Dia da Mulher: conheça a ativista ambiental Isatou Ceesay

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, comemorações ao redor do mundo celebram as conquistas políticas e socioeconômicas das mulheres ao longo das décadas.

A data surgiu após diferentes episódios que exigiam melhores salários, direito ao voto e à educação, e que marcaram os movimentos das trabalhadoras nos Estados Unidos e na Europa a partir do século XIX. 

Além do caráter festivo, o dia, oficializado pela ONU, é uma forma de conscientização, que visa evitar as desigualdades de gênero em todas as áreas da sociedade, relembrando que todos podem fazer parte do ambiente que desejarem.

Com o objetivo de continuar inspirando nossos alunos, neste ano, aproveitamos a data especial para destacar um grande nome: Isatou Ceesay, uma ativista ambiental conhecida por criar o projeto de reciclagem “One Plastic Bag”.

A ambientalista e seus projetos estão sendo trabalhados dentro de sala, bem como atividades paralelas que falam sobre respeito, igualdade e justiça, apresentando mulheres que ocuparam e ocupam diferentes espaços.

Segundo a nossa supervisora da Educação Infantil, Mariana Lacombe,  “mais do que presentear com flores, precisamos inspirar nossos alunos, trabalhando a luta feminina ao longo dos anos”.

E quem é Isatou Ceesay?

Conhecida como a “Rainha da Reciclagem na Gâmbia” e ganhadora de diversos prêmios, Isatou é uma referência de liderança no que se refere à equidade social e à luta contra a destruição dos recursos naturais.

Isso porque, desde 1997, ela dirige uma associação para catadores de materiais plásticos que cresceu e ganhou destaque mundialmente. 

O projeto, conhecido como One Plastic Bag, recicla resíduos plásticos dos lixões e depósitos para serem transformados em bolsas, tapetes e acessórios, gerando renda e trabalho para mulheres em todo o país.

Por meio da venda dos materiais, as trabalhadoras começaram a sustentar suas famílias, pagar educação para os filhos, e iniciaram uma horta comunitária para financiar a escola dos órfãos de seus bairros. 

Na Gâmbia, um dos menores países da África, mais de 70% da população não têm acesso à educação, então, um projeto como esse, que impacta aproximadamente 11 mil pessoas, representa uma chance real de mudança de vida. 

“Eu acho que quando você abusa do seu ambiente, você abusa de si mesmo.” (Isatou Ceesay)

Segundo Isatou, desde pequena ela via pessoas jogando dejetos em rios ou locais abandonados, e essa foi uma das partes mais difíceis do seu trabalho: mudar a visão das pessoas sobre o lixo. 

Hoje, as peças criadas pelo One Plastic Bag são referências para diversos designers, e seu modelo de sustentabilidade passou a ser reconhecido e replicado em diversos países.

O ativismo ambiental de Ceesay caminha lado a lado da justiça social, auxiliando mulheres a atingirem independência financeira e reduzindo o impacto ambiental.

O que aprendemos com ela?

Além de ser um exemplo de persistência e coragem, Isatou reafirma a importância de nos atentarmos para as questões socioambientais e incentiva novos olhares para situações cotidianas que nos rodeiam.

Acreditamos que é a partir do reconhecimento dessa figura tão importante que “aguçaremos em nosso educando novos olhares, tornando-o protagonista da sua própria vida, tendo um papel central e ativo em seu processo de aprendizagem. Dessa forma seguindo também o que a BNCC propõe, que é a construção dos processos educativos voltados para desenvolvimento dos alunos, sendo capazes de lidar com os problemas da sociedade contemporânea”, completa Mariana Lacombe.

➤Ainda não faz parte da família Elite? Ainda dá tempo de se matricular no Bolsão 2022! 

Escrito por:
Larissa Florentino


Posts relacionados: