Novos hábitos que devem ser mantidos pós-Covid-19

 

Você consegue imaginar como será o mundo pós-pandemia? Nesses meses de quarentena, já inserimos novos hábitos em nossa rotina, deixamos de lado outros e tivemos que nos adaptar. Não foi/é uma transição fácil, mas somos seres altamente adaptáveis e que sempre encontram uma saída para os problemas.

Temos pensado, refletido e estudado muito sobre a melhor forma de voltarmos às nossas aulas presenciais. Não pensamos em datas, mas sim em segurança: é nossa prioridade máxima, seja com nossos alunos, professores, funcionários ou pais. E no meio disso tudo, impossível não elucubrar sobre os impactos sociais e culturais que o vírus pode ter em nossa sociedade. Em um exercício quase de futurismo, separamos alguns hábitos que devem ser mantidos pós-pandemia.

 

Exercícios em casa

Com as academias e muitos espaços públicos fechados, as pessoas se adaptaram e levaram a rotina de exercícios para dentro de casa. São muitas horas dentro de um mesmo local e a necessidade cada vez maior de extravasar essa energia retida. Um exemplo prático: segundo dados de um grande site de vendas, a procura por alguns itens para exercício em casa aumentou em até 2.500%. E é possível encontrar com facilidade perfis e canais na internet que oferecem, até de forma gratuita, exercícios que não necessitam de muita aparelhagem.

 

Higienização frequente

Tomamos nosso banho, escovamos os dentes, lavamos as roupas, todo tipo de higiene que já faz parte de nossa rotina. Mas a pandemia nos ensinou sobre a importância de lavarmos as mãos para evitar o contágio, hábito esse que será ainda mais comum e necessário. Além disso, aprendemos que todas as sacolas e compras vindas da rua precisam ser lavadas ou receber um pano com álcool 70º. Coisas simples que muitos já faziam, mas agora com intensidade e frequência maiores.

 

Valorização da saúde mental

O confinamento da quarentena nos trouxe muitas descobertas. Dentre elas, uma se destaca: a importância de se valorizar a saúde mental. Há algumas formas de mantê-la em dia, inclusive já falamos sobre isso por aqui. São muitas demandas, muitas novidades, muitas incertezas e sobrecarga de responsabilidades sobre as nossas emoções. Uma mente fortalecida é primordial para o seu sucesso, seja lá qual seja seu objetivo.

 

Novos hobbies

Muito mais do que algo para passar o tempo na quarentena, os hobbies são importantes para preencher nossa existência. Somos múltiplos, com muitas qualidades apenas esperando serem descobertas. E a tendência é que esse movimento seja cada vez mais comum. Um médico que faz crochê? Uma engenheira que toca bateria? Se permita!

 

Fortalecimento de laços

Uma das partes mais difíceis dessa quarentena: não poder estar perto de quem amamos/estimamos. As videochamadas ou as mensagens no WhatsApp ajudam a acalmar um pouco a saudade, mas nada substitui a presença física das pessoas. Provavelmente tomaremos essa necessidade de ausência da quarentena como um reforço da necessidade de presença depois dela. Aproveitando o ensejo, não vemos a hora de reencontrá-los! <3

A sociedade, a vida como conhecemos, mudou. Os hábitos, as rotinas, as relações serão outras. E nós estamos, mais do que nunca, preparados para novas histórias, novas vitórias. Vamos juntos?

Escrito por:
Ursula Laino


Posts relacionados: