8 jeitos de ser genial

É fato que existem, sim, determinadas aptidões mais valorizadas (e até mais úteis) no meio científico-acadêmico ortodoxo. Contudo, ao longo dos anos, Howard Gardner, que ficou conhecido como o “pai das inteligências múltiplas”, defende que há oito maneiras diferentes de ser um gênio. A seguir, vamos explicar um pouquinho o que cada uma delas significa na prática e, claro, vamos te contar quem são os geniais que se enquadram em cada tipo.

 

LÓGICO-MATEMÁTICA

É a habilidade para desenvolver equações e resolver problemas abstratos. Essa inteligência é uma das consideradas como “inteligência tradicional”. Ela é típica de quem é habilidoso com contas, lógica e estratégia.

 

LINGUÍSTICA

Aqueles que possuem essa inteligência conseguem analisar informações e desenvolver discursos e livros com muita naturalidade. É bastante apreciada na escola, já que a maioria das provas e exercícios é por escrito.

 

MUSICAL

Talvez a mais complexa das inteligências, quem a possui é capaz de produzir, recordar e estabelecer sentido em diferentes padrões de som. A inteligência musical se manifesta ao ouvir, cantar, compor e tocar instrumentos.

 

NATURALÍSTICA

Típica daqueles que têm uma forte ligação com a natureza e uma habilidade incomum para identificar e distinguir animais, plantas, formações climáticas e outros elementos do mundo natural. 

 

CORPORAL-CINESTÉSICA

É a capacidade de usar os movimentos do próprio corpo para alcançar um objetivo, seja ele fazer um gol, ganhar os 100 m rasos nas Olimpíadas ou, ainda, ganhar o Oscar de melhor ator/atriz. É a mais requisitada, por exemplo, em atletas, bailarinos e artistas.

 

ESPACIAL

Por exemplo: se você nunca teve problemas em achar o carro no estacionamento, é bem provável que você tenha sua inteligência espacial muito bem desenvolvida. Os mestres dessa inteligência têm uma habilidade extra para reconhecer o espaço e pensar em termos de cores, formas e medidas.

 

INTERPESSOAL

Sabe aquele seu amigo que parece ser formado em psicologia? Que escuta seus problemas e sempre tem uma palavra de consolo? Bom, esse amigo é bem desenvolvido nesse tipo de inteligência: reconhecer e trabalhar os desejos e humores dos outros é sua especialidade.

 

INTRAPESSOAL

É o inverso da interpessoal. São as pessoas com grande grau de autonomia, capazes de reconhecer suas próprias intenções, motivações e opiniões. Isso tende a colocá-las em um posição privilegiada para refletir sobre a condição humana, seja por meio da filosofia, seja por meio de uma literatura romântica.

 

E aí, descobriu a sua? A verdade é que existem muitos jeitos de ser genial, mas um jeito só de ser você mesmo! Por isso, se você ainda não conhece a sua inteligência secreta, é hora de identificar e encorajar o seu desenvolvimento integral.

 

Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/quais-sao-os-oito-tipos-de-inteligencia/

Escrito por:
Louise Delia


Posts relacionados: