Dicas para estimular a autoestima infantil

Você sabia que a autoestima é um fator determinante no desenvolvimento da criança e no adulto que ela se tornará? Crianças com boa autoestima tendem a ser mais confiantes e ter mais interesse em aprender coisas novas.

Isso porque a autoestima influencia diretamente na forma como o indivíduo se enxerga no mundo e na forma com que ele se relaciona com as pessoas ao seu redor. Durante a infância, os problemas de autoestima podem gerar traumas significativos, como isolamento, introspecção e, até mesmo, queda na performance escolar. Se a criança se retrai por medo ou receio, ela perderá a oportunidade de aprender novas habilidades e de fazer novos amigos.

A família tem um importante papel nesse processo: a autoestima infantil deve ser estimulada dentro de casa, desde os primeiros anos da idade, junto com habilidades e características essenciais, como coragem, empatia e autonomia.

Quando incentivada da maneira correta, a criança se sente mais segura para lidar com contratempos, pressão dos colegas e outros desafios ao longo da vida. Ela também começa a se amar e pode influenciar positivamente as outras crianças do seu convívio.

Para auxiliar pais e responsáveis nessa jornada, trouxemos algumas dicas para promover a autoestima infantil e contribuir no desenvolvimento da criança. Confira!

 

1) Evite rótulos e comparações

Cada indivíduo é único, com habilidades, emoções e características únicas. Por isso, nenhum processo de aprendizado é igual. É fundamental saber respeitar e não comparar a criança com outro coleguinha que já esteja em outra fase de aprendizado. 

O melhor a se fazer é ajudá-la e evitar cobrar mais do que a criança pode entregar.

Outro ponto importante é evitar rotular a criança, principalmente na frente de outras pessoas. Adjetivos relacionados às características físicas podem ter um forte impacto na autoestima dos alunos. 

Quando constantemente comparada a outras crianças, ela poderá criar sentimentos de incapacidade, insegurança ou rivalidade. 

 

2) Elogie as conquistas e avanços

No desenvolvimento infantil, cada passo conquistado é uma vitória: as primeiras palavras, a alfabetização, a escrita, as continhas de matemática. Todo passo deve ser elogiado e valorizado para que a criança se sinta orgulhosa de si mesma e do seu esforço.

Além disso, dentro de casa, atividades simples como arrumar a cama e guardar os brinquedos são muito importantes. Isso desenvolverá um senso de responsabilidade pessoal na criança, fazendo com que ela se sinta útil e capaz.

 

3) Incentive a autonomia

Sabemos que crianças exigem muito cuidado, mas a superproteção deve ser um ponto de atenção para os pais. A sugestão é não exagerar em decisões e momentos em que a criança poderia trabalhar a sua independência, pois isso terá impacto no futuro, onde ela terá que lidar com desafios e conflitos desagradáveis. 

Na prática, atitudes simples podem ser tomadas: respeitando a faixa etária do seu filho, é importante deixá-lo tomar algumas decisões pequenas, como a roupa ou tênis que vão usar. Ou, ainda, tire um dia da semana para perguntar o que ele gostaria de comer e faça a refeição para toda a família.

Com a sua opinião sendo acolhida e respeitada, a  criança terá mais facilidade para tomar decisões e se sentir seguro com elas.

 

Educação Infantil no Elite

No Elite, todo o ensino infantil é focado em desenvolver de forma completa os pequenos. São garantidas atividades em que os alunos consigam brincar, conviver, explorar, expressar e se conhecer.

A partir de experiências divertidas, os alunos conquistam mais autonomia, passam a conhecer a si e perceber o próximo, além de explorar o mundo que os cerca, gerando atitudes de autoconfiança, cooperação, solidariedade e responsabilidade.

 

👉Quer receber mais dicas para o seu filho, mas ainda não faz parte da família Elite? Consulte a unidade mais próxima de você e faça a pré-inscrição no Bolsão 2023!

 

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: