amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Dicas

Experimentos químicos para fazer em casa

Quem disse que os pequenos não podem se interessar por química? Desde o clássico Mundo de Beakman até o atual Manual do Mundo, sempre tivemos em nossa vida exemplos de pessoas que utilizavam de experimentos químicos simples para ensinar um pouco mais sobre a área. Mais do que isso: para despertar o interesse por esse campo de estudo tão diverso e intrigante.

Pensando nisso, reunimos cinco experimentos químicos para fazer em casa em família, utilizando utensílios, em geral, comuns. Papais e mamães, ajudem os pequenos.

Mas antes de começarmos, vale uma sugestão: para que essa seja uma diversão em família, indicamos que os adultos, antes de iniciarem os experimentos químicos com as crianças, criem uma história para encaixá-los. O céu é o limite para a imaginação! Iremos ajudar vocês com uma sugestão de contexto no primeiro exemplo. Vamos lá:

O poder da água e sabão

Você vai precisar de:

  • Água
  • Orégano
  • Detergente
  • 2 pratos

Pegue um prato e encha-o com água e cerca de três pitadas de orégano por cima. Do lado, coloque o outro prato, mas com água e detergente. Peça para a criança botar a mão no primeiro prato. Ela ficará cheia de orégano. Depois de limpar a mão dela, peça para que bote no prato com sabão e depois no que está “infectado”. De forma quase que mágica, os pedaços de orégano fogem da mão ensaboada! Essa é uma forma lúdica de ensinar aos seus pequenos sobre a importância de sempre lavar as mãos!

 

Gotas dançantes

Você vai precisar de:

  • 1 copo
  • Água
  • Óleo vegetal
  • Corante de alimentos ou tinta guache

Nesse experimento, seu pequeno poderá acompanhar a transformação do corante em sua jornada! Encha um copo até a metade com água, depois coloque o óleo até a metade do espaço restante e deixe descansando por alguns minutos. Em seguida, pingue algumas gotas do corante no copo e veja a transformação: enquanto passa pelo óleo, o corante terá uma forma de bolha, mas quando chegar à água, ela irá estourar e formar fitas coloridas que dançam. Vocês verão como é lindo o efeito!

 

Pintando flores

Você vai precisar de:

  • Flores brancas (pode ser gérbera)
  • 1 recipiente (copo ou vaso)
  • Água
  • Corante alimentício

Sabia que é possível pintá-las sem passar tinta diretamente? É bem simples: corte a flor no caule e coloque-a no copo/vaso com água e corante da cor que quiser. Espere cerca de 12 horas e você verá o resultado: a flor ficará da cor do corante!

Curiosidade: sabia que muitas das flores naturais que compramos, na verdade, são tingidas por um processo parecido?

 

Bexigas que enchem sozinhas

Você vai precisar de:

  • Bolas de aniversário
  • Garrafa vazia (de 1 L ou 1,5 L)
  • Colher
  • Funil
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio

Será que as crianças conseguem encher as bolas de aniversário sem assoprar? Faça o desafio e depois mostre a nossa solução!

Encha ⅓ da garrafa com vinagre e coloque também de duas a três colheres de bicarbonato usando o funil. Depois, prenda uma das bolas na boca da garrafa e veja a mágica acontecer: ela começará a encher sozinha!

 

É líquido ou sólido?

Você vai precisar de:

  • Amido de milho
  • Água
  • Bacia
  • Corante alimentício (opcional)

Essa experiência é bem simples, mas também bastante impactante! Você só precisa misturar a água com o amido na bacia — aos poucos e bem devagar — na proporção de dois copos de água para um de amido. Caso queira colorir, basta colocar algumas gotas de corante. Com o tempo você perceberá que a mistura irá engrossar e ficar parecendo com uma areia movediça: se colocar a mão lentamente, a mistura será quase líquida e você chegará até o fundo da bacia. Por outro lado, se fizer movimentos bruscos para chegar até o fim, ela endurecerá e sua mão ficará presa! Mas não se desespere: se isso acontecer, é só remover sua mão lentamente.

Preparado para praticar esses experimentos químicos em casa? Temos certeza de que os pequenos ficarão impressionados e estimulados a fazer todos. Agora é só separar os ingredientes e juntar todo mundo. Boa diversão!

Louise Delia

Recent Posts

Novo material militar: uma parceria do Poliedro com o Elite

O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…

2 meses ago

CDAAP 2026: inscrições abertas!

Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…

3 meses ago

Programa de Apoio ao Aluno (PAA) 2026

_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…

5 meses ago

CDAAP 2025: inscrições abertas!

Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…

1 ano ago

Programa de Apoio ao Aluno (PAA) 2025

No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…

1 ano ago

Dia Internacional dos Museus

Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…

2 anos ago

This website uses cookies.