amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Dicas

Experimentos químicos para fazer em casa

Quem disse que os pequenos não podem se interessar por química? Desde o clássico Mundo de Beakman até o atual Manual do Mundo, sempre tivemos em nossa vida exemplos de pessoas que utilizavam de experimentos químicos simples para ensinar um pouco mais sobre a área. Mais do que isso: para despertar o interesse por esse campo de estudo tão diverso e intrigante.

Pensando nisso, reunimos cinco experimentos químicos para fazer em casa em família, utilizando utensílios, em geral, comuns. Papais e mamães, ajudem os pequenos.

Mas antes de começarmos, vale uma sugestão: para que essa seja uma diversão em família, indicamos que os adultos, antes de iniciarem os experimentos químicos com as crianças, criem uma história para encaixá-los. O céu é o limite para a imaginação! Iremos ajudar vocês com uma sugestão de contexto no primeiro exemplo. Vamos lá:

O poder da água e sabão

Você vai precisar de:

  • Água
  • Orégano
  • Detergente
  • 2 pratos

Pegue um prato e encha-o com água e cerca de três pitadas de orégano por cima. Do lado, coloque o outro prato, mas com água e detergente. Peça para a criança botar a mão no primeiro prato. Ela ficará cheia de orégano. Depois de limpar a mão dela, peça para que bote no prato com sabão e depois no que está “infectado”. De forma quase que mágica, os pedaços de orégano fogem da mão ensaboada! Essa é uma forma lúdica de ensinar aos seus pequenos sobre a importância de sempre lavar as mãos!

 

Gotas dançantes

Você vai precisar de:

  • 1 copo
  • Água
  • Óleo vegetal
  • Corante de alimentos ou tinta guache

Nesse experimento, seu pequeno poderá acompanhar a transformação do corante em sua jornada! Encha um copo até a metade com água, depois coloque o óleo até a metade do espaço restante e deixe descansando por alguns minutos. Em seguida, pingue algumas gotas do corante no copo e veja a transformação: enquanto passa pelo óleo, o corante terá uma forma de bolha, mas quando chegar à água, ela irá estourar e formar fitas coloridas que dançam. Vocês verão como é lindo o efeito!

 

Pintando flores

Você vai precisar de:

  • Flores brancas (pode ser gérbera)
  • 1 recipiente (copo ou vaso)
  • Água
  • Corante alimentício

Sabia que é possível pintá-las sem passar tinta diretamente? É bem simples: corte a flor no caule e coloque-a no copo/vaso com água e corante da cor que quiser. Espere cerca de 12 horas e você verá o resultado: a flor ficará da cor do corante!

Curiosidade: sabia que muitas das flores naturais que compramos, na verdade, são tingidas por um processo parecido?

 

Bexigas que enchem sozinhas

Você vai precisar de:

  • Bolas de aniversário
  • Garrafa vazia (de 1 L ou 1,5 L)
  • Colher
  • Funil
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio

Será que as crianças conseguem encher as bolas de aniversário sem assoprar? Faça o desafio e depois mostre a nossa solução!

Encha ⅓ da garrafa com vinagre e coloque também de duas a três colheres de bicarbonato usando o funil. Depois, prenda uma das bolas na boca da garrafa e veja a mágica acontecer: ela começará a encher sozinha!

 

É líquido ou sólido?

Você vai precisar de:

  • Amido de milho
  • Água
  • Bacia
  • Corante alimentício (opcional)

Essa experiência é bem simples, mas também bastante impactante! Você só precisa misturar a água com o amido na bacia — aos poucos e bem devagar — na proporção de dois copos de água para um de amido. Caso queira colorir, basta colocar algumas gotas de corante. Com o tempo você perceberá que a mistura irá engrossar e ficar parecendo com uma areia movediça: se colocar a mão lentamente, a mistura será quase líquida e você chegará até o fundo da bacia. Por outro lado, se fizer movimentos bruscos para chegar até o fim, ela endurecerá e sua mão ficará presa! Mas não se desespere: se isso acontecer, é só remover sua mão lentamente.

Preparado para praticar esses experimentos químicos em casa? Temos certeza de que os pequenos ficarão impressionados e estimulados a fazer todos. Agora é só separar os ingredientes e juntar todo mundo. Boa diversão!

Louise Delia

Recent Posts

Novo material militar: uma parceria do Poliedro com o Elite

O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…

2 dias ago

CDAAP 2026: inscrições abertas!

Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…

4 semanas ago

Programa de Apoio ao Aluno (PAA) 2026

No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…

3 meses ago

CDAAP 2025: inscrições abertas!

Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…

12 meses ago

Programa de Apoio ao Aluno (PAA) 2025

No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…

1 ano ago

Dia Internacional dos Museus

Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…

1 ano ago

This website uses cookies.