amp-web-push-widget button.amp-subscribe { display: inline-flex; align-items: center; border-radius: 5px; border: 0; box-sizing: border-box; margin: 0; padding: 10px 15px; cursor: pointer; outline: none; font-size: 15px; font-weight: 500; background: #4A90E2; margin-top: 7px; color: white; box-shadow: 0 1px 1px 0 rgba(0, 0, 0, 0.5); -webkit-tap-highlight-color: rgba(0, 0, 0, 0); } .wp-block-jetpack-rating-star span:not([aria-hidden="true"]) { display: none; } .amp-logo amp-img{width:107px} .amp-menu input{display:none;}.amp-menu li.menu-item-has-children ul{display:none;}.amp-menu li{position:relative;display:block;}.amp-menu > li a{display:block;} /* Inline styles */ span.acssf62a8{font-weight:400;} .icon-widgets:before {content: "\e1bd";}.icon-search:before {content: "\e8b6";}.icon-shopping-cart:after {content: "\e8cc";}
Pode parecer contraditório, mas ouvir música enquanto estuda pode melhorar o seu desempenho nos estudos. Uma pesquisa britânica revelou que alunos que escutaram música clássica tiveram rendimento 12% maior na prova de matemática do que os que não ouviram. Isso porque esse estilo de canção é capaz de aumentar a percepção e a capacidade de memória do estudante.
Outra questão importante é que nem sempre conseguimos um local calmo e tranquilo. Na maioria das vezes, a rotina agitada nos faz ter que estudar em ambientes com muitos ruídos. Dessa maneira, a música pode ajudar a reduzir a distração com barulhos externos.
Para cada tipo de atividade, são indicados estilos musicais diferentes. As músicas clássicas, por exemplo, nos ajudam a estudar por mais tempo e a assimilar os conteúdos. Isso acontece porque esse tipo de canção induz a um estado de relaxamento específico, em que a mente está calma, mas ainda se mantém alerta. Além disso, estimula a imaginação e a concentração.
No momento de estudar ciências, línguas e humanidades, você pode optar por canções pop, pois o lado esquerdo do cérebro que processa informações factuais e as resoluções de problemas é ativado. São músicas que conduzem o cérebro ao pensamento lógico.
Já para as disciplinas que demandam mais criatividade, como arte e teatro, além das músicas pop, vale apostar no bom e velho rock’n’roll. Por fim, sons da natureza e canções instrumentais são boas pedidas para qualquer rotina de estudos.
Agora que você já sabe o que deve ouvir enquanto estuda, é importante saber também em que precisa se atentar para que a música não atrapalhe. Primeiramente, é importante tomar cuidado com o volume. Não é preciso ser expert para saber que sons altos prejudicam a audição.
Além disso, evite escutar rádio, pois a mistura de estilos e as propagandas podem te desconcentrar. Outra dica é evitar as suas canções preferidas e que dão vontade de dançar e cantar. Já pensou estar no meio de uma resolução de um problema e de repente não resistir à tentação de cantarolar? Perde todo o fio do raciocínio.
Como você pode ver, para montar a playlist ideal de músicas para ouvir enquanto estuda é preciso prestar atenção no estilo musical. Além do mais, evitar o que pode servir como distração. Assim é possível ter uma rotina de estudos mais dinâmica e efetiva.
Você gosta de escutar música enquanto estuda? Então clique aqui e confira as playlists exclusivas do Elite no Spotify!
O Elite tem uma grande novidade para quem sonha em conquistar uma vaga nos principais…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
_____ Atualização (29 de setembro de 2025): a lista de classificados do Programa de Apoio…
Já pensou em ter um ambiente adequado para estudar, com salas climatizadas, baias individuais, auxílio…
No Elite, reconhecemos que toda vitória tem uma história e que grandes conquistas são alcançadas…
Sabia que quando levamos as crianças e os jovens a museus, contribuímos para que eles…
This website uses cookies.