Experimentos químicos para fazer em casa

Quem disse que os pequenos não podem se interessar por química? Desde o clássico Mundo de Beakman até o atual Manual do Mundo, sempre tivemos em nossa vida exemplos de pessoas que utilizavam de experimentos químicos simples para ensinar um pouco mais sobre a área. Mais do que isso: para despertar o interesse por esse campo de estudo tão diverso e intrigante.

Pensando nisso e no atual momento de quarentena — com famílias convivendo quase 24 horas por dia — reunimos cinco experimentos químicos para fazer em casa em família, utilizando utensílios, em geral, comuns. Papais e mamães, ajudem os pequenos.

Mas antes de começarmos, vale uma sugestão: para que essa seja uma diversão em família, indicamos que os adultos, antes de iniciarem os experimentos químicos com as crianças, criem uma história para encaixá-los. O céu é o limite para a imaginação! Iremos ajudar vocês com uma sugestão de contexto no primeiro exemplo. Vamos lá:

Xô, Corona!

Você vai precisar de:

Pegue um prato e encha-o com água e cerca de três pitadas de orégano por cima. Do lado, coloque o outro prato, mas com água e detergente. Peça para a criança botar a mão no primeiro prato. Ela ficará cheia de orégano, que aqui podemos chamar de Coronavírus. Depois de limpar a mão dela, peça para que bote no prato com sabão e depois no que está “infectado”. De forma quase que mágica, os pedaços de orégano fogem da mão ensaboada! Essa é uma forma lúdica de ensinar aos seus pequenos sobre a importância de sempre lavar as mãos, principalmente neste momento em que estamos lutando contra a Covid-19!

 

Gotas dançantes

Você vai precisar de:

Nesse experimento, seu pequeno poderá acompanhar a transformação do corante em sua jornada! Encha um copo até a metade com água, depois coloque o óleo até a metade do espaço restante e deixe descansando por alguns minutos. Em seguida, pingue algumas gotas do corante no copo e veja a transformação: enquanto passa pelo óleo, o corante terá uma forma de bolha, mas quando chegar à água, ela irá estourar e formar fitas coloridas que dançam. Vocês verão como é lindo o efeito!

 

Pintando flores

Você vai precisar de:

Sabia que é possível pintá-las sem passar tinta diretamente? É bem simples: corte a flor no caule e coloque-a no copo/vaso com água e corante da cor que quiser. Espere cerca de 12 horas e você verá o resultado: a flor ficará da cor do corante!

Curiosidade: sabia que muitas das flores naturais que compramos, na verdade, são tingidas por um processo parecido?

 

Bexigas que enchem sozinhas

Você vai precisar de:

Será que as crianças conseguem encher as bolas de aniversário sem assoprar? Faça o desafio e depois mostre a nossa solução!

Encha ⅓ da garrafa com vinagre e coloque também de duas a três colheres de bicarbonato usando o funil. Depois, prenda uma das bolas na boca da garrafa e veja a mágica acontecer: ela começará a encher sozinha!

 

É líquido ou sólido?

Você vai precisar de:

Essa experiência é bem simples, mas também bastante impactante! Você só precisa misturar a água com o amido na bacia — aos poucos e bem devagar — na proporção de dois copos de água para um de amido. Caso queira colorir, basta colocar algumas gotas de corante. Com o tempo você perceberá que a mistura irá engrossar e ficar parecendo com uma areia movediça: se colocar a mão lentamente, a mistura será quase líquida e você chegará até o fundo da bacia. Por outro lado, se fizer movimentos bruscos para chegar até o fim, ela endurecerá e sua mão ficará presa! Mas não se desespere: se isso acontecer, é só remover sua mão lentamente.

Preparado para praticar esses experimentos químicos em casa? Temos certeza de que os pequenos ficarão impressionados e estimulados a fazer todos. Agora é só separar os ingredientes e juntar todo mundo. Boa diversão!

Escrito por:
Maria Clara Cabreira


Posts relacionados: