Prouni: você sabe como funciona?
Você já ouviu falar sobre o Prouni? Sabia que, por meio desse programa, é possível concorrer a bolsas em faculdades particulares?
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. Em 2022, as inscrições para a iniciativa permanecerão abertas de 22 a 25 de fevereiro.
Separamos abaixo as informações mais importantes sobre o processo. Confira a seguir!
Como funciona o Prouni?
Para se candidatar a uma bolsa de estudo, o estudante deverá ter feito a última edição da prova do Enem e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, deverá ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos.
Enquanto as inscrições estiverem abertas, o estudante interessado pode entrar no sistema quantas vezes quiser para consultar as notas de corte e modificar suas opções de curso. A nota de corte é a nota mínima exigida para se conseguir uma vaga do Prouni em determinado curso, turno, faculdade e modalidade de concorrência.
Quando o prazo das inscrições é encerrado, o sistema do Prouni faz o cálculo e seleciona os candidatos com as melhores notas no Enem que estavam concorrendo a uma mesma vaga. O resultado sai em poucos dias.
O candidato selecionado pelo Prouni tem alguns dias para fazer sua matrícula na faculdade, levando toda a documentação necessária. Se não fizer a matrícula, perde a vaga.
São pelo menos duas chamadas, e, caso as vagas não sejam preenchidas totalmente, o Prouni abre um processo de “Bolsas Remanescentes”. Dessa forma, se não passar na primeira ou segunda chamada, o candidato ainda pode ter uma chance de conseguir a bolsa.
O aluno beneficiado por uma bolsa integral do Prouni não precisa pagar a faculdade. Já aqueles que recebem bolsas parciais precisam pagar metade das mensalidades para continuar a receber o benefício, que vale durante todo o período do curso escolhido.
Critérios
Para participar do Prouni, é necessário cumprir alguns critérios:
- Para a bolsa integral (100%), é preciso ter, no máximo, um salário mínimo e meio de renda familiar mensal por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), o candidato não pode ter mais que três salários mínimos de renda familiar mensal.
- O estudante deve ter participado da edição mais recente do Enem e ter obtido a média de, pelo menos, 450 pontos nas provas objetivas, além de não ter zerado a redação.
- A instituição de ensino superior escolhida deve ser vinculada ao programa.
Além desses critérios, o candidato deve se encaixar em um destes perfis de escolaridade:
- Perfil 1: ensino médio completo em escola da rede pública;
- Perfil 2: ensino médio completo em escola da rede particular com bolsa de 100%;
- Perfil 3: parte do ensino médio em escola da rede pública, parte em escola da rede particular com bolsa de 100%;
- Perfil 4: portador de necessidades especiais; ou
- Perfil 5: professor contratado de escola da rede pública. Nesse caso, é possível concorrer apenas a vagas em cursos de licenciatura, e o critério de renda não é levado em conta.
Inscrição
A inscrição para o Prouni é on-line, gratuita e é aberta duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo. Para fazer parte do processo, basta acessar o site do Prouni no período de inscrições e cadastrar os dados pedidos pelo sistema, como CPF, data de nascimento, número de inscrição e senha da última edição do Enem.
Após fazer isso, é necessário escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno, de acordo com as bolsas disponíveis. As notas de corte de cada curso são calculadas a partir do segundo dia de inscrição, e, durante esse período, o candidato poderá monitorar sua colocação e, assim como no Sisu, alterar suas opções de curso.
No fim do prazo, será levada em conta apenas a última escolha feita, e os estudantes serão classificados de acordo com as suas notas no Enem. Caso seja pré-selecionado, o próximo passo é ir até a instituição de ensino na qual foi aprovado para confirmar as informações de inscrição.
Além disso, a universidade pode ter uma etapa de processo seletivo próprio, por isso, é necessário comparecer para confirmar a participação. Isso deve ser feito nas datas determinadas pelo MEC, dentro dos prazos.
A partir de então, é de responsabilidade da instituição de ensino registrar a aprovação ou reprovação do candidato no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) e emitir os Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação.
É importante conferir, com bastante atenção, as informações disponíveis no site do Prouni. Alguns cursos exigem requisitos extras para a matrícula. Todas as informações dadas no momento da inscrição precisarão ser comprovadas para que o estudante tenha direito à bolsa.
Então, é importante estudar, se preparar, cumprir os critérios e ficar atentos aos prazos!
Escrito por:
Amanda Lira