve ser detalhada, permitindo ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade. Alguns elementos são essenciais na proposta de intervenção: a ação interventiva em si, o agente, o modo/meio de execução dessa ação, seu efeito e um detalhamento. 

Separamos abaixo mais informações sobre os elementos que devem acompanhar a sua ação proposta:

  • Agente: trata-se do ator social sugerido para executar a ação interventiva que você propôs. Quem executará a proposta de intervenção?
  • Modo/meio: é a maneira e/ou aos recursos pelos quais a ação interventiva será realizada. Como ou por meio do que a proposta será executada?
  • Efeito: são os resultados pretendidos ou alcançados pela ação interventiva proposta. Para que será adotada essa proposta de intervenção?
  • Detalhamento: traz uma formulação mais concreta e mais elaborada da proposta de intervenção. Afinal, que outra informação sobre pelo menos um desses elementos pode ser acrescentada para enriquecê-los?

 

Embora, de fato, abarquem muitos detalhes, as competências da redação do Enem servem como uma bússola, que deve direcionar os caminhos que você deve percorrer durante a sua escrita. 

Não se esqueça: consuma diferentes tipos de conteúdo, treine bastante sua redação e revise seus textos. Assim, você estará cada dia mais próximo de alcançar a sua nota mil!

 

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Amanda Lira

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