A importância do folclore para a construção da cultura popular brasileira
O folclore brasileiro é muito mais do que apenas lendas e mitos, é uma peça fundamental para a construção da cultura popular brasileira.
Afinal, quem nunca ouviu falar sobre um menino que usa um short e um capuz vermelho, fuma um cachimbo e pula com uma perna só? Ou sobre uma sereia que vive nas águas doces do rio Amazonas, é dona de uma beleza encantadora e possui uma voz que atrai os homens até as profundezas?
A origem do termo folclore
No ano de 1845, um arqueólogo chamado Ambrose Merton, mais conhecido pelo pseudônimo Willian John Thoms, escreveu uma carta em que utilizou, pela primeira vez, o termo de origem inglesa: folklore.
No mesmo ano, o termo, que é resultado da junção das palavras folk, que significa povo, e lore, que significa conhecimento, foi levado ao conhecimento geral quando publicado pela revista londrina “The Atheneum”.
A história do folclore
Ao final do século XVIII, alguns estudiosos, que hoje são considerados os pioneiros dos estudos sobre o folclore, como Johann Gottfried von Herder e os irmãos Grimm, descobriram, com base em pesquisas, que a cultura popular era oposta à cultura erudita, cultivada pelas elites e instituições oficiais.
Foi então que o termo folclore passou a nomear o conjunto de costumes, superstições e tradições das classes populares. Contudo, na medida em que os estudos sobre o folclore foram conquistando maior relevância, “o termo passou a designar toda a cultura nascida principalmente nas classes populares, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.”
A história do folclore no Brasil
No ano de 1878, por meio da fundação da Folklore Society, primeira associação criada para o estudo do folclore, este tema começou a ser debatido em diversos países, inclusive no Brasil. Alguns estudiosos brasileiros, influenciados pela cultura popular que se espalhava na Europa e nos Estados Unidos, começaram a pesquisar e a publicar estudos sobre as manifestações folclóricas nativas.
A partir do resultado dessas pesquisas, foi criado, no Brasil, o folclorismo, disciplina dedicada aos estudos sobre o folclore. Conforme o interesse pelas manifestações folclóricas nativas foram aumentando, Dom Pedro II, com o objetivo de contribuir para a afirmação do Brasil entre as nações civilizadas, impulsionou a construção de um corpo de símbolos nacionalistas.
A importância do folclore para a construção da cultura popular brasileira
Ao longo dos anos, o Brasil passou por diversos momentos em que o termo folclore foi ressignificado. Entretanto, apesar das inúmeras mudanças e também da constante modernização, a lista do que é folclore não se limita a lendas e mitos.
“O folclore é, digamos, o cenário, o enredo geral e o acervo de apetrechos materiais e imateriais dos quais dependem os atores humanos para desempenhar o seu papel vital.
Os elementos criados pelos próprios atores não só estruturam e articulam a sua vida como também a definem, justificam e até pré-determinam, pois muitos desses elementos foram herdados de seus ancestrais, com raízes cuja origem se perde no tempo e transcende as fronteiras geográficas.
Da combinação perene, viva e ininterrupta, dos cenários e enredos e das maneiras como eles interagem, se manifestam, se reproduzem e evoluem, surge a cultura desse povo, com todas as suas variantes regionais e locais, um mosaico multifacetado de expressões, modos de ser e de entender e interagir com o mundo.”
Escrito por:
Amanda Lira