Dicas para férias escolares mais divertidas
As tão sonhadas férias chegaram, e os pequenos estão superanimados para se divertirem ao máximo, não é? Sabemos que nem sempre as férias significam descanso para quem tem criança pequena em casa. Além de, em muitos casos, as férias dos pais não coincidirem com as dos filhos.
Aí surge a dúvida: o que fazer para garantir a diversão das crianças? Chegou a hora de a família soltar a criatividade e se virar nos trinta para entrar no clima da criançada que está cheia de energia.
Para não deixá-las o dia inteiro em frente aos aparelhos eletrônicos, e incentivar atividades divertidas e colaborativas fora do mundo virtual, vamos te ajudar! Confira algumas dicas de brincadeiras para você fazer com as crianças.
- Colocar a mão na massa na cozinha
Além de aprimorar uma nova habilidade, cozinhar também está relacionado aos aprendizados da vida! Ao cozinhar, a criança também pode entender detalhes sobre alimentos, como a origem e, principalmente, o porquê de não desperdiçá-los.
Para iniciar o desenvolvimento culinário dos pequenos, você pode começar por bolos, biscoitinhos, sanduíches, pizzas e salada de frutas! Aproveite também para ensinar os cuidados com objetos cortantes e o manuseio supervisionado do fogão.
- Acampamento dentro de casa
Que tal fazer uma noite do pijama e transformar a sala em um acampamento? Colchões e lençóis são uma ótima maneira para construir uma cabaninha e brincar com as crianças dentro de casa.
Para deixar a noite muito mais animada, desligue as luzes e use apenas lanternas! Esse momento pede por uma boa contação de história, então capriche na atuação e na escolha de um bom livro.
- Conhecer um ponto turístico da sua cidade
Já percebeu que, muitas vezes, quem mora fora da nossa cidade conhece melhor do que nós mesmos os pontos turísticos de onde vivemos? Levar as crianças para conhecer esses lugares pode ser uma ótima pedida para dias ensolarados.
Uma biblioteca pública, por exemplo, reúne diversos acervos e referências culturais. Além de conter obras interessantes, também é cheia de livros dos mais renomados autores, além de tantas outras obras raras e divertidas. Com certeza será um passeio muito interessante e enriquecedor. Afinal, o hábito da leitura deve ser incentivado sempre, inclusive nas férias.
- Jogos de tabuleiro
Explore essas brincadeiras para fortalecer os laços familiares! Os desafios dos jogos de tabuleiro são excelentes para o raciocínio lógico e ampliam o senso de competitividade saudável, sem contar a gostosa sensação de nostalgia que causa nos pais. É a chance de apresentar seus jogos favoritos e dar a oportunidade de o seu filho conhecer um pouco mais sobre seus gostos de infância. Chame todo mundo, montem os times e divirtam-se!
- Criar um diário de férias
Todas essas atividades podem ser anotadas num diário! Assim, a criança pode escrever como está sendo o período de descanso. O intuito desse tópico é fazer com que ela se lembre como foi legal esse período, com bastante diversão, amor e carinho da família.
As atividades devem ser atrativas para a criança, portanto converse antes com seu filho, faça as escolhas de acordo com o interesse dele e com o tempo da família.
Apesar de ser um período de relaxamento, a rotina básica, como o horário das refeições, de tomar banho, de dormir, e as tarefas de casa devem ser preservadas. Caso a criança mude o horário de dormir, por exemplo, terá dificuldade em retomar o hábito que tinha durante as aulas.
Férias bem aproveitadas são aquelas que proporcionam descanso, ótimas recordações, melhoram a autoestima e recarregam as energias para voltar às aulas.
A colônia de férias também é uma ótima opção para os responsáveis que precisam trabalhar e, em paralelo, querem proporcionar momentos de diversão e evolução aos pequenos. As colônias contemplam o incentivo de atividades físicas por meio do esporte em grupo, trabalham a socialização, o refinamento de habilidades criativas, e estimulam hábitos saudáveis na alimentação e na higiene. O Elite oferece colônia de férias também para o público externo. Procure a secretaria da unidade de seu interesse para saber mais.
Gostou das dicas? Então, não deixe de colocá-las em prática! as crianças vão adorar todas elas, temos certeza!
Escrito por:
Louise Delia