amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} /* Inline styles */ h4.acss2f015{text-align:center;}span.acssf62a8{font-weight:400;}li.acssf62a8{font-weight:400;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
A redação é uma das etapas mais desafiadoras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afinal, trata-se da única avaliação “aberta” do exame, que exige habilidades específicas dos candidatos. Para avaliar os textos com transparência e acurácia, o Enem se utiliza de uma série de critérios, divididos em competências.
Atualmente, as competências cobradas na avaliação da redação do ENEM são as seguintes:
Saiba mais sobre cada uma delas abaixo.
Competência 1
A Competência 1 avalia se o participante domina a modalidade escrita formal da língua portuguesa, exigida nos textos dissertativo-argumentativos. Portanto, para alcançar o total de pontos dessa habilidade, é necessário apresentar estrutura sintática excelente e até, no máximo, um desvio de estrutura sintática.
Aqui, é fundamental ficar atento às regras de ortografia e de acentuação gráfica regidas pelo atual Acordo Ortográfico. A fluidez da leitura também é um ponto bastante importante e considerado pela banca.
Para evitar desvios, fique atento aos seguintes aspectos:
Em geral, os principais desvios desta competência estão relacionados a períodos incompletos, pontuação “quebrando” os períodos, ausência de predicado para o sujeito criado, falta de organização sintática e excesso, repetição ou ausência de palavras.
Já com relação às convenções da escrita e gramaticais, as principais dificuldades têm a ver com o uso das expressões “a”, “há” e “à” e de outros vocábulos, como os “porquês”, “senões”, entre outros. O uso da vírgula também costuma ser um desafio entre os estudantes.
Para evitar perder pontos nessa competência, treine bastante a escrita, redija seu texto com atenção e não deixe de revisar seu rascunho no dia da prova. Afinal, muitos erros dessa habilidade ocorrem apenas por distração.
Competência 2
Neste tópico, é avaliada pela banca a devida compreensão da proposta de redação, ou seja, do tema que deve ser desenvolvido ao longo da dissertação. Para atender a essa competência, mais do que elaborar um texto de caráter expositivo, é importante assumir claramente um ponto de vista.
Dois grandes erros que devem ser evitados nesta competência são o tangenciamento do tema e o desenvolvimento de um assunto distinto do determinado pela proposta. Levantamos algumas recomendações para que você atenda plenamente às expectativas da banca em relação à Competência 2:
Competência 3
Esta competência está ligada à capacidade de compreensão do tema e à forma como o inscrito utiliza o seu próprio repertório sociocultural para abordá-lo. A preparação para este item parte da vivência e das experiências adquiridas ao longo da vida, que podem ser potencializadas por meio de exercícios de leitura, debates e outras estratégias. Nessa competência é esperado que o aluno organize o conhecimento que possui em defesa de um ponto de vista pessoal dentro do tema estipulado.
A nota zero é atribuída à prova de redação do candidato que apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema, sem que haja defesa do ponto de vista. O desempenho precário do inscrito é percebido quando há pouca relação dos dados apresentados com o tema e, ainda, opiniões incoerentes, que levam o autor a não defender um ponto de vista.
Nesta competência é muito importante estar atento aos dois tipos de coerência do texto. A coerência externa diz respeito à relação do texto com seu contexto, isto é, com sua situacionalidade. No caso da dissertação do ENEM, o texto não pode apresentar informações imprecisas ou inventadas, sob o risco de perder sua coerência externa.
Já a coerência interna diz respeito à interrelação existente entre as partes do texto, sem ambiguidades ou contradições. Afinal, a redação deve ser confeccionada por períodos e parágrafos que se articulem, construindo um todo.
Para obter nota total nessa competência, siga algumas dicas:
Competência 4
A Competência 4 do Enem analisa a coesão textual das frases e dos parágrafos do texto. Ou seja, o avaliador verifica os recursos usados nas redações para unir os períodos e parágrafos e para retomar ideias evitando a repetição de palavras.
Para ter um bom desempenho nesta competência, a dica é rever os conceitos de coesão recorrencial e coesão progressiva. A partir deles, você poderá identificar mecanismos e conectivos que te ajudarão a apresentar, retomar ou unir ideias e termos do seu texto. Uma segunda dica bastante importante é não utilizar expressões soltas, sem necessidade no contexto da sua redação.
Competência 5
É nesta competência que se verifica o posicionamento crítico do candidato, a sua argumentação a favor de um ponto de vista e a sua proposta de intervenção para o problema apresentado. Nesta competência, também é verificado o respeito aos direitos humanos, balizado por documentos como a Constituição brasileira, as Diretrizes para Educação em Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Carta da ONU e a Declaração de Durban.
A proposta de intervenção avaliada nesta competência, deve trazer ações que busquem, mesmo que minimamente, enfrentar o problema apontado ao longo do texto ou intervir na situação de modo a modificá-la. Essa proposta deve ser detalhada, permitindo ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade. Alguns elementos são essenciais na proposta de intervenção: a ação interventiva em si, o agente, o modo/meio de execução dessa ação, seu efeito e um detalhamento.
Separamos abaixo mais informações sobre os elementos que devem acompanhar a sua ação proposta:
Embora, de fato, abarquem muitos detalhes, as competências da redação do Enem servem como uma bússola, que deve direcionar os caminhos que você deve percorrer durante a sua escrita.
Não se esqueça: consuma diferentes tipos de conteúdo, treine bastante sua redação e revise seus textos. Assim, você estará cada dia mais próximo de alcançar a sua nota mil!
Quer saber como o Elite pode te ajudar no Enem? Clique aqui e conheça o nosso Pré-Vestibular.
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.